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A importância dos órgãos dos sentidos: Cada coisa tem o seu jeito – explorando o tato.

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• A importância do tato na percepção das coisas;
• A relação entre o conhecimento e a memória tátil;

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal) ;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a audição (aula publicada no portal).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
1. Vocês conseguem me dizer como está a temperatura no dia de hoje?
• Não temos um termômetro aqui para nos dar a noção exata da temperatura, porém podemos pelo menos dizer se está frio ou quente ou se está úmido ou seco. A resposta a esta pergunta só é possível devido às sensações que temos ligadas a pele (sentido do tato).
• A todo o momento, entramos em contato com alguma coisa, ou seja, algo nos toca a pele e através desse toque percebemos o mundo.
• Destacar que na atividade realizada com vendas na aula onde foi trabalhada especificamente a visão (A importância dos órgãos dos sentidos: Visão – Suas relações e particularidades), uma das formas utilizadas para ajudar na orientação foi o contato da pele com o meio (tato).

2. Observem esse objeto: (mostrar um objeto bem diferente)
• Listar com a turma as características do objeto;
• Temos um grande número de informações sobre esse objeto obtidas através da visão, porém a visão não pode fazer todo o trabalho sozinha, algumas informações só o tato pode nos dar. Por exemplo: se o objeto é frio ou quente, se é áspero ou liso, mole ou duro etc.
• Quando não temos a visão para nos auxiliar, podemos utilizar de informações prévias que obtivemos durante a nossa vida acerca das coisas existentes no mundo para através do tato identificar as coisas. Por exemplo: Esse mesmo objeto que identificamos hoje, se colocarmos vários outros misturados junto com ele em uma sala escura e tivermos a oportunidade de manusear cada um deles, fatalmente o identificaremos no meio dos outros sem maiores problemas.
• Cada um de nós possui um grande número de informações sobre as coisas, essas informações vão aumentando à medida que vamos experimentando cada vez mais situações diferentes.

Atividade – “O tato a serviço da descoberta”.
Organizar previamente uma caixa contendo diversos tipos de objetos (pente, óculos, cd, fita cassete, apito, relógio, cadeado, chave, vela, ioio, rolha, pilha, dedal, etc).
• Sugestão – O professor poderá incluir objetos estranhos para incentivar a descrição de suas características.

Dividir a turma em dois ou mais grupos, e a partir daí, propor aos grupos um desafio:
• Vamos ver qual dos grupos consegue, utilizando somente o tato, marcar mais pontos descobrindo que objeto está manuseando?
Cada grupo escolherá um representante por vez que, com os olhos vendados, terá duas chances para acertar que objeto o professor colocou em sua mão.

(Variações) O professor poderá aumentar o número de chances, ou incluir o detalhamento da função do objeto pela criança, ou ainda deixar que cada grupo escolha um representante para participará da atividade escolhendo os objetos que o grupo adversário irá manusear.

Atividade 2 - “Aumentando as dificuldades”.
A mesma atividade anterior pode ser desenvolvida diminuindo a sensibilidade das mãos com um lenço, luvas ou saco plástico nas mãos. Nesse caso o aluno poderá utilizar outras partes do corpo para perceber o objeto (pés, rosto, braço, etc).

Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas acerca:
1. As relações estabelecidas entre a memória visual e a memória tátil, bem como o conhecimento geral do aluno acerca do tema (conceitos formulados, características e funções dos objetos, etc);
2. O manuseio de objetos e a interpretação das sensações ligadas ao tato;
3. O comportamento do aluno em disputas em grupo(entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, Cooperação com o grupo, etc).

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