07/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poderá perceber e experimentar:
• A importância da audição e da atenção na descoberta das coisas;
• A existência de uma memória auditiva importante para as diversas relações com o mundo;
• A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação.
• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal).
1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
1. Vocês já perceberam como o mundo ao nosso redor nos passa informações a todo tempo?
• Muitas das vezes não percebemos essas informações porque estamos distraídos.
2. Se fecharmos os olhos agora e fizermos bastante silêncio, conseguiremos escutar coisas que até então passavam despercebidas. Vamos tentar?
• Listar com a turma o que foi percebido de diferente por cada um;
• Estabelecer comparações com essa atividade e a atividade realizada com os olhos vendados na aula onde foi trabalhada especificamente a visão (A importância dos órgãos dos sentidos: Visão – Suas relações e particularidades).
• Mostrar que algumas vezes a visão nos distrai e desvia nossa atenção da multiplicidade de estímulos sonoros que estão a nossa disposição.
3. Vocês sabiam que possuímos uma grande quantidade de informações sonoras guardadas na nossa cabeça?
• Cada uma dessas informações trás consigo um significado;
• Exemplo: Se ouvirmos uma buzina na rua nesse momento saberemos que lá tem um carro. Não estamos vendo o carro, porém sabemos que ele está lá, pois reconhecemos aquele som como um produzido por um carro. (o professor poderá citar outros exemplos, deixar que as crianças o façam ou até mesmo levar previamente preparado sons conhecidos pelos alunos para o reconhecimento de seus significados).
EX: Fogo, sirene, foguete, telefone, etc.
Atividade – “Que bicho é esse?”.
Montar previamente um CD contendo trechos de sons produzidos por animais diversos (tais sons são facilmente encontrados na internet - abaixo (recursos complementares) se encontra alguns endereços para download).
Propor as crianças um desafio:
1. Será que conseguimos descobrir que animal está escondido na floresta somente escutando o som que ele produz?
2. Após descobrirmos que animal é, será que conseguimos conquistar sua confiança imitando exatamente como esse bicho age?
• O professor poderá estimular a turma propondo uma competição de imitações e acertos:
Os alunos vão marcando pontos a cada acerto e melhor imitação por animal ouvido. No final da aula o aluno que tiver maior número de pontos será considerado “o melhor amigo dos animais”.
• http://audiocidades.utopia.com.br/biblioteca/biblioteca_sons_animais.html
• http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/som.htm
• http://www.bairrovilaolimpia.com.br/HTMSomMidDigital/SomDigital/SOMDIGITALREL.htm#animal
Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. O estabelecimento das relações entre a memória auditiva e a memória visual, bem como o conhecimento geral do aluno;
2. A associação de vivências corporais diversas estimuladas por uma nova visão do conhecimento;
3. O comportamento dos alunos durante o estímulo auditivo e representações corporais;
4. O comportamento do aluno em disputas individuais (entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, etc).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!