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Música: Metalofone (instrumento de percussão), canto (voz) - leitura e escrita da melodia - aula 2

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) e cantar.

O aluno deverá tocar as notas musicais (DÓ-RÉ-MI) no metalofone por meio da execução da música proposta.

O aluno deverá relacionar a altura das três notas (grave, médio, agudo) à grafia musical.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, dançar e usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.

Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.

Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

Atividade 1 - Experimentação

Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as três notas que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).

Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.

Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).

Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:

http://www.youtu be.com/watch?v=ZpHcuPK ghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/

Atividade 2 – Contextualização

Na aula anterior os alunos experimentaram tocar o metalofone e participaram do jogo "Vivo ou Morto Sonoro". Também participaram de uma atividade de improvisação com as notas DÓ-RÉ-MI. 

Veja a aula anterior em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=9390

Relembre os planos corporais do jogo "Vivo ou Morto Sonoro" (som grave - plano baixo; som agudo - plano alto) e estimule os alunos a pensar de que maneira poderiam escrever (grafar) uma música indicando sons graves, médios e agudos no papel sem os nomes das notas. Apresente a notação das notas musicais utilizando degraus de uma escada, relacionando os planos corporais aos planos em uma escada.

Coloque a música abaixo no quadro com a notação indicada.

Observação: a utilização de uma escada para o aprendizado de intervalos melódicos é um dos recursos do método Sá Pereira. O objetivo é estimular o aluno na percepção auditiva dos intervalos por meio da locomoção e da visão.

Leia mais sobre Sá Pereira:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira

CANÇÃO DAS TRÊS NOTAS MUSICAIS

Abaixo colocamos a partitura correspondente:

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Mostre no metalofone onde fica a nota DÓ e posicione os alunos em dupla para ler o gráfico de degraus das notas (escada) e tocar as notas correspondentes. Proponha aos alunos que cada dupla realize as duas tarefas que se seguem:

1. Um aluno canta enquanto o outro lê a "partitura de degraus" e toca o metalofone. Depois, trocam-se as funções entre os dois alunos.

2. Os dois alunos cantam a música ao mesmo tempo em que tocam o metalofone. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem.

DICA:
  • Estabeleça uma pulsação para a execução da música. Peça aos alunos para indicarem o andamento (velocidade).
  • Cada aluno pode tocar numa oitava, pois a música tem somente três notas. Os dois alunos podem tocar juntos e também separados, uma baqueta para cada um.
  • Deve-se chamar atenção para a correspondência de direção entre movimento da mão no instrumento e a grafia dos sons. Por exemplo: quando as notas na escada musical sobem (movimento ascendente - do grave para o agudo), a mão caminha no instrumento para o lado direito e quando as notas descem na "partitura de degraus" (movimento descendente - do agudo para o grave), a mão vai para o lado esquerdo. 
  • Procure chamar a atenção para a duração do som. Pergunte qual é o movimento da mão que propicia uma maior duração do som no metalofone (no som mai s longo ficamos com a baqueta suspensa esperando o tempo para a nota soar).

Atividade 3 – Voz e corpo

  • Nesta atividade proponha a turma que cante a música em conjunto. Os alunos cantam com nome de notas e depois cantam com o texto. Os alunos podem cantar e fazer com a mão o movimento ascendente e descendente da melodia, mostrando a altura das notas.

Atividade 4 – Execução e canto em conjunto

  • Todos os alunos que estiverem com o metalofone tocam - lendo a "partitura de degraus" com o intuito de estabelecer a relação entre o som e a grafia, enquanto os alunos que estão sem o instrumento cantam - falando o nome das notas e, depois, a letra da música (estabeleça um pulso). Depois, os alunos trocam de função.

Modelo de Sucata do Instrumento Metalofone

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone

http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html

Exemplo de uma aula com instrumental Orff

http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related

Exemplo de execução de metalofones por uma turma

http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

1. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais?

2. O aluno é capaz de tocar no metalofone a canção proposta com regularidade e fluência?

3. O aluno é capaz de cantar a canção?

4. O aluno é capaz de cantar e tocar ao mesmo tempo mantendo regularidade e fluência?

5. Faça considerações sobre a qualidade do som que o aluno é capaz de extrair do metalofone.

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