29/10/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Esta aula visa orientar os alunos para a prática do atletismo na escola, compreendendo o que são as provas de corridas rasas e como ocorre a técnica dessas corridas, nos movimentos de braços, pernas, partida, assim como ocorre o metabolismo aneróbico.
Essa modalidade é considerada como sendo o esporte de base por oferecer uma linguagem natural, espontânea e rica em movimentos.
O desenvolvimento do sentido de equilibrio e de várias habilidades.
Reunir a turma e relatar a história do atletismo e aproveitar para pedir uma pesquisa da história do atletismo no Brasil e sobre as provas de corridas rasas.
Espaço: Uma pista de corrida, uma quadra, pátio da escola ou um espaço amplo.
Material: Cones, arcos, elásticos, cordas e bolas
AULA 1
As atividades do atletismo nas pistas, quadras ou em espaços adequados serão complementados com atividades na sala de aula, laboratório de informática, pesquisas, debates, entrevistas e estudo de campo.
Os alunos podem fazer uma pesquisa da história do atletismo, avaliar o desempenho dos colegas com relatórios ou desenhos, participam de debate e recriam os regulamentos das provas visando deixar a aula mais animada e interessante.
O alongamento deverá ser feito individualmente e com a orientação do professor. É conveniente realizar uma atividade de preparação muscular, já que o tema se trata de uma atividade de alta intensidade.
Atividade 1
Trabalhar atividades lúdicas que auxiliem na introdução do atletismo e desenvolvam o sentido da corrida de forma natural
Pular Corda - desenvolve coordenação, agilidade, velocidade e resistência
Como Praticar - Variações:
- Leve:
· Pulo com os 2 pés:- ambos os pés saem do chão e aterrizam lentamente juntos, com uma oscilação da corda;
· Pulo com os pés alternados - Nessa técnica fazemos um "skipping" onde um pé vai para cima e para baixo enquanto ocorre uma oscilação da corda;
- Moderado:
· Pulo com os pés alternados - O mesmo da ténica do "skipping" acima, embora com maior velocidade;
· Passo Corrida - O trote é adicionado enquanto se pula e faz o "skipping" sobre a corda. Acontece com uma passada mais rápida e maior intensidade nos movimentos;
· Passo alto - Uma corrida em média intensidade misturada com elevação de joelhos a fim de aumentar mais ainda essa intensidade;
- Intenso:
· Passo cruzado - Durante a fase aérea do salto, cruza-se a perna de baixo e levemente aterriza-se com as pernas cruzadas;
· Passo lado a lado - Alterna-se a aterrizagem da direita para a esquerda. Muito cuidado nesse movimento pois a corda tende a não obedecer bem, sendo que a prática e o tempo é quem vão lhe estabilizar o movimento.
Atividade 2 - Estafeta dos obstáculos
Alunos dispostos em duas equipes, divididas em duas colunas de frente para o circuito formado por dois cones nos quais estão amarradas cordas numa altura que propicie a transposição (similar a três barreiras) ; quatro arcos colocados no chão em forma de zigue-zague e um caixote de madeira (ou tampa do plinto). Ao sinal, o primeiro aluno de cada equipe iniciará a corrida a partir da posição de saída baixa em direção aos obstáculos, retornando à sua equipe por meio de uma corrida de velocidade rasa, tocando o ombro do próximo componente. Vencerá a equipe que concluir todo o circuito primeiro. Pode realizar mais vezes e propor variações como: mudar a distância/ mudar a forma de correr/ variações dos obstáculos.
Atividade 3
Desenvolvimento das técnicas de corridas de velocidade. Explicar aos alunos como a atividade natural de correr, se desenvolveu e adquiriu técnicas que buscam a melhoria do desempenho.
1 - Posição do corpo, pernas, braços e controle de respiração;
2 - Atividades de recuperação da perna de impulsão, a passada saltada, os skippings (altos, médios e baixos)
Skiping alto: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.
Skiping baixo: elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.
AULA 2
Resgatar o tema das corridas rasas na aula anterior.
Movimentação dos braços:
Andar, movimentando os braços alternadamente, em movimento pendular, para frente e para trás sem deixar que cruzem na frente do corpo, tendo os músculos em total descontração Corpo estático e descontraído, pernas juntas em afastamento ântero posterior, semiflexionadas, com o tronco inclinado para frente e os braços flexionados em posição de corrida (90 graus). Movimentar os braços alternadamente em movimento pendular, para frente e para trás.
Movimento das pernas:
1) Correr elevando a coxa horizontal, de forma que os quadris permaneçam altos e o pé eleve-se contra a coxa, por baixo, em trajetória vertical e flexionada. Deve-se evitar que os quadris se abaixem, levar a cabeça atrás, desunir os pés e contrair os ombros;
2) Corrida com elevação exagerada do joelho à frente, insistindo em manter alto os quadris, o corpo inclinado adiante e os ombros baixos; o pé que se eleva deve estar fletido. Evitar que os quadris se abaixem e que se incline a cabeça para trás, porque isto leva o corpo junto;
3) Pular corda: através de saltos simples, rodando a corda sobre os pés e acima da cabeça, no sentido ântero posterior. Variar as possibilidades nas formas de pular corda;
4) Realizar uma pequena corrida entre os alunos e pedir que os alunos identifiquem quais alunos melhor aplicam a técnica.
AULA 3
Partidas de blocos - fases da partida, vozes da partida , colocação dos blocos para partidas e posições corporais e ângulos de partidas mais eficientes
Como será realizada as atividades:
- procurar um local onde os pés possam apoiar, de modo a simular um bloco;
- 2 a 2, um aluno senta-se com uma perna esticada e outra flexionada, o outro apoia seus pés no do colega como se fosse um bloco de partida;
- experimentar a atividade com a troca de pernas, de modo a perceber qual oferece a melhor impulsãopara partida.
*Em situação de competição a partida é indicada por um juiz através das seguintes vozes de comando:
“Aos seus lugares” – o atleta deve:
-colocar-se nos blocos numa posição de cinco apoios no solo (mãos, pés e joelho);
-colocar os pés nos blocos, normalmente com o MI mais forte no bloco da frente;
-ter o joelho apoiado no solo do MI que apóia o bloco de trás;
-ter os MS apoiados o solo em extensão e as mãos ligeiramente mais afastadas que a largura dos ombros;
-ter os dedos polegar e indicador afastados e apoiados imediatamente atrás da linha de partida;
-colocar a cabeça no prolongamento do corpo, com o olhar fixo para frente da linha de partida.
“Prontos” – o atleta deve:
-colocar-se na posição de quatro apoios, elevando o joelho do MI de trás;
-elevar a bacia e avançar ligeiramente os ombros para frente;
-apoiar fortemente os pés nos blocos;
-manter os MS em extensão e as mãos apoiadas no solo.
“Sinal de partida” – o atleta deve:
-retirar as mãos do solo;
-realizar uma extensão rápida dos MI;
-avançar rapidamente o joelho do MI que está atrás (1º passo);
-coordenar o movimento dos MS com o dos MI;
-manter o olhar dirigido para frente.
AULA 4
Realizar corrridas de 100m, 200m e 400m. Pedir que os alunos observem a coordenação e perda da aceleração nestes percursos. Identificar o por que do cansaço nas provas de 400m e falar sobre a produção de ácido lático e seus efeitos na atividade física. (metabolismo anaeróbico).
Observe o aluno, levando sempre em conta o estágio anterior ao processo que cada um está realizando as atividades, registrando os avanços. A observação atenta permitirá fazer ajustes nas intervenções, solicitando mais ou menos da performance de cada um.
Perguntar como cada um utilizou a acelerações nos percursos e se perceberam a atuação ácido lático.
Proponha também uma auto-avaliação, para que os alunos possam se dar conta da importância das atividades para o próprio desenvolvimento corporal.
Verificar se identificam o que e quais são as provas rasas.
Quatro estrelas 4 classificações
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29/10/2012
Cinco estrelasmuito boa aula.
24/09/2011
Cinco estrelasotimo!
16/08/2010
Cinco estrelasBem desenvolvida sua aula do inicio ao fim....
12/04/2010
Quatro estrelasGostei da forma diferenciada em se usar uma corda para executar os exercícios de aquecimento. Só fico imaginando se as variações não ficaram um pouco complexas para aqueles que nunca usaram a corda ou tem dificuldades em fazer duas coisas ao mesmo tempo? Só este questionamento, no restante achei interessante