01/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Perceber, desenvolver e aprofundar os conhecimentos sobre as práticas de oposição, como esquiva, ataque, defesa e pegada. Entender diferentes formas de violência; identificar nas lutas o que fazem parte das regras (golpes) e o que se caracteriza como formas de violência nos esportes.
Trabalhar a questão do respeito ao oponente (colega), e possibilitar vivências que incluam os indivíduos num grupo heterogêneo.
O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas, e ler o plano de aula chamado Lutas ou Jogos de Oposição.
Em uma aula anterior a esta, o professor deverá solicitar aos alunos que produzam um parágrafo falando sobre o que seja a violência. Este texto será cobrado no final desta aula a baixo.
links:
O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas.
links para estudo:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
Atividade 1
Começar a aula mostrando imagens de lutas, abaixo sugerimos algumas:
http://2.bp.blogspot.com/_M9pIYJGx5gk/Rs766nnn8QI/AAAAAAAAAHs/1Bz7m70ZVqA/s400/socos-1.jpg
http://www.tatame.com.br/imagensup/7873/1197482553.g.jpg
Vendo as figuras você pode dizer que as lutas são violentas? Ou o que você vê na figura faz parte do universo de movimentos culturalmente desenvolvidos pelas lutas?
As próximas imagens mostram violência ou movimentos permitidos nestes esportes?
http://3.bp.blogspot.com/_cMIyKFn8u5k/SZntVs_xNmI/AAAAAAAAAV4/P625_mj9whw/s320/eduardo_da_silva.jpg
http://2.bp.blogspot.com/__K-1hieZYWs/SJi5hu2tSoI/AAAAAAAAACY/3HpozAQY_40/s320/Piquet_porrada.jpg
O professor terá que mediar o diálogo com os alunos, onde, socos e chutes fazem parte das regras que compõem as lutas, e que uma “voadora” ou uma “cabeçada” não fazem parte por exemplo do futebol !
Pedir para os alunos darem exemplos de violência no esporte.
Atividade 2
Para começar a prática o professor necessitará de pregadores de roupa.
O professor terá muitas opções para desenvolver essa atividade. Cada aluno poderá prender os pregadores nas roupas (preferencialmente prender nos ombros, braços e pernas), e ao sinal do professor cada aluno tentará retirar (puxar) dos colegas o maior número de pregadores possível. Quem tiver todos os pregadores retirados sai da atividade.
Lembrando que, qualquer atitude violenta como: socos, arranhão, chutes, etc. não serão permitidos.
Perguntar aos alunos em que modalidades de lutas, aparecem estes movimentos.
Desta forma o professor também poderá colocar duplas para se enfrentarem, ou ainda, duplas, sendo que um aluno da dupla sem pregadores preso a roupa irá defender o companheiro que terá os pregadores na roupa.
Atividade 3
Depois faremos atividade chamada de “querendo ficar” “querendo sair”. Lembra o sumô.
Com a corda que usou na atividade anterior ou giz, você deverá fazer um círculo no chão para os alunos tentarem empurrar uns aos outros para fora do círculo.
No segundo momento, fazendo um movimento contrário a atividade anterior, o aluno deverá permanecer dentro do círculo.
Pode-se fazer essa atividade com duas pessoas de cada vez, ou grupos contra grupos.
Importante: Será permitido somente empurrar pelos ombros, não poderá usar as pernas, nem gerar qualquer atitude que machuque seu colega, como unhadas, socos, arranhões, etc.
Imagens expostas acima.
Identificar os tipos de movimentos utilizados nas atividades.
Perguntar se o importante nas atividades foi a força, ou foi a técnica?
Houve violência nas atividades?
O professor deverá pedir para cada aluno, ler o texto produzido por eles sobre a violência, e observar se houve a mudança de opinião em relação à violência.
Neste ponto o professor deverá mediar a conversa a fim de ter um melhor resultado em seu trabalho.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2014
Quatro estrelasParabéns, forma lúdica mais explora bastante os conceitos da luta.