Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fazendo dos objetos instrumentos musicais

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem por objetivos:

a)Produzir sons ritmados a partir de diferentes objetos;

b)verificar como qualquer objeto pode se transformar em um instrumento musical;

c)relacionar os instrumentos criados com os instrumentos musicais formais;

d)compor músicas coletivamente utilizando “novos instrumentos musicais” .

Duração das atividades
2 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A compreensão do conceito de ritmo.
Estratégias e recursos da aula

Espaço: nem restrito nem amplo, o suficiente para que os alunos manipulem os objetos, que se transformarão em “instrumentos musicais".
Materiais:fotos de instrumentos musicais, pedaços de madeira, latas, garrafas de plástico e de vidro, tampinhas de garrafas de plástico e de metal, potes plásticos, caixas de papelão, ou seja, qualquer objeto fácil de se encontrar.

Atividade 1

“Descobrindo novos sons.”

• Apresentar aos alunos fotos de instrumentos musicais, após a apreciação, indagar aos alunos quais instrumentos musicais foram apresentados e se é possível produzir sons através de outros objetos.
• Em seguida, o professor deve espalhar os objetos(pedaços de madeira, latas, garrafas de plástico e de vidro, tampinhas de garrafas de plástico e de metal, potes plásticos, caixas de papelão, ou seja, qualquer objeto fácil de se encontrar), pelo espaço disponível para a aula, permitindo que as crianças tenham liberdade de acesso a eles. Pedir aos alunos que façam sons com os objetos de forma ritmada. (aprox. 30 min.)

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&um=1&q=fotos+instrumentos+musicais&sa=N&start=0&ndsp=21

 

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:l7cDvSKPFm-h6M:http://images02.olx.com.br/ui/2/39/69/18723069_1.jpg

 

http://www.danielinstrumentosmusicais.com.br/admin/produtos/493891000K1024_DSC08802.JPG

 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:gmJ5jpp0jdbtTM:http://images04.olx.com.br/ui/1/32/07/12542507_2.jpg

Atividade 2

“Demonstrando a criação”

O professor pedirá aos alunos que demonstrem individualmente o som que foi criado na atividade 1. (aprox. 10 min.)

Ati vidade 3

“Bandinha musical”

Dividir a turma em grupos, cada um com o seu instrumento, pedindo a eles que façam uma música em conjunto. ( aprox. 30 min. )

Atividade 4:

“Relacionando os sons”

Relacionar os sons dos objetos comuns e dos instrumentos musicais formais, questionando os motivos de se produzir instrumentos musicais industrialmente(como forma de uniformizar os sons). (aprox. 10 min.)

Avaliação

Apresentar para toda a turma a “música” criada pelos grupos na atividade 3. (assim avalia-se a capaciadade dos alunos de relacionar os sons)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.