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Atletismo: provas de velocidade

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula visa orientar os alunos para a prática do atletismo na escola, compreendendo o que são as provas de corridas rasas e como ocorre a técnica dessas corridas, nos movimentos de braços, pernas, partida, assim como ocorre o metabolismo aneróbico.

Essa modalidade é considerada como sendo o esporte de base por oferecer uma linguagem natural, espontânea e rica em movimentos.

O desenvolvimento do sentido de equilibrio e de várias habilidades.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min. /total: 200min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reunir a turma e relatar a história do atletismo e aproveitar para pedir uma pesquisa da história do atletismo no Brasil e sobre as provas de corridas rasas.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Uma pista de corrida, uma quadra, pátio da escola ou um espaço amplo.

Material: Cones, arcos, elásticos, cordas e bolas

AULA 1

As atividades do atletismo nas pistas, quadras ou em espaços adequados serão complementados com atividades na sala de aula, laboratório de informática, pesquisas, debates, entrevistas e estudo de campo.

Os alunos podem fazer uma pesquisa da história do atletismo, avaliar o desempenho dos colegas com relatórios ou desenhos, participam de debate e recriam os regulamentos das provas visando deixar a aula mais animada e interessante.

O alongamento deverá ser feito individualmente e com a orientação do professor. É conveniente realizar uma atividade de preparação muscular, já que o tema se trata de uma atividade de alta intensidade.

Atividade 1

Trabalhar atividades lúdicas que auxiliem na introdução do atletismo e desenvolvam o sentido da corrida de forma natural

Pular Corda - desenvolve coordenação, agilidade, velocidade e resistência

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Como Praticar - Variações:
- Leve:
· Pulo com os 2 pés:- ambos os pés saem do chão e aterrizam lentamente juntos, com uma oscilação da corda;
· Pulo com os pés alternados - Nessa técnica fazemos um "skipping" onde um pé vai para cima e para baixo enquanto ocorre uma oscilação da corda;
- Moderado:
· Pulo com os pés alternados - O mesmo da ténica do "skipping" acima, embora com maior velocidade;
· Passo Corrida - O trote é adicionado enquanto se pula e faz o "skipping" sobre a corda. Acontece com uma passada mais rápida e maior intensidade nos movimentos;
· Passo alto - Uma corrida em média intensidade misturada com elevação de joelhos a fim de aumentar mais ainda essa intensidade;
- Intenso:
· Passo cruzado - Durante a fase aérea do salto, cruza-se a perna de baixo e levemente aterriza-se com as pernas cruzadas;
· Passo lado a lado - Alterna-se a aterrizagem da direita para a esquerda. Muito cuidado nesse movimento pois a corda tende a não obedecer bem, sendo que a prática e o tempo é quem vão lhe estabilizar o movimento.

Atividade 2 - Estafeta dos obstáculos

Alunos dispostos em duas equipes, divididas em duas colunas de frente para o circuito formado por dois cones nos quais estão amarradas cordas numa altura que propicie a transposição (similar a três barreiras) ; quatro arcos colocados no chão em forma de zigue-zague e um caixote de madeira (ou tampa do plinto). Ao sinal, o primeiro aluno de cada equipe iniciará a corrida a partir da posição de saída baixa em direção aos obstáculos, retornando à sua equipe por meio de uma corrida de velocidade rasa, tocando o ombro do próximo componente. Vencerá a equipe que concluir todo o circuito primeiro. Pode realizar mais vezes e propor variações como: mudar a distância/ mudar a forma de correr/ variações dos obstáculos.

Atividade 3

Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade. Explicar aos alunos como a atividade natural de correr, se desenvolveu e adquiriu técnicas que buscam a melhoria do desempenho.

1 - Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;

2 - Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos)

Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.
Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.

AULA 2

Resgatar o tema das corridas rasas na aula anterior.

Movimentação dos braços:
Andar, movimentando os braços alternadamente, em movimento pendular, para frente e para trás sem deixar que cruzem na frente do corpo, tendo os músculos em total descontração Corpo estático e descontraído, pernas juntas em afastamento ântero posterior, semiflexionadas, com o tronco inclinado para frente e os braços flexionados em posição de corrida (90 graus). Movimentar os braços alternadamente em movimento pendular, para frente e para trás.
Movimento das pernas:
1) Correr elevando a coxa horizontal, de forma que os quadris permaneçam altos e o pé eleve-se contra a coxa, por baixo, em trajetória vertical e flexionada. Deve-se evitar que os quadris se abaixem, levar a cabeça atrás, desunir os pés e contrair os ombros;
2) Corrida com elevação exagerada do joelho à frente, insistindo em manter alto os quadris, o corpo inclinado adiante e os ombros baixos; o pé que se eleva deve estar fletido. Evitar que os quadris se abaixem e que se incline a cabeça para trás, porque isto leva o corpo junto;

3) Pular corda: através de saltos simples, rodando a corda sobre os pés e acima da cabeça, no sentido ântero posterior. Variar as possibilidades nas formas de pular corda;

4) Realizar uma pequena corrida entre os alunos e pedir que os alunos identifiquem quais alunos melhor aplicam a técnica.

AULA 3

Partidas de blocos - fases da partida, vozes da partida , colocação dos blocos para partidas e posições corporais e ângulos de partidas mais eficientes

Como será realizada as atividades:

- procurar um local onde os pés possam apoiar, de modo a simular um bloco;

- 2 a 2, um aluno senta-se com uma perna esticada e outra flexionada, o outro apoia seus pés no do colega como se fosse um bloco de partida;

- experimentar a atividade com a troca de pernas, de modo a perceber qual oferece a melhor impulsãopara partida.


Atividades - fases da Partida

*Em situação de competição a partida é indicada por um juiz através das seguintes vozes de comando:

“Aos seus lugares” – o atleta deve:

-colocar-se nos blocos numa posição de cinco apoios no solo (mãos, pés e joelho);

-colocar os pés nos blocos, normalmente com o MI mais forte no bloco da frente;

-ter o joelho apoiado no solo do MI que apóia o bloco de trás;

-ter os MS apoiados o solo em extensão e as mãos ligeiramente mais afastadas que a largura dos ombros;

-ter os dedos polegar e indicador afastados e apoiados imediatamente atrás da linha de partida;

-colocar a cabeça no prolongamento do corpo, com o olhar fixo para frente da linha de partida.

“Prontos” – o atleta deve:

-colocar-se na posição de quatro apoios, elevando o joelho do MI de trás;

-elevar a bacia e avançar ligeiramente os ombros para frente;

-apoiar fortemente os pés nos blocos;

-manter os MS em extensão e as mãos apoiadas no solo.

“Sinal de partida” – o atleta deve:

-retirar as mãos do solo;

-realizar uma extensão rápida dos MI;

-avançar rapidamente o joelho do MI que está atrás (1º passo);

-coordenar o movimento dos MS com o dos MI;

-manter o olhar dirigido para  frente.

AULA 4

Realizar corrridas de 100m, 200m e 400m. Pedir que os alunos observem a coordenação e perda da aceleração nestes percursos. Identificar o por que do cansaço nas provas de 400m e falar sobre a produção de ácido lático e seus efeitos na atividade física. (metabolismo anaeróbico).

Recursos Complementares
Avaliação

Observe o aluno, levando sempre em conta o estágio anterior ao processo que cada um está realizando as atividades, registrando os avanços. A observação atenta permitirá fazer ajustes nas intervenções, solicitando mais ou menos da performance de cada um.

Perguntar como cada um utilizou a acelerações nos percursos e se perceberam a atuação ácido lático.

Proponha também uma auto-avaliação, para que os alunos possam se dar conta da importância das atividades para o próprio desenvolvimento corporal.

Verificar se identificam o que e quais são as provas rasas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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