30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Essa aula tem por objetivos: identificar as expressões corporais como forma de exteriorizar sentimentos; compreender como as expressões corporais estão presentes em nossas ações do dia-a-dia.
Não há necessidade de serem trabalhados conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.
Espaço: nem restrito, nem amplo, o suficiente para que os alunos se movimentem livremente.
Materiais: papel, lápis, fotos diversas de sentimentos, rádio, músicas diversas.
Simulando sensações Apresentar aos alunos fotos diversas(COLOCAR FOTOS DIVERSAS DEMONSTRANDO ALEGRIA, TRISTEZA,MEDO, RAIVA, FRIO E PREGUIÇA)e pedir que estes escrevam o que a pessoa está sentindo nas imagens apresentadas (alegria, tristeza, medo, raiva, frio e preguiça). Em circulo, promover um debate com os alunos sobre as diferentes opiniões que eles tiveram sobre as fotos.(aprox. 15 min.)
http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/lg004741.jpg
http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/mp004341.jpg
http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/mp007364.jpg
http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/cc004445.jpg
Utilizando o site http://www.cliquemusic.com.br/ colocar músicas que demonstrem ALEGRIA, TRISTEZA, MEDO, RAIVA,FRIO E PREGUIÇA. Pedir que os alunos se movimentem de acordo com os sentimentos que a música proporciona (aprox. 10 min.).
Vivendo a história O professor contará a história abaixo e pedirá que os alu nos se movimentem de acordo com a história. “Era uma vez, um menino chamado Lucas. Lucas todas as manhãs acordava, se espreguiçava, escovava os dentes e tomava seu café para ir à escola de carro com seu pai. Certo dia chegando ao colégio, Lucas descobriu que a escola faria um passeio a um parque florestal na semana seguinte. Ele ficou tão feliz e animado com a novidade... Na véspera do passeio o menino mal dormiu de tão ansioso. Amanheceu, era o grande dia! Lucas chegou cedo à escola e entrou no ônibus rapidamente. Chegando no parque ficou zonzo com tanto verde, águas cristalinas e diversidade de animais. Eram pássaros de todas as cores cantando as mais belas melodias, que tranqüilidade! Longe dos ruídos da vida urbana. Mas ao passar por uma ponte bamba no riacho, Lucas e sua turma levaram um susto, havia um jacaré nadando lá em baixo. O menino caiu na água e teve que nadar e andar por cima das pedras para escapar do ani mal. As pedras escorregavam, mas Lucas conseguiu sair da água sem que o jacaré se aproximasse. Ufa! Então as professoras resolveram voltar para à escola pois já estava tarde. Lucas chegou em casa contando a seus pais o dia de aventura inesquecível que havia vivido.”(aprox. 10 min.)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!