19/10/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Leituras
- Utilização do laboratório de informática.
AULA 1
ATIVIDADE
a- No dia anterior a essa aula, o professor deverá pedir que cada aluno traga de sua casa uma fotografia de alguém de sua família.
b- No início da aula, o professor pedirá aos alunos que se assentem em grupo de cinco alunos. Em seguida, pedirá que, sem deixar os colegas verem a foto, façam a descrição da pessoa fotografada. Quando os grupos terminarem essa atividade o professor poderá perguntar: em algum grupo houve alguém que não foi fiel na descrição? Possivelmente alguém dirá que um coleguinha trouxe a foto de alguém feio e ele disse que era bonito, era magro e ele disse outra coisa.
c- O professor se aproveitará para introduzir o conceito de descrição objetiva e descrição subjetiva.
d- O professor pedirá que os alunos tragam no caderno na próxima aula uma receita culinária.
AULA 2
ATIVIDADE 1
O professor levará os alunos ao laboratório de informática para lerem os textos disponíveis nos sites:
http://caminhodaleitura.blogspot.com/2009/06/o-escritor-e-voce-discurso-direto-e.html
( segunda parte)
http://www.bolivarporto.com/downloads/redacao/descricao.doc
Ao voltarem para a sala-de-aula, o professor promoverá a discussão dos textos.
ATIVIDADE 2
O professor convidará os alunos para, com base nos textos que leram, fazerem coletivamente um texto usando descrição subjetiva. O texto poderá seguir o seguinte padrão:
O professor deverá imprimir a figura abaixo para a turma ou acessá-las no Laboratório de Informática no site
http://www.blogdicas.com.br/sites-que-fornecem-imagens-de-bebes/
para que façam a atividade.
Texto que poderão ser elaboradas com base no roteiro acima.
Em seguida, o professor propõe uma descrição objetiva da mesma figura.
Descrição objetiva
substantivos concretos
linguagem denotativa
linguagem com função referencial
Perspectiva técnica, científica, geométrica, anatômica
visão fria, isenta e imparcial
Captação exata
Frases curtas, ordem direta
Texto que poderá ser elaborado pela turma:
Meu irmão se chama Lucas. Ele tem seis meses. É gordinho, tem os olhos escuros, cabelos ralos. Gosta muito de comer feijão e faz muita sujeira.
Importante: O professor poderá chamar a atenção dos alunos para algumas situações como em uma certidão de nascimento onde as descrições devem ser objetivas.
AULA 3
ATIVIDADE 1
Perguntar aos alunos quem colou no caderno uma receita (bem gostosa ). Alguns alunos deverão fazer a leitura da receita em voz alta. Em seguida, o professor perguntará: Vocês acham que as receitas são exemplos de textos descritivos?
- Não? Muito bem. Conforme vocês leram no site são descrições de proces so.
Ouçam agora esse texto e tentem, numa folha, reproduzir a visão apresentada em uma parte do texto onde a descrição seja objetiva
Lembrança rural
Chão verde e mole. Cheiros de relva. Babas de lodo.
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
_ Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(Cecília Meireles)
AULA 4
ATIVIDADE
Atividade de produção de texto:
Propor aos alunos que escolham uma entre as fotos abaixo e produzam um texto, com duas versões: no primeiro farão uso de descrição objetiva e no segundo descrição subjetiva.
Os alunos deverão entregar os textos produzidos à professora para correção.
Importante: Professor, estimule seu aluno a usar todos os elementos que compõem o quadro mostrado na segunda aula.
http://blog.verdeflorapaisagismo.com.br/2006/09/18/ola/
Todas as imagens dessa aula estão disponíveis em:
http://www.blogdicas.com.br/sites-que-fornecem-imagens-de-bebes/
Nome | Tipo |
---|---|
Grafia; concordância; acentuação; embaixo - em baixo [Nossa língua portuguesa] | Vídeo |
A avaliação dar-se-á durante todo o processod e ensino-aprendizagem, uma vez que o professor deverá estar avaliando o aluno em todos os momentos em que estiverem participando das atividades propostas e, individualmente, por meio da realização da atividade de produção de texto.
Importante: As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para reescritura e depois, com a autorização dos alunos, expostas no mural da classe ou em outro local apropriado.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2015
Quatro estrelassuper proveitoso....
27/08/2014
Cinco estrelasboas atividades
29/03/2011
Quatro estrelasRealmente trabalhar com músicas é muito prazeroso, mas você conseguiu superar as minhas expectativas em relação à esta atividade. Parabéns!
02/02/2011
Cinco estrelasnota milllllllllllllll