09/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) e cantar.
O aluno deverá tocar as notas musicais (DÓ-RÉ-MI) no metalofone por meio da execução da música proposta.
O aluno deverá relacionar a altura das três notas (grave, médio, agudo) à grafia musical.
A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.
Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as três notas que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtu be.com/watch?v=ZpHcuPK ghyw
http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/
Na aula anterior os alunos experimentaram tocar o metalofone e participaram do jogo "Vivo ou Morto Sonoro". Também participaram de uma atividade de improvisação com as notas DÓ-RÉ-MI.
Veja a aula anterior em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=9390
Relembre os planos corporais do jogo "Vivo ou Morto Sonoro" (som grave - plano baixo; som agudo - plano alto) e estimule os alunos a pensar de que maneira poderiam escrever (grafar) uma música indicando sons graves, médios e agudos no papel sem os nomes das notas. Apresente a notação das notas musicais utilizando degraus de uma escada, relacionando os planos corporais aos planos em uma escada.
Coloque a música abaixo no quadro com a notação indicada.
Observação: a utilização de uma escada para o aprendizado de intervalos melódicos é um dos recursos do método Sá Pereira. O objetivo é estimular o aluno na percepção auditiva dos intervalos por meio da locomoção e da visão.
Leia mais sobre Sá Pereira:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira
CANÇÃO DAS TRÊS NOTAS MUSICAIS
Abaixo colocamos a partitura correspondente:
Mostre no metalofone onde fica a nota DÓ e posicione os alunos em dupla para ler o gráfico de degraus das notas (escada) e tocar as notas correspondentes. Proponha aos alunos que cada dupla realize as duas tarefas que se seguem:
1. Um aluno canta enquanto o outro lê a "partitura de degraus" e toca o metalofone. Depois, trocam-se as funções entre os dois alunos.
2. Os dois alunos cantam a música ao mesmo tempo em que tocam o metalofone. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem.
Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone
Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related
Exemplo de execução de metalofones por uma turma
Para avaliar observe os seguintes itens:
1. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais?
2. O aluno é capaz de tocar no metalofone a canção proposta com regularidade e fluência?
3. O aluno é capaz de cantar a canção?
4. O aluno é capaz de cantar e tocar ao mesmo tempo mantendo regularidade e fluência?
5. Faça considerações sobre a qualidade do som que o aluno é capaz de extrair do metalofone.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/07/2012
Quatro estrelasMuito bom, estou começando a dar aula agora e precisava de umas dicas de como começar. Foi de grande importância, obrigada.
08/07/2010
Quatro estrelasGostei da Dinâmica da aula.