05/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poderá perceber e experimentar:
• A importância do tato na percepção das coisas;
• A relação entre o conhecimento e a memória tátil;
• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal) ;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a audição (aula publicada no portal).
1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
1. Vocês conseguem me dizer como está a temperatura no dia de hoje?
• Não temos um termômetro aqui para nos dar a noção exata da temperatura, porém podemos pelo menos dizer se está frio ou quente ou se está úmido ou seco. A resposta a esta pergunta só é possível devido às sensações que temos ligadas a pele (sentido do tato).
• A todo o momento, entramos em contato com alguma coisa, ou seja, algo nos toca a pele e através desse toque percebemos o mundo.
• Destacar que na atividade realizada com vendas na aula onde foi trabalhada especificamente a visão (A importância dos órgãos dos sentidos: Visão – Suas relações e particularidades), uma das formas utilizadas para ajudar na orientação foi o contato da pele com o meio (tato).
2. Observem esse objeto: (mostrar um objeto bem diferente)
• Listar com a turma as características do objeto;
• Temos um grande número de informações sobre esse objeto obtidas através da visão, porém a visão não pode fazer todo o trabalho sozinha, algumas informações só o tato pode nos dar. Por exemplo: se o objeto é frio ou quente, se é áspero ou liso, mole ou duro etc.
• Quando não temos a visão para nos auxiliar, podemos utilizar de informações prévias que obtivemos durante a nossa vida acerca das coisas existentes no mundo para através do tato identificar as coisas. Por exemplo: Esse mesmo objeto que identificamos hoje, se colocarmos vários outros misturados junto com ele em uma sala escura e tivermos a oportunidade de manusear cada um deles, fatalmente o identificaremos no meio dos outros sem maiores problemas.
• Cada um de nós possui um grande número de informações sobre as coisas, essas informações vão aumentando à medida que vamos experimentando cada vez mais situações diferentes.
Atividade – “O tato a serviço da descoberta”.
Organizar previamente uma caixa contendo diversos tipos de objetos (pente, óculos, cd, fita cassete, apito, relógio, cadeado, chave, vela, ioio, rolha, pilha, dedal, etc).
• Sugestão – O professor poderá incluir objetos estranhos para incentivar a descrição de suas características.
Dividir a turma em dois ou mais grupos, e a partir daí, propor aos grupos um desafio:
• Vamos ver qual dos grupos consegue, utilizando somente o tato, marcar mais pontos descobrindo que objeto está manuseando?
Cada grupo escolherá um representante por vez que, com os olhos vendados, terá duas chances para acertar que objeto o professor colocou em sua mão.
(Variações) O professor poderá aumentar o número de chances, ou incluir o detalhamento da função do objeto pela criança, ou ainda deixar que cada grupo escolha um representante para participará da atividade escolhendo os objetos que o grupo adversário irá manusear.
Atividade 2 - “Aumentando as dificuldades”.
A mesma atividade anterior pode ser desenvolvida diminuindo a sensibilidade das mãos com um lenço, luvas ou saco plástico nas mãos. Nesse caso o aluno poderá utilizar outras partes do corpo para perceber o objeto (pés, rosto, braço, etc).
Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas acerca:
1. As relações estabelecidas entre a memória visual e a memória tátil, bem como o conhecimento geral do aluno acerca do tema (conceitos formulados, características e funções dos objetos, etc);
2. O manuseio de objetos e a interpretação das sensações ligadas ao tato;
3. O comportamento do aluno em disputas em grupo(entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, Cooperação com o grupo, etc).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!