Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Atletismo - provas de campo (iniciação ao salto em altura)

 

01/10/2009

Autor y Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, os alunos poderão compreender o fenômeno esportivo que é o atletismo, assim como seus locais de prática, identificar  provas de pista e provas de campo, participando de atividades que proporcionará o salto em altura de forma lúdica. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer o atletismo como manifestação da cultura corporal.

Buscar nos links abaixo sobre o atletismo: história, modalidades, locais e instalações para provas

Link para estudo:

http://www.esec-tomas-cabreira.rcts.pt/alunos/2001200/nuno/Trabalho%20Escolar.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo

http://www.cbat.org.br/

Estratégias e recursos da aula
 

Aula 1

Atividade 1

Na sala de informática, pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre o atletismo: história, modalidades, locais e instalações para provas, assistir o vídeo e pedir para destacarem (anotarem) todos os pontos relevantes. Dar dicas dos pontos que devem levantar dados nas pesquisas.

Link para estudo:

http://www.esec-tomas-cabreira.rcts.pt/alunos/20012002/nuno/Trabalho%20Escolar.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo

http://www.cbat.org.br/

Também assistir  o video

  Clique no link (video) abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=00xa4od8NJE

Aula 2

Atividade 1

Iniciar a aula resgatando os pontos relevantes dos vídeos e nas pesquisas realizadas nos sites.

Realizar uma conversa com os alunos identificando o que eles conhecem sobre o Atletismo. Falar sobre sua origem na Grécia Antiga e sua história. Identificar as modalidades atuais, provas e suas divisões, as provas de pista e de campo, e ao mesmo tempo apresentar materiais que mostram mais sobre o atletismo como: jornais, revistas, desenhos, fotos, e o que os alunos acharam interessante na realização das pesquisas nos Sites.

undefined

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,14738129-EX,00.jpg


undefined

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15318918-EX,00.jpg

Atividade 2

Num espaço para prát ica da Educação Física ou se possível em um espaço de área gramada, colocar dois cones ou dois anteparos e um elástico. Criar um obstáculo prendendo o elástico nos cones e formando uma espécie de barreira a ser ultrapassada. Lembrando que o elástico deverá ser preso na maior altura de um cone e na menor altura do outro cone, para possibilitar que o próprio aluno determine a altura que ele deverá ultrapassar.

undefined

http://www.raiapar.com.br/foto/Equipamentos%20Seguranca/cones_sinalizacao_CG70015.jpg

 OBS: Caso não possua cones, realizar a atividade com dois alunos segurando o elástico. Eles deveram regular a altura na medidade que for solicitada pelos colegas.

Montar uma fila com os alunos virados de frente para o obstáculo (se possuir maior quantidade de material, poderá montar mais obstáculos e dividir a turma em grupos menores), a certa distância os alunos deverão ir de encontro ao obstáculo, um de cada vez e saltar por cima do elástico, depois retornar ao final da fila.

Propor o salto com algumas variações:

- mudar a distância de aproximação do obstáculo, utilizando também a possibilidade de ultrapassar sem correr, como nas primeiras provas do salto em altura;

- mudar o lado de aproximação do obstáculo, de forma a experimentarem ambas as pernas de impulsão;

- saltar com um pé de impulsão e com os dois;

- saltar de frente para o obstáculo e de outras formas;

- aumentar a altura de modo a lançar desafios as turma.

Depois de saltar algumas vezes sobre o obstáculo o professor deverá fazer algumas perguntas aos alunos:

Fica mais fácil saltar o obstáculo correndo ou andando?

Mais fácil passando uma perna de cada vez ou as duas juntas?

De que lado ou com qual perna fica mais fácil de saltar?

Com qual perna você tem mais impulsão?

De acordo com as conclusões da turma, criar uma forma que seria “a mais fácil” de vencer o obstáculo, lembrando que cada aluno saltará na altura que ele escolher.

Atividade3

A turma será colocada em uma fila (se houver mais material dividir a turma em mais filas), com uma bola de basquete vazia ou medicinebol;

http://imagenes.solostocks.com.br/medicinebol-1-kg-codigo-pho-01-224208n0.jpg

O aluno deverá arremessar mais longe o possível a bola, da forma que ele se sentir mais confortável, depois ele mesmo pegará a bola e entregará para o próximo da fila (cuidado com acidentes ao buscar a bola e uma outra fila arremessar).

Variar as formas de arremessar, utilizando uma das mãos, duas, parado e girando.

OBS: delimitar um círculo (local) de onde o aluno não poderá sair para fazer o arremesso. 

Perguntar :

Qual melhor forma de arremessar, com uma mão, ou com duas, parado ou  girando?

Recursos Complementares

  Além das fotos, procuramos um vídeo de aproximadamente 4 (quatro) minutos ilustrando o esforço que o corpo faz durante a prova de 100 metros rasos. Clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=00xa4od8NJE

Avaliação

A avaliação deverá ser feitas durante as atividades desenvolvidas e principalmente ao final da aula com o professor resgatando os episódios da aula, e possíveis trocas entre professor/aluno, aluno/professor/ e aluno/aluno.

Verificar se os alunos sabem indentificar os locais de prova, as provas, os espaços, assim como os movimentos com maior facilidade de execução do arremesso e do salto em altura.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.