30/09/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Com esta aula os alunos poderão entender que o atletismo engloba as formas básicas de movimentos, (correr, saltar, lançar e arremessar). Além de oferecer oportunidades lúdicas, envolve também a construção do senso de equipe.
Entender como funcionam as provas de revezamento do atletismo.
Desenvolver anteriormente a esta, a aula " Atletismo - provas de campo (iniciação ao salto em altura)
Maior aprofundmento:
Atividade 1
Através de uma conversa com os alunos, relembrar alguns itens vistos na aula anterior, (primeiro contato com o atletismo), mostrar as diferenças entre as provas de campo e provas de pista.
Mostrar as três figuras abaixo em ordem e perguntar para os alunos as primeiras idéias que lhes vem à cabeça.
http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11244215-EX,00.jpg
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15341321-EX,00.jpg
Apontar diferenças entre esportes individuais e coletivos. Questionar sobre o coletivo nos esportes individuais.
Caso as respostas não sejam satisfatórias, e não remeterem ao trabalho em equipe nos esportes individuais, o professor deverá mediar um diálogo dando mais ênfase a este assunto.
Atividade 2
Propor aos alunos uma atividade relacionada com o atletismo que requeira trabalho em equipe, como por exemplo, uma corrida de revezamento.
Explicar a corrida de revezamento.
Utilizando cones, ou algum objeto para demarcar o chão, e pedaços de cabo de vassoura para serem os bastões, montar uma pequena pista de atletismo na quadra ou em outro espaço que você tenha disponível.
Dividir a turma em equipes de 4 (quatro) pessoas, podendo ser equipes masculinas e femininas em um primeiro momento, e ao longo da atividade montar equipes mistas.
Após marcar a pista e dividir as equipes, iniciar a prova revezamento com os alunos, no qual eles deverão passar o bastão para todos os integrantes desta equipe para cumprirem a prova.
A prova poderá ser da seguinte forma: Um aluno de cada equipe da uma volta em torno da pista de atletismo montada pelo professor e passa o bastão para segunda pessoa da equipe que dará mais uma volta, até que todos da equipe concluam a prova (simbolizando o revezamento 4/400m rasos). Ou cada pessoa (aluno) da equipe, fica posicionada em um canto da pista montada pelo professor, e cada um deverá percorrer a distância até seu colega de equipe passando o bastão (representando o revezamento 4/100m rasos).
OBS: se o espaço percorrido for muito grande, colocar uma passagem de bastão no meio do percurso.
- Não esquecer de demarcar a área que pode passar o bastão.
- Enfatizar os pontos de aceleração e desaceleração para melhor passar o bastão.
- Apontar que as provas de revezamento são trabalhos de equipe e normalmente o vencedor é quem melhor executar as passagens do bastão.
A avaliação deverá ser feita durante as atividades desenvolvidas, e principalmente ao final da aula, a partir das respostas dos alunos.
Ouve respeito as regras da competição/ desclassificação?
A disputa foi equilibrada?
Retomar a discursão sobre o trabalho em equipe, e fazer a seguinte pergunta para a turma:
Na corrida de revezamento o que era importante, a velocidade individual ou estratégia da equipe?
Questão de gênero, como foi a participação das meninas e dos meninos na aula?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2010
Cinco estrelasadorei as atividades..me ajudou muito na facul!!!