Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mudança de discurso: direto e indireto

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Transpor discurso direto para indireto e vice-versa;
  • estabelecer relações entre o narrador e o narratário;
  • resolver exercícios envolvendo mudanças de discurso.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer os elementos básicos da estrutura narrativa;
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • conhecer os tempos verbais;
  • conhecer pronomes e advérbios que se alteram na transposição de discursos.
Estratégias e recursos da aula


- aula no laboratório de informática;
- aula interativa: atividades em pequenos grupos na sala de aula.
- xerox de texto para leitura e exercícios.


AULA 1


ATIVIDADE 1

Como forma de motivação para introdução do tema da aula, o professor deverá reunir os alunos em grupos de três e fazer as seguintes perguntas:
- Quando lemos textos narrativos, vocês já observaram que, ao apresentar os personagens, os autores o fazem de diferentes formas de discurso?
- Vocês poderiam escrever uma pequena história exemplificando essas diferentes formas?
- Essas diferentes formas interferem na compreensão do texto?

ATIVIDADE 2

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a permanecerem no grupo anterior para pesquisarem mais informações sobre discurso direto, discurso indireto confirmando ou refutando as conclusões anteriores, e para resolverem os exercícios propostos no site:


http://caminhodaleitura.blogspot.com/2009/06/o-escritor-e-voce-discurso-direto-e.html


Ainda, no laboratório, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem a pesquisa em um editor de texto.

Importante: O professor deverá ensinar o aluno a fazer paráfrases das informações retiradas dos sites para que eles não se acostumem a copiar textos da internet, confundindo pesquisa com cópia. É importante ressaltar que a paráfrase é a escrita do texto de outro com suas próprias palavras.

AULA 2


ATIVIDADE


Já que essa aula é para alunos do final do ensino fundamental e para alunos do ensino médio, o professor deverá entregar cópias aos alunos o seguinte quadro para orientá-los na resolução do exercício que segue abaixo:

Importante: Apesar desse quadro apresentar regras que devem ser seguidas, o professor deverá estimular os estudantes a refletirem sobre o uso do discurso direto e direto, uma vez que é importante que eles saibam estruturar seus textos sem decorarem as regras.


A passagem do discurso direto a indireto exige alterações gramaticais importantes.
a) Discurso direto                                                                                Discurso indireto

 Verbo no presente do indicativo                                               Verbo no perfeito do indicativo
  Verbo no pretérito perfeito do indicativo                               Verbo no imperfeito do indicativo

   Verbo no imperfeito do indicativo                      &n bsp;                Verbo no mais-que-perfeito do indicativo
   Verbo no imperativo                                                         Verbo no imperfeito do subjuntivo
   Verbo no futuro do pretérito do indicativo                             Verbo no futuro do pretérito do indicativo

b) Os pronomes de 1ª pessoa irão para a 3ª pessoa.
Eu, nós, você(s), senhor (a)(s), meu(s) , minha(s), nosso(a)(s), este(a)(s),isto, isso Ele(s), ela(s), seu(s), sua(s), dele(s), aquele(a)(s), aquilo

c- Os advérbios:
Hoje, ontem, amanhã, aqui, cá, ali, naquele dia, no dia anterior, no dia seguinte, ali, lá

d - O discurso direto geralmente vem acompanhado por verbos dicendi (comentar, resmungar, falar, dizer, pedir, reclamar, interrogar, suplicar... ) os quais identificam a fala do personagem e o modo como ele fala.

Proposta de exercícios:


1- Passe os textos do discurso direto para o indireto.
a-     Paulo disse:
        - Eu vou.


b-     A mulher perguntou:
        - Que dia é hoje?


c -    A garota insistiu:
        - Eu sirvo esse sorvete.


d-     - Meu pai é meu amigo – disse o garoto.


e-     - É aqui que você mora?- ele perguntou.

2- Utilizando as charges abaixo, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam o texto das mesmas no discurso indireto.

CHARGE 1

CHARGE 2

AULA 3

ATIVIDADE 

Atividade de produção de texto em dois momentos:


1. Momento de contação de piadas.

O professor poderá começar contando uma piada e deixar os alunos contarem muitas piadas também. 

2. Momento de produção de texto.

Propor aos alunos que, conforme exercício apresentado no site, escrevam uma pequena história, uma piada, por exemplo, de duas formas, primeiro usando o discurso direto e outra o indireto. Os alunos deverão entregar o texto produzido ao professor para correção.
 

AULA 4


ATIVIDADE

Após a correção, o texto produzido deverá ser socializado com a classe e os melhores enviados ao jornal dos alunos da escola.

Avaliação

A avaliação dar-se-á em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas e, individualmente, por meio da realização da atividade de produção de texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 11/12 - 91.67%
  • Quatro estrelas 1/12 - 8.33%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.