19/10/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Aula 1
ATIVIDADE 1
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que leiam os dois textos propostos nos sites abaixo:
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/80anos/80b_42.htm
ATIVIDADE 2
Após as leituras, o professor deverá propor que façam, em grupo, a discussão dos seguintes temas:
1- Há a afirmação de que estamos na era das comunicações. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
2- Muitas vezes, a escola tem enviado correspondências para as famílias e não obtém respostas. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
3- Muitas pessoas de nossa família ao chegarem em casa assentam-se diante da televisão e do computador e não admitem interrupções. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
4- Temos visto nesses últimos anos muitas denúncias no Congresso Nacional. Os parlamentares negam roubos, desvio de dinheiro, venda de passagens, e depois, folhas de pagamento e câmeras mostram outras verdades. Vocês acham que os homens têm realmente se comunicado?
5- Qual a forma de comunicação mais importante, a língua falada ou a língua escrita?
6- Por que, a toda hora, os órgãos públicos e outros solicitam das pessoas a apresentação de documentos pessoais?
Importante: durante as discussões, o professor deverá levar os alunos à conclusão de que o domínio da linguagem oral e escrita é relevante para a vida social. Solicitar que haja um relator para apresentar as conclusões do grupo para cada questão.
Aula 2
ATIVIDADE
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL854538-9654,00.html
http://eu-criei-um-blog.blogspot.com/2007/09/mudanas-na-ortografia-da-lngua.html
www.infomaniaco.com.br/.../novas-regras-ortograficas/
Importante: o professor deverá estimular o estudo frente ao computador para que, na próxima aula, em dupla, joguem um game (fixação) sobre o assunto e alcancem pontuação alta.
Aula 3
ATIVIDADE
O professor deverá voltar ao laboratório de informática para que os alunos testem o que aprenderam em um game disponível no site:
http://www.fmu.br/game/home.asp
Ao final, poderá entregar cópias contendo as novas regras ou solicitar que os alunos as imprima, se for possível, acessando um dos sites apresentados na aula anterior.
NOVA REGRA ORTOGRÁFICA
O alfabeto será formado por 26 letras
Como é
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como será
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.
Como é
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como será
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.
Nova regra
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como é
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como será
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.
Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
Como é
baiúca, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como será
baiuca, feiura, feiume, bocaiúva
Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.
Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como é
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como será
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem
Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como é
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como será
para, pela, pelo, pera, pólo
Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como é
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como será
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como é
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
O hífen não será util i zado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como é
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte começar com h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
Importante: O professor deverá falar aos alunos da importância do VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Deverá também solicitar à escola a aquisição dessa obra para que os alunos e professores possam utilizá-la para verem a escrita das palavras já no novo formato. O professor poderá elaborar atividades com o uso do dicionário para comparar as escritas de hoje e de antigamente. A importância da aula de acentuação gráfica está somente no processo, uma vez que a cobrança das mudanças exploradas no jogo dar-se-á somente em 2013.
Três estrelas 4 classificações
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06/03/2012
Quatro estrelasParabéns pelo material preparado para a aula! Tudo ficou bem claro e muito instrutivo. Assim, fica muito mais fácil desfazer as dúvidas sobre a nova ortografia. Já indiquei a aula em uma ofcina de língua portuguesa que apliquei a uns colegas. Indico, como complementação para o estudo, o site do Educar para Crescer, cujo link é este: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/novo-portugues-471677.shtml O referido site apresenta diversas atividades. Sucesso sempre!
13/12/2011
Quatro estrelasGostei bastante, principalmente do game.
10/07/2010
Quatro estrelasPenso que deveria permanecer com estava, existe muita dificuldade nessa área e essa mudança só veio atrapalhar.
14/06/2010
Duas estrelasacredito que algumas mudanças são desnecessarias assim como algumas acentuações que as vezes complicavam mais já estavamos adaptadas a elas.