19/10/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno aprenderá sobre a história do futebol e da Copa do Mundo. As suas regras e a sua importância para as nações. Esta aula destacará aspectos interdiciplinares, ao tratar de aspectos geográficos, culturais e da educação física.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
AULA 1
Citar fatos relacionados à história do futebol e a realização da Copa do Mundo. Levar informações sobre o País sede da Copa do Mundo, como localização, costumes, população culinária, língua e tradição no futebol.
Questionar os alunos sobre a prática do futebol:
Onde se pratica o futebol?
As regras são as mesmas?
O que muda?
Por que muda?
Relacionar adversários que o Brasil poderá jogar e localização no mapa destes países e do país sede da Copa do Mundo.
Citar as regras do Futebol e reconhecer a Copa do Mundo como um evento que visa integrar diversos países do mundo no esporte.
Aproveitar recortes de jornais, revistas e reportagens para montar um painel com as curiosidads e notícias da Copa do Mundo e deixar que os alunos falem de suas expectativas em relação aos jogos e extrair deles os seus interesses e dúvidas, procurando sana-las no decorrer das aulas.
Pedir que cada grupo apresente seu trabalho explicando os pontos principais e respondendo as perguntas de outros alunos.
AULA 2
Regras oficiais do futebol
Time (quantos jogadores, posição, técnico, massagista, médico e preparador físico);
Função dos juizes e bandeirinhas;
Algumas explicações das regras como:
faltas, penaltis e cartões e vivenciar algumas regras.
A Copa do Mundo
O que é?
Quantas já existiram?
Onde foram realizadas?
Quais os vencedores?
Prêmiação e história da taça e participação do Brasil em todas as Copas do Mundo.
A Copa do Mundo de 2010
Localização - África do Sul;
Como foi a trajetória do Brasil para chegar lá?;
Dias dos jogos;
Jogadores do Brasil e Comissão técnica.
AULA 3
Propor pequenos jogos e confrontos com as regras oficiais.
JOGO 1
Ataque e defesa
dividir 2 equipes;
dividir cada equipe em ataque e defesa;
os jogadores de ataque e defesa ficam em cada metade do campo, não podendo voltar ou ultrapassar a linha mediana;
segue os jogo com estas regras.
As regras do jogo adotadas pretendem fazer com que os alunos percebam que devem se utilizar do coletivo como estratégia, já que os alunos não terão como tentar ficar sozinhos com a bola durante um jogo.
JOGO 2
Jogo de 2 toques
Cada jogador não pode dar mais de 2 toques na bola.
JOGO 3
Jogo do goleiro
Quem fizer o gol torna-se goleiro.
AULA 4
Dividir a turma em quatro times que o Brasil poderá enfrentar na Copa do Mundo e realizar um mini torneio com dez minutos de duração para cada jogo e com eliminatória simples
Ao término das aulas, verificar e conversar com a turma, o que identificaram sobre a história do futebol, sobre as Copas do Mundo e sobre as regras. Verificar se identificaram as adaptações as regras e o porque de seus usos. Discutir fontes de pequenos jogos em que as regras impõe a maior participação de todos (2 toques). Que o jogador não seja "fominha" e outros de modo a verem o futebol como forma de interação entre os jogadores.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/06/2010
Cinco estrelasParabéns! Gostei muito do projeto.
17/05/2010
Cinco estrelasParabéns! Seu projeto é excelente
10/05/2010
Quatro estrelasMuito Boa ,Parabéns!
30/04/2010
Cinco estrelasÓTIMA.... VALEU...!!!!