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O que é a sacarose?

 

01/10/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cláudio Ernesto Sebata

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar que o açúcar é constituído de sacarose o qual e extraído da cana-de-açúcar;
• Identificar as principais etapas de transformação da cana-de-açúcar em açúcar;
• Identificar os tipos de açúcar e suas características;
• Conceituar sacarose.
Duração das atividades
Uma aula de três horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Estados Físicos da Matéria;
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

 

  • Transformação da cana-de-açúcar em açúcar;
  • Os tipos de açúcar;
  • Método de obtenção do açúcar, sacarose.

Recurso educacional:

 

Preparando a aula:


Aula 1 (antes do recreio) – 02 horas


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de iniciar a aula baixe o vídeo de modo que ele fique disponível no desktop de cada computador.


Introduzindo a aula:
Inicialmente, na sala de aula, pergunte a turma se todos conhecem o açúcar (todos irão responder que sim) e então faça a pergunta: De que o açúcar é feito? Ouça algumas respostas e então fale que a aula será no laboratório de informática para responder essa pergunta.

Desenvolvendo a aula:
No laboratório de informática, separe os alunos em duplas ou grupos e faça que cada grupo explore o vídeo que exemplifica como ocorre a produção de açúcar.
Em seguida, faça as seguintes perguntas:
De acordo com o vídeo, o açúcar é formado de que? (a resposta deve ser sacarose). E a sacarose é feita do que? (a resposta deve ser frutose e glicose) A sacarose está na cana-de-açúcar? Por quê? Quais etapas para produzir o açúcar a partir da cana-de-açúcar?
E peça que os alunos revejam a animação para responder essas perguntas (agora com mais atenção).
Então, faça um pequeno debate (cerca de dez minutos) para obter as respostas dos alunos sobre as questões acima.
Em seguida, aborde o tema transformações da matéria e explique que o vídeo demonstrou a obtenção do açúcar a partir de uma planta (cana-de-açúcar), ocorrendo uma transformação da matéria (neste caso havia uma planta que foi transformada em açúcar). Explique também que ocorreu uma ação denomina da fenômeno químico que é a transformação da matéria, ou seja, obtenção de um novo material a partir de um fenômeno. Ao longo dessa orientação, peça que os alunos exemplifiquem outros fenômenos químicos (como a fabricação de papel, a digestão de alimentos, a fabricação do bolo – presente na animação, etc.). Sugira, inclusive, que a turma poderá fazer um bolo e depois come-lo como lanche.
Agora aborde o tema da aula, ou seja, do que é feita a Sacarose.
A sacarose também é conhecida como açúcar de mesa, é um tipo de glícidio formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo de fotossíntese.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/712/imagens/Set_1_f1.jpgSacarose

A sacarose possui a fórmula química C12H22O11, ou seja, uma molécula de sacarose possui 12 átomos de carbono (símbolo químico C), 22 átomos de hidrogênio (símbolo químico H) e 11 átomos de oxigênio (símbolo químico O) em sua composição. Segundo Avogadro, molécula era a menor partícula de uma substância capaz de existir isoladamente, mantendo as propriedades da substância e os átomos seria a representação da menor quantidade de um elemento químico encontrado nas moléculas de diferentes substâncias.
Após abordar a definição da sacarose, fale do Histórico do açúcar:
A princípio, o açúcar era empregado, quase que exclusivamente, na Medicina. Mais tarde comprovaram-se suas qualidades de alimento fundamental, inteiramente digestível pelo organismo humano, fornecedor de calor e energia, constituindo ingrediente básico na formação de gordura.
A origem provável da cana-de-açúcar data de 6.000 a.C. , em regiões próximas à Índia. No entanto, durante a antiguidade, o açúcar não passava de exótica especiaria, sendo utilizado apenas como tempero ou remédio. O preparo de alimentos adocicados era feito com mel de abelhas.
O açúcar chegou à Europa, em meados do século XII e importantes regiões produtoras surgiram nos séculos seguintes, especialmente no Extremo Oriente. O interesse pela especiaria foi crescente depois do século XV, quando novas bebidas como o café, o chá e o chocolate adoçados com açúcar, conquistaram o paladar europeu. Em 1493, Cristóvão Colombo iniciou o cultivo da cana-de-açúcar nas Antilhas e a partir daí, a história do açúcar no mundo ganhou novas dimensões.
Além disso, é possível abordar a origem da palavra açúcar:
A origem da palavra açúcar vem do termo sânscrito sarkara. Dele nasceu todas as versões da palavra nas línguas indo-européias: sukkar em árabe, saccharum em latim, zucchero em italiano, seker em turco, zucker em alemão, sugar em inglês.
(retirado do site: http://www.ciauniao.com.br/conheca_acucar/conheca_acucar_como_e_feito.asp, em 20/08/2008)
Fale então, sobre as utilizações do açúcar:
O açúcar contribui para nutrir as plantas que o armazena em determinados tecidos, para consumi-lo durante seu crescimento para formação de fibras, sementes, etc.
No organismo humano o efeito do açúcar é muito grande tanto para uma vida saudável quanto para uma vida não-saudável.
Segundo os especialistas, o açúcar estimula a produção de insulina, um hormônio liberado pelo pâncreas e que faz as células usarem a glicose como fonte de energia para as suas atividades. A grande quantidade de insulina impede o emagrecimento, independente do rigor da dieta e da freqüência dos exercícios físicos.
Cientistas americanos o consideram como um dos produtos responsáveis pelo aumento do colesterol e de doenças cardiovasculares. Médicos brasileiros, porém, não concordam totalmente com essa teoria e afirmam que o consumo de gordura é mais prejudicial que o de açúcar.
O único ponto em que todos parecem concordar refere-se ao fato de que, para aquelas pessoas que precisam emagrecer e manter o nível aceitável de colesterol é necessário, além de eliminar o açúcar da dieta, tomar outros cuidados, principalmente, em relação aos hábitos alimentares.
Após essas explicações, peça que os alunos façam uma produção de texto sobre o assunto da aula e após, que eles desenhem em um programa de edição de desenhos (Kidpix e/ou Paint, por exemplo) a etapas do processo de produção de açúcar. Neste momento, você pode iniciar conceitos sobre artes (cores, traços, tipos de desenhos) e a manipulação/exploração correta de programas de edição de desenhos. Salve/grave identificando cada produção de texto e do desenho de cada grupo nos computadores e peçam que alunos lembrem em que computadores estavam e retorne para a sala de aula.


Aula 2 (após o recreio) – 01 hora


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de iniciar a aula, imprima todos os desenhos feitos pelos alunos e os pendure na parede da sala de informática (para que sejam facilmente retirados pelos alunos a posterior), devidamente já identificados.
Na sala de aula, inicie a aula perguntando os alunos? O que é o açúcar. Ouça algumas respostas em informe aos alunos que o Açúcar é a sacarose obtida de Saccoharum officinarum, ou de Beta alba, L., por processos industriais adequados (retirado do site http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/12_78_acucar.htm) Explique cada um dos termos novos como a designação científica da cana de açúcar (Saccoharum officinarum). Os nomes científicos são escritos na língua LATIM pelo fato dela não ser utilizada por nenhum povo e por isso não sofre alteração. Além disso, o primeiro nome é relacionado ao gênero da planta e o último é relacionado à espécie (havendo a seguinte organização: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie).
Também informe que o açúcar, de acordo as leis brasileiras é classificado a partir da porcentagem de sacarose e de suas características visuais, havendo dez tipos de açúcar:

  1. Açúcar cristal: contendo no mínimo: 99,3% de sacarose.
  2. Açúcar refinado: contendo no mínimo: 98,5% de sacarose.
  3. Açúcar moído: contendo no mínimo: 98,0% de sacarose.
  4. Aç úcar demer ara: contend o no mínimo: 96,0% de sacarose.
  5. Açúcar mascavo: contendo no mínimo; 90,0% de sacarose.
  6. Açúcar mascavinho: contendo no mínimo: 93,0% de sacarose.
  7. Açúcar-cande: contendo no mínimo: 99,0% de sacarose.
  8. Açúcar glacê ou em pó ou de confeiteiro: contendo no mínimo: 99.0% de sacarose.
  9. Açúcar em cubos ou tabletes: contendo no mínimo: 98.0% de sacarose
  10. Açúcar para confeitar: açúcar finamente pulverizado ou em cristais.

Você pode abordar o assunto percentagem ao aluno, explicando a diferença de cada um dos tipos de açúcar.

Então, reúna os alunos e vá para a sala de informática. Na sala de informática peça que os alunos identifiquem e peguem seus desenhos e, em seguida peça que eles sentem no computador onde  estavam na aula 1. Peça que cada grupo se levante e explique o desenho feito. Se for necessário, oriente os alunos a detalhar mais a explicação do desenho. Após todos terem realizado essa etapa, peça que os alunos abram a produção de texto que iniciaram na aula passada e peçam para que o terminem.
Solicite que eles estruturem a produção de texto na seguinte ordem:
Primeiro parágrafo: o conceito de sacarose, segundo parágrafo: o histórico do açúcar e sua utilização e os tipos de açúcar; terceiro parágrafo: como é produzido o açúcar e, quarto parágrafo: a importância do açúcar para o(a) aluno(a) no dia-a-dia.
A produção de texto pode ser feito em programas de edição de texto – Microsoft Word, por exemplo. Se for necessário, peçam que eles revejam o vídeo e que pesquisem sobre o assunto nos sites sugeridos (http://google.com.br/ e http://br.search.yahoo.com.br) digitando: “fenômeno químico+conceito” e/ou “açúcar+definição+ciências” (fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto). Você, professor(a), pode introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, você, professor(a), pode introduzir conceitos ligados à manipula ção correta do programa de editor de textos. Grave os textos elaborados dos grupos e os imprima.

Atividade Complementar: faça um pequeno portfólio da turma constando o desenho e a produção de texto de cada grupo ou faça um cartaz contendo todos os trabalhos para que fiquem expostos na Feira de Ciências.

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:

Você, professor(a) pode abordar também:

  1. O adoçante;
  2. Doces (balas, bombons, etc.) e a sua ação no dente;
  3. Atividade sugerida: fazer um bolo.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o açúcar? Vídeo
Sacarose Imagem
Recursos Complementares
Para o Professor:
(retirado do site: http://www.ciauniao.com.br/conheca_acucar/conheca_acucar_como_e_feito.asp, em 20/08/2008)
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita das seguintes maneiras:
• Você, professor(a), pode pedir que os alunos expliquem o desenho que eles fizeram a partir da animação que eles viram sobre a produção de açúcar;
• Você, professor(a), pode solicitar que os alunos realizem uma produção de texto sobre o tema;
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

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