01/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Os alunos terão contato inicial com universo das lutas por meio dos jogos de oposição.
Aprender a diferença entre lutas e brigas e desenvolver mecanismos que possam mostrar aos mesmos diferentes formas de resolverem conflitos sem utilizar da violência.
O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas.
sugiro acessar os sites abaixo.
links para estudo:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciaisAtividade 1
Através de uma conversa com os alunos, perguntá-los se praticam, já praticaram ou se já ouviram falar sobre alguma luta ou arte marcial, quais?
perguntar aos alunos qual a diferença entre brigas e lutas?
As brigas não seguem regras, são momentos de agressão, covardia e descontrole. Já as lutas tem regras, possui filosofia de vida, tem um caráter de auto controle muito forte, além de exercitar o corpo e mente.
Perguntar porque os alunos brigam?
Qual seria a melhor maneira de resolver algum conflito existente no dia-a-dia sem brigar?
Atividade 2
Para começar o trabalho o professor necessitará de uma corda de aproximadamente 5 (cinco) metros. A atividade será o cabo de guerra, onde um grupo de alunos puxará a corda de um lado e o outro grupo de alunos puxará em outro sentido. Marcar um ponto no chão, quando um grupo tocar esse ponto perde a disputa.
http://2.bp.blogspot.com/_j6rMItt_6x0/RrfPX1gN8vI/AAAAAAAANeY/bvbFfqgqv1E/s400/cabo+de+guerra.JPG
Atividade 3
Dividir a turma em dois grupos. Primeiramente colocar os meninos de um lado e as meninas do outro, desenvolver o cabo de guerra, depois misturar os grupos.
No final desta atividade perguntar aos alunos porque quando o jogo foi feito com disputa entre gêneros (masculino e feminino) uma equipe venceu mais facilmente a outra, e quando as equipes se misturaram a disputa ficou mais equilibrada. A idéia é mostrar que existem diferenças de força física por causa da atuação de hormônios no corpo do homem, que geram força e desenvolvem a massa muscular.
As atividades desenvolvidas são brigas ou lutas (jogos de oposição)?
Figuras ilustrativas acima ou outra que o professor dispuser
A avaliação deverá ser feita durante as atividades desenvolvidas, e principalmente, a partir das colaborações dos alunos.
Verificar se sabem conceitualizar a diferença entre brigas e lutas.
Solicitar aos alunos a construção de um parágrafo para próxima aula, falando sobre a violência no esporte, para ser discutido em uma aula seguinte.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2011
Cinco estrelasAchei bastante legal este conceito apresentado, me ajudou bastante pois fiz um trabalho de Educação Física baseado nisto. =D