Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atletismo. Introdução as provas de revezamento

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão entender que o atletismo engloba as formas básicas de movimentos, (correr, saltar, lançar e arremessar). Além de oferecer oportunidades lúdicas, envolve também a construção do senso de equipe.

Entender como funcionam as provas de revezamento do atletismo.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desenvolver anteriormente a esta, a aula "  Atletismo - provas de campo (iniciação ao salto em altura)

Maior aprofundmento:

http://www.cbat.org.br/

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Através de uma conversa com os alunos, relembrar alguns itens vistos na aula anterior, (primeiro contato com o atletismo), mostrar as diferenças entre as provas de campo e provas de pista.

Mostrar as três figuras abaixo em ordem e perguntar para os alunos as primeiras idéias que lhes vem à cabeça.

undefined

http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11244215-EX,00.jpg

undefined

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15341321-EX,00.jpg

undefined

http://2.bp.blogspot.com/_8LUtsNQWwSY/SK7MzuSXBPI/AAAAAAAAA8g/9xAT-15htIk/s1600-h/russia-revezamento4x100-2.jpg

Apontar diferenças entre esportes individuais e coletivos. Questionar sobre o coletivo nos esportes individuais.

Caso as respostas não sejam satisfatórias, e não remeterem ao trabalho em equipe nos esportes individuais, o professor deverá mediar um diálogo dando mais ênfase a este assunto.

Atividade 2

 Propor aos alunos uma atividade relacionada com o atletismo que requeira trabalho em equipe, como por exemplo, uma corrida de revezamento.

Explicar a corrida de revezamento.

Utilizando cones, ou algum objeto para demarcar o chão, e pedaços de cabo de vassoura para serem os bastões, montar uma pequena pista de atletismo na quadra ou em outro espaço que você tenha disponível.

Dividir a turma em equipes de 4 (quatro) pessoas, podendo ser equipes masculinas e femininas em um primeiro momento, e ao longo da atividade montar equipes mistas.

Após marcar a pista e dividir as equipes, iniciar a prova revezamento com os alunos, no qual eles deverão passar o bastão para todos os integrantes desta equipe para cumprirem a prova.

A prova poderá ser da seguinte forma: Um aluno de cada equipe da uma volta em torno da pista de atletismo montada pelo professor e passa o bastão para segunda pessoa da equipe que dará mais uma volta, até que todos da equipe concluam a prova (simbolizando o revezamento 4/400m rasos). Ou cada pessoa (aluno) da equipe, fica posicionada em um canto da pista montada pelo professor, e cada um deverá percorrer a distância até seu colega de equipe passando o bastão (representando o revezamento 4/100m rasos).

OBS: se o espaço percorrido for muito grande, colocar uma passagem de bastão no meio do percurso. 

     - Não esquecer de demarcar a área que pode passar o bastão.

     - Enfatizar os pontos de aceleração e desaceleração para melhor passar o bastão.

     -  Apontar que as provas de revezamento são trabalhos de equipe e normalmente o vencedor é quem melhor executar as passagens do bastão.

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante as atividades desenvolvidas, e principalmente ao final da aula, a partir das respostas dos alunos. 

     Ouve respeito as regras da competição/ desclassificação?

      A disputa foi equilibrada?

      Retomar a discursão sobre o trabalho em equipe, e fazer a seguinte pergunta para a turma:

Na corrida de revezamento o que era importante, a velocidade individual ou estratégia da equipe?

        Questão de gênero, como foi a participação das meninas e dos meninos na aula?

        

     

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.