Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lutas ou Jogos de Oposição

 

01/10/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos terão contato inicial com universo das lutas por meio dos jogos de oposição.

Aprender a diferença entre lutas e brigas e desenvolver mecanismos que possam mostrar aos mesmos diferentes formas de resolverem conflitos sem utilizar da violência.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas.

sugiro acessar os sites abaixo.

links para estudo:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais
Estratégias e recursos da aula
  Espaço da Educação Física (quadra) ou se possível em um espaço de área gramada.

Atividade 1

Através de uma conversa com os alunos, perguntá-los se praticam, já praticaram ou se já ouviram falar sobre alguma luta ou arte marcial, quais?

perguntar aos alunos qual a diferença entre brigas e lutas?

As brigas não seguem regras, são momentos de agressão, covardia e descontrole. Já as lutas tem regras, possui filosofia de vida, tem um caráter de auto controle muito forte, além de exercitar o corpo e mente.

Perguntar porque os alunos brigam?

Qual seria a melhor maneira de resolver algum conflito existente no dia-a-dia sem brigar?

Atividade 2

Para começar o trabalho o professor necessitará de uma corda de aproximadamente 5 (cinco) metros. A atividade será o cabo de guerra, onde um grupo de alunos puxará a corda de um lado e o outro grupo de alunos puxará em outro sentido. Marcar um ponto no chão, quando um grupo tocar esse ponto perde a disputa.

undefined

http://2.bp.blogspot.com/_j6rMItt_6x0/RrfPX1gN8vI/AAAAAAAANeY/bvbFfqgqv1E/s400/cabo+de+guerra.JPG

Atividade 3

Dividir a turma em dois grupos. Primeiramente colocar os meninos de um lado e as meninas do outro, desenvolver o cabo de guerra, depois misturar os grupos.

No final desta atividade perguntar aos alunos porque quando o jogo foi feito com disputa entre gêneros (masculino e feminino) uma equipe venceu mais facilmente a outra, e quando as equipes se misturaram a disputa ficou mais equilibrada. A idéia é mostrar que existem diferenças de força física por causa da atuação de hormônios no corpo do homem, que geram força e desenvolvem a massa muscular.

As atividades desenvolvidas são brigas ou lutas (jogos de oposição)?

Recursos Complementares

Figuras ilustrativas acima ou outra que o professor dispuser

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante as atividades desenvolvidas, e principalmente, a partir das colaborações dos alunos.

Verificar se sabem conceitualizar a diferença entre brigas e lutas.

Solicitar aos alunos a construção de um parágrafo para próxima aula, falando sobre  a violência no esporte, para ser discutido em uma aula seguinte.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sérgio Assis, Não possuo , São Paulo - disse:
    sergio1235@live.com

    18/10/2011

    Cinco estrelas

    Achei bastante legal este conceito apresentado, me ajudou bastante pois fiz um trabalho de Educação Física baseado nisto. =D


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.