Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância dos órgãos dos sentidos: Audição – O som e seus significados.

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• A importância da audição e da atenção na descoberta das coisas;
• A existência de uma memória auditiva importante para as diversas relações com o mundo;
• A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
1. Vocês já perceberam como o mundo ao nosso redor nos passa informações a todo tempo?
• Muitas das vezes não percebemos essas informações porque estamos distraídos.
2. Se fecharmos os olhos agora e fizermos bastante silêncio, conseguiremos escutar coisas que até então passavam despercebidas. Vamos tentar?
• Listar com a turma o que foi percebido de diferente por cada um;
• Estabelecer comparações com essa atividade e a atividade realizada com os olhos vendados na aula onde foi trabalhada especificamente a visão (A importância dos órgãos dos sentidos: Visão – Suas relações e particularidades).
• Mostrar que algumas vezes a visão nos distrai e desvia nossa atenção da multiplicidade de estímulos sonoros que estão a nossa disposição.
3. Vocês sabiam que possuímos uma grande quantidade de informações sonoras guardadas na nossa cabeça?
• Cada uma dessas informações trás consigo um significado;
• Exemplo: Se ouvirmos uma buzina na rua nesse momento saberemos que lá tem um carro. Não estamos vendo o carro, porém sabemos que ele está lá, pois reconhecemos aquele som como um produzido por um carro. (o professor poderá citar outros exemplos, deixar que as crianças o façam ou até mesmo levar previamente preparado sons conhecidos pelos alunos para o reconhecimento de seus significados).
EX: Fogo, sirene, foguete, telefone, etc.

Atividade – “Que bicho é esse?”.
Montar previamente um CD contendo trechos de sons produzidos por animais diversos (tais sons são facilmente encontrados na internet - abaixo (recursos complementares) se encontra alguns endereços para download).

Propor as crianças um desafio:
1. Será que conseguimos descobrir que animal está escondido na floresta somente escutando o som que ele produz?
2. Após descobrirmos que animal é, será que conseguimos conquistar sua confiança imitando exatamente como esse bicho age?
• O professor poderá estimular a turma propondo uma competição de imitações e acertos:
Os alunos vão marcando pontos a cada acerto e melhor imitação por animal ouvido. No final da aula o aluno que tiver maior número de pontos será considerado “o melhor amigo dos animais”.

Recursos Complementares
Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. O estabelecimento das relações entre a memória auditiva e a memória visual, bem como o conhecimento geral do aluno;
2. A associação de vivências corporais diversas estimuladas por uma nova visão do conhecimento;
3. O comportamento dos alunos durante o estímulo auditivo e representações corporais;
4. O comportamento do aluno em disputas individuais (entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, etc).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.