Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As expressões corporais em nosso cotidiano

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem por objetivos: identificar as expressões corporais como forma de exteriorizar sentimentos; compreender como as expressões corporais estão presentes em nossas ações do dia-a-dia.

Duração das atividades
100min;2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de serem trabalhados conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: nem restrito, nem amplo, o suficiente para que os alunos se movimentem livremente.
Materiais: papel, lápis, fotos diversas de sentimentos, rádio, músicas diversas.

Atividade 1

Simulando sensações Apresentar aos alunos fotos diversas(COLOCAR FOTOS DIVERSAS DEMONSTRANDO ALEGRIA, TRISTEZA,MEDO, RAIVA, FRIO E PREGUIÇA)e pedir que estes escrevam o que a pessoa está sentindo nas imagens apresentadas (alegria, tristeza, medo, raiva, frio e preguiça). Em circulo, promover um debate com os alunos sobre as diferentes opiniões que eles tiveram sobre as fotos.(aprox. 15 min.)

Alegria

http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/lg004741.jpg

Medo

http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/mp004341.jpg

Raiva

http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/mp007364.jpg

Frio

http://www.stockbrazil.com.br/thumbs_170/cc004445.jpg

Atividade 2

 Utilizando o site http://www.cliquemusic.com.br/ colocar músicas que demonstrem ALEGRIA, TRISTEZA, MEDO, RAIVA,FRIO E PREGUIÇA. Pedir que os alunos se movimentem de acordo com os sentimentos que a música proporciona (aprox. 10 min.).

Atividade 3

Vivendo a história O professor contará a história abaixo e pedirá que os alu nos se movimentem de acordo com a história. “Era uma vez, um menino chamado Lucas. Lucas todas as manhãs acordava, se espreguiçava, escovava os dentes e tomava seu café para ir à escola de carro com seu pai. Certo dia chegando ao colégio, Lucas descobriu que a escola faria um passeio a um parque florestal na semana seguinte. Ele ficou tão feliz e animado com a novidade... Na véspera do passeio o menino mal dormiu de tão ansioso. Amanheceu, era o grande dia! Lucas chegou cedo à escola e entrou no ônibus rapidamente. Chegando no parque ficou zonzo com tanto verde, águas cristalinas e diversidade de animais. Eram pássaros de todas as cores cantando as mais belas melodias, que tranqüilidade! Longe dos ruídos da vida urbana. Mas ao passar por uma ponte bamba no riacho, Lucas e sua turma levaram um susto, havia um jacaré nadando lá em baixo. O menino caiu na água e teve que nadar e andar por cima das pedras para escapar do ani mal. As pedras escorregavam, mas Lucas conseguiu sair da água sem que o jacaré se aproximasse. Ufa! Então as professoras resolveram voltar para à escola pois já estava tarde. Lucas chegou em casa contando a seus pais o dia de aventura inesquecível que havia vivido.”(aprox. 10 min.)

 

Avaliação
Pedir aos alunos que “desenhem” os seguintes sentimentos vividos por eles no seu dia a dia:raiva,medo,tristeza,alegria,preguiça.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.