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Conhecendo a nova ortografia oficial

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da linguagem escrita;
  • usar com propriedade as novas regras ortográficas;
  • resolver exercícios de fixação (games) utilizando a internet.
Duração das atividades
03 horas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar as regras de acentuação "antigas";
  • reconhecer as regras ortográficas "antigas" que permanecerão;
  • comparar as regras  ortográficas "antigas" com  as "novas";
  • demonstrar habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1
ATIVIDADE 1


O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que leiam os dois textos propostos nos sites abaixo:

http://www.seculonet.com.br/

http://www2.uol.com.br/JC/_1999/80anos/80b_42.htm


ATIVIDADE 2

Após as leituras, o professor deverá propor que façam, em grupo, a discussão dos seguintes temas:


1- Há a afirmação de que estamos na era das comunicações. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
2- Muitas vezes, a escola tem enviado correspondências para as famílias e não obtém respostas. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
3- Muitas pessoas de nossa família ao chegarem em casa assentam-se diante da televisão e do computador e não admitem interrupções. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
4- Temos visto nesses últimos anos muitas denúncias no Congresso Nacional. Os parlamentares negam roubos, desvio de dinheiro, venda de passagens, e depois, folhas de pagamento e câmeras mostram outras verdades. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
5- Qual a forma de comunicação mais importante, a língua falada ou a língua escrita?
6- Por que, a toda hora, os órgãos públicos e outros  solicitam das pessoas a apresentação de documentos pessoais?


Importante: durante as discussões, o professor deverá levar os alunos à conclusão de que o domínio da linguagem oral e escrita é relevante para a vida social. Solicitar que haja um relator para apresentar as conclusões do grupo para cada questão.


Aula 2
ATIVIDADE

Ainda, na sala de informática, solicitar aos alunos que abram qualquer um dos sites abaixo para conhecimento do novo acordo ortográfico.


http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL854538-9654,00.html


http://eu-criei-um-blog.blogspot.com/2007/09/mudanas-na-ortografia-da-lngua.html


www.infomaniaco.com.br/.../novas-regras-ortograficas/

Importante: o professor deverá estimular o estudo frente ao computador para que, na próxima aula, em dupla, joguem um game (fixação) sobre o assunto e alcancem pontuação alta.

Aula 3
ATIVIDADE


O professor deverá voltar ao laboratório de informática para que os alunos testem o que aprenderam em um game disponível no site:

http://www.fmu.br/game/home.asp

Ao final, poderá entregar cópias contendo as novas regras ou solicitar que os alunos as imprima, se for possível, acessando um dos sites apresentados na aula anterior.

NOVA REGRA ORTOGRÁFICA

  • Alfabeto
    Nova regra

O alfabeto será formado por 26 letras

Como é

As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto

Como será

Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.

    < li> Trema
    N ova regra
    Não existirá ma is o trema na língua portugues a. Será man tido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.

Como é

Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.

Como será

Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.

  • Acentuação – ditongos “ei” e “oi”

Nova regra
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas

Como é

Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico

Como será

Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.

Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.

  • Acentuação – “i” e “u” formando hiato
    Nova regra

Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo

Como é

baiúca, feiúra, feiúme, bocaiúva

Como será

baiuca, feiura, feiume, bocaiúva

Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.

  • Hiato
    Nova regra

Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados

Como é

enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem

Como será

enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem

  • Palavras homônimas
    Nova regra

Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)

Como é

Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo

Como será

para, pela, pelo, pera, pólo

Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

  • Hífen – “r” e “s”
    Nova regra

O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.

Como é

ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.

Como será

antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

  • Hífen – mesma vogal
    Nova Regra

O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.

Como é

antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.

Como será

anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.

  • Hífen – vogais diferentes
    Nova regra

O hífen não será util i zado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.

Como é

auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático

Como será

autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.

Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte começar com h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.

Importante: O professor deverá falar aos alunos da importância do VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Deverá também solicitar à escola a aquisição dessa obra para que os alunos e professores possam utilizá-la para verem a escrita das palavras já no novo formato. O professor poderá elaborar atividades com o uso do dicionário para comparar as escritas de hoje e de antigamente. A importância da aula de acentuação gráfica está somente no processo, uma vez que a cobrança das mudanças exploradas no jogo dar-se-á somente em 2013.

Avaliação
A avaliação deverá ocorrer na observação da participação dos alunos na internet, no interesse na resolução dos exercícios e na discussão do tema.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Cleusa Maria Sarturi Pereira, NTE - Núcleo de Tecnologias Educacionais , Mato Grosso do Sul - disse:
    cm_sarturi@hotmail.com

    06/03/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo material preparado para a aula! Tudo ficou bem claro e muito instrutivo. Assim, fica muito mais fácil desfazer as dúvidas sobre a nova ortografia. Já indiquei a aula em uma ofcina de língua portuguesa que apliquei a uns colegas. Indico, como complementação para o estudo, o site do Educar para Crescer, cujo link é este: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/novo-portugues-471677.shtml O referido site apresenta diversas atividades. Sucesso sempre!


  • Marcia, EEM LICEU DE ACARAU , Ceará - disse:
    marciarsilvaaz@hotmail.com

    13/12/2011

    Quatro estrelas

    Gostei bastante, principalmente do game.


  • Heleozangela Flain Piffero, I.E.E, Osvaldo Cruz , Rio Grande do Sul - disse:
    manahfp@hotmail.com

    10/07/2010

    Quatro estrelas

    Penso que deveria permanecer com estava, existe muita dificuldade nessa área e essa mudança só veio atrapalhar.


  • mychelle E.dos santos, instituto federal de educaçao,ciência e tecnologia de alagoas , Alagoas - disse:
    mychelle_erika@hotmail.com

    14/06/2010

    Duas estrelas

    acredito que algumas mudanças são desnecessarias assim como algumas acentuações que as vezes complicavam mais já estavamos adaptadas a elas.


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