Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O mini - handebol como ferramenta para o ensino do jogo nas aulas de educação física do CAp / UFRJ.

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver os fundamentos básicos do handebol como: passes, arremessos e ritmo trifásico.
Elaborar estratégias táticas de ataque e defesa através do jogo, propriamente dito;
Possibilitar o trabalho de grupo através do debate, do respeito à participação dos colegas e da reflexão do jogo na escola;
Cooperar com o professor dando atenção as explanações das atividades e respeitando as regras apresentadas e discutidas no grupo, procurando contribuir com sugestões e críticas as atividades desenvolvidas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos precisam ter um conhecimento mínimo das regras básicas do handebol, assim como o domínio de fundamentos como passes, arremessos e ritmo trifásico (três passos).

Estratégias e recursos da aula

Iniciando as atividades: Caro Professor, o mini-handebol apresenta regras muito semelhantes ao handebol formal, porém algumas adaptações são feitas com o objetivo de tornar o jogo mais simples, mais lúdico, facilitar a aprendizagem dos gestos motores básicos, oportunizar todos os alunos de participarem igualmente das atividades. O mini – handebol oferece maiores possibilidades de prática, pois não exige muitos recursos e materiais.
Sugestões de medidas: As medidas da quadra podem variar, porém podemos considerar uma quadra de treze metros de largura por vinte metros de comprimento adequado para a prática. A área do gol é determinada por um semicírculo de cinco metros de raio, medidos a partir do centro da baliza. A baliza deve medir três metros de largura e dois metros de altura.
A bola deve ser leve, pode ser uma bola de borracha. O tempo de jogo pode ser fracionado em três períodos. Ao final de cada período a equipe que marcou mais gols, marca um ponto para o seu grupo, no final dos três períodos a equipe que fez mais pontos ganha o jogo.
Formação da equipe: Cada equipe é formada por dez jogadores – meninos e meninas – porém, somente cinco por equipe podem estar na quadra de cada vez, por isso é importante estabelecer um tempo máximo que o aluno pode ficar na quadra, para que todos tenham oportunidade de participar do jogo durante o mesmo tempo. O aluno que estiver com a bola na mão pode permanecer com ela por cinco segundos, só é permitido ao aluno dar três passos com a bola na mão.
Nesta aula todos três grupos jogam um contra o outro, cada jogo pode ter a duração de quinze minutos, com três períodos de quatro minutos, mais um minuto de intervalo entre cada período.

Fonte: http://handebolbh.files.wordpress.com/2009/06/show_foto_peq3.jpg

Dica I - Este tipo de atividade pode proporcionar oportunidades muito interessantes para debates em relação a temas que estão presentes no imaginário do adolescente, tais como:porquê o handebol é o desporto mais praticado nas unidades escolares? Como o(a) aluno(a) deve se portar na relação com meninos e meninas atuando juntos? O jogo sempre esteve presente na vida dos homens, mas, especialmente, na escola, o que aprender através do jogo?

Dica II - Professor, para facilitar o controle do tempo em que cada aluno fica em quadra e evitar que uns joguem muito e outros menos tempo, divida cada equipe em dois grupos mistos de cinco jogadores cada, oriente para que cada grupo de cinco jogadores jogue um período cada, no terceiro período estabeleça um rodízio entre jogadores durante o jogo;

Dica III - Para que os alunos valorizem a participação de todos durante a atividade peça que cada grupo que estiver de fora escolha uma aluno(a) para controlar o tempo de jogo.

Finalizando a aula - Professor, encerre as atividades fazendo uma análise juntamente com os alunos das equipes que melhor se estruturaram para os jogos. Observe com eles que, nem sempre aqueles que tem os alunos(as) mais técnicos vencem as partidas, mas em muitos casos as equipes mais organizadas podem vencer também. Faça algumas analogias com outras atividades, outros esportes e outras áreas socias. Lembre-os que uma boa organização supera muitos limites e, o respeito ao espaço do colega possibilita muitas conquistas.

Recursos Complementares

Consulte o livro:
SANTOS, A.L. P. Manual de Mini – Handebol. São Paulo: Phorte, 2003.

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=R3i63MSgJqY

Avaliação

Professor peça aos alunos do grupo que está de fora da partida que façam uma avaliação sobre os colegas que estão participando do jogo, elaborando um pequeno texto no caderno para um debate na próxima aula. Todos os alunos terão a oportunidade de avaliar os seus colegas e de serem avaliados por eles. Sugira alguns elementos norteadores para esta avaliação, como: a participação do aluno no jogo, a sua relação com os companheiros, a sua relação com os alunos das outras equipes, o respeito às regras e normas pré-estabelecidas, a relação com o professor. Lembre aos alunos o valor e a importância desta responsabilidade de avaliar os colegas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leonardo Gomes de Oliveira Luz, Universidade Federal de Alagoas , Alagoas - disse:
    ltluz@ig.com.br

    25/09/2010

    Cinco estrelas

    Olá Camilo, parabéns pela aula. Contribuição relevante para a nossa área!


  • Danielly Lima Dias, Av. manoel P. , Maranhão - disse:
    danielly_gatinhald@hotmail.com

    30/07/2010

    Cinco estrelas

    Achei muitoo legall esse esporte... por incrivel que pareça,nao conhecia o nome desseesporte... achei muito interresante, hoje passei a ler + sobre ele... gostei pra caramba.! pois estou fazendo um trabalho de Educação Física e dei uma passadinha por aqui..me ajudou e aprendii muitooo.. bjss... valew pela oportunidade..


  • marcel augusto silva de souza, uepb , Paraíba - disse:
    marcel_augusto90@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    olá Camilo, O mini-handebol é uma ótima idéia para os alunos conhecerem de uma forma melhor o esporte e também valores sociais fundamentais para a sua formação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.