16/11/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Desenvolver os fundamentos básicos do handebol como: passes, arremessos e ritmo trifásico.
Elaborar estratégias táticas de ataque e defesa através do jogo, propriamente dito;
Possibilitar o trabalho de grupo através do debate, do respeito à participação dos colegas e da reflexão do jogo na escola;
Cooperar com o professor dando atenção as explanações das atividades e respeitando as regras apresentadas e discutidas no grupo, procurando contribuir com sugestões e críticas as atividades desenvolvidas.
Nesta aula os alunos precisam ter um conhecimento mínimo das regras básicas do handebol, assim como o domínio de fundamentos como passes, arremessos e ritmo trifásico (três passos).
Iniciando as atividades: Caro Professor, o mini-handebol apresenta regras muito semelhantes ao handebol formal, porém algumas adaptações são feitas com o objetivo de tornar o jogo mais simples, mais lúdico, facilitar a aprendizagem dos gestos motores básicos, oportunizar todos os alunos de participarem igualmente das atividades. O mini – handebol oferece maiores possibilidades de prática, pois não exige muitos recursos e materiais.
Sugestões de medidas: As medidas da quadra podem variar, porém podemos considerar uma quadra de treze metros de largura por vinte metros de comprimento adequado para a prática. A área do gol é determinada por um semicírculo de cinco metros de raio, medidos a partir do centro da baliza. A baliza deve medir três metros de largura e dois metros de altura.
A bola deve ser leve, pode ser uma bola de borracha. O tempo de jogo pode ser fracionado em três períodos. Ao final de cada período a equipe que marcou mais gols, marca um ponto para o seu grupo, no final dos três períodos a equipe que fez mais pontos ganha o jogo.
Formação da equipe: Cada equipe é formada por dez jogadores – meninos e meninas – porém, somente cinco por equipe podem estar na quadra de cada vez, por isso é importante estabelecer um tempo máximo que o aluno pode ficar na quadra, para que todos tenham oportunidade de participar do jogo durante o mesmo tempo. O aluno que estiver com a bola na mão pode permanecer com ela por cinco segundos, só é permitido ao aluno dar três passos com a bola na mão.
Nesta aula todos três grupos jogam um contra o outro, cada jogo pode ter a duração de quinze minutos, com três períodos de quatro minutos, mais um minuto de intervalo entre cada período.
Fonte: http://handebolbh.files.wordpress.com/2009/06/show_foto_peq3.jpg
Dica I - Este tipo de atividade pode proporcionar oportunidades muito interessantes para debates em relação a temas que estão presentes no imaginário do adolescente, tais como:porquê o handebol é o desporto mais praticado nas unidades escolares? Como o(a) aluno(a) deve se portar na relação com meninos e meninas atuando juntos? O jogo sempre esteve presente na vida dos homens, mas, especialmente, na escola, o que aprender através do jogo?
Dica II - Professor, para facilitar o controle do tempo em que cada aluno fica em quadra e evitar que uns joguem muito e outros menos tempo, divida cada equipe em dois grupos mistos de cinco jogadores cada, oriente para que cada grupo de cinco jogadores jogue um período cada, no terceiro período estabeleça um rodízio entre jogadores durante o jogo;
Dica III - Para que os alunos valorizem a participação de todos durante a atividade peça que cada grupo que estiver de fora escolha uma aluno(a) para controlar o tempo de jogo.
Finalizando a aula - Professor, encerre as atividades fazendo uma análise juntamente com os alunos das equipes que melhor se estruturaram para os jogos. Observe com eles que, nem sempre aqueles que tem os alunos(as) mais técnicos vencem as partidas, mas em muitos casos as equipes mais organizadas podem vencer também. Faça algumas analogias com outras atividades, outros esportes e outras áreas socias. Lembre-os que uma boa organização supera muitos limites e, o respeito ao espaço do colega possibilita muitas conquistas.
Consulte o livro:
SANTOS, A.L. P. Manual de Mini – Handebol. São Paulo: Phorte, 2003.
Vídeos:
Professor peça aos alunos do grupo que está de fora da partida que façam uma avaliação sobre os colegas que estão participando do jogo, elaborando um pequeno texto no caderno para um debate na próxima aula. Todos os alunos terão a oportunidade de avaliar os seus colegas e de serem avaliados por eles. Sugira alguns elementos norteadores para esta avaliação, como: a participação do aluno no jogo, a sua relação com os companheiros, a sua relação com os alunos das outras equipes, o respeito às regras e normas pré-estabelecidas, a relação com o professor. Lembre aos alunos o valor e a importância desta responsabilidade de avaliar os colegas.
Cinco estrelas 3 classificações
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25/09/2010
Cinco estrelasOlá Camilo, parabéns pela aula. Contribuição relevante para a nossa área!
30/07/2010
Cinco estrelasAchei muitoo legall esse esporte... por incrivel que pareça,nao conhecia o nome desseesporte... achei muito interresante, hoje passei a ler + sobre ele... gostei pra caramba.! pois estou fazendo um trabalho de Educação Física e dei uma passadinha por aqui..me ajudou e aprendii muitooo.. bjss... valew pela oportunidade..
24/03/2010
Cinco estrelasolá Camilo, O mini-handebol é uma ótima idéia para os alunos conhecerem de uma forma melhor o esporte e também valores sociais fundamentais para a sua formação.