06/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno aprenderá a identificar o gênero textual receita, a utilizar esse texto, quando necessário, em situações de preparo de alimentos; entendendo, portanto, sua utilidade nas práticas sociais.
Será necessário que o aluno tenha um conhecimento inicial em relação ao sistema de escrita (posição direita para esquerda, relação som-letra) e que ele esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1:
Para iniciar o assunto “receita”, o professor deverá preparar, juntamente com seus alunos, um bombom caseiro:
Bombom caseiro
Ingredientes:
200g de leite em pó
200g de achocolatado
1 xícara de açucar cristal
2 colheres de sopa de leite condensado
mais ou menos 1 copo de água
Modo de fazer:
Misture o leite em pó, o achocolatado e o leite condensado. Acrescente a àgua aos poucos, na quantidade que for necessária. Enrole os docinhos e passe açucar cristal.
Rendimento:
Mais ou menos 30 docinhos pequenos.
Essa receita poderá ser realizada na sala de aula, ou em outro espaço de escolha do professor, uma vez que não precisa ser levada ao fogo ou à geladeira. Assim, o professor informará aos alunos que irá preparar, com a ajuda deles, um delicioso bombom, fazendo algumas perguntas dirigidas como, por exemplo:
- O que eu preciso, inicialmente, para fazer algum prato gostoso?
- Se vou fazer um bombom o que preciso comprar?
Aos poucos, os alunos deduzirão que será necessária uma receita para preparar a guloseima.
O professor deverá, então, ler a receita e a medida que for lendo, colocará os ingredientes, preparando o bombom.
Após o término da receita, os alunos poderão saboreá-la, fazendo comentários sobre o rendimento
Momento 2
O professor distribuirá a receita escrita para os alunos lerem e colarem no caderno; enfatizando, nesse momento, as partes básicas que uma receita precisa para se tornar clara: título, ingredientes, modo de preparo e rendimento. O professor poderá ainda, explicar a importância da receita, com todos os passos necessários, como forma de preparar um prato.
Ao final da aula, o professor poderá avaliar os alunos, realizando perguntas (orais) como:
- Para prepararmos um prato, utilizamos qual texto?
- Esse texto é dividido em partes, quais são essas partes?
- Na parte ingredientes, quais são as informações necessárias que devem aparecer (Resposta: quantidade, tipo do produto, marca do produto).
- Qual a diferença de uma receita para uma história, por exemplo? (Resposta: A informação, o conteúdo, a organização do texto)
- Quem lê uma receita? (Quem precisa preparar um prato, quem gosta de comida)
- Quem escreve? (Quem quer mostrar para alguém como se prepara um prato ou quem quer registrar uma receita nova que aprendeu)
Essas perguntas serão direcionadas à turma e o professor poderá escolher qual oaluno que responderá ou esperará que eles se manifestem.
Nesse momento, o professor avaliará o interesse da turma pelo assunto, bem como as respostas, interferindo e acrescentando algumas informações para completar as respostas, se necessário. Será também uma oportunidade a mais de fixar o conteúdo, na medida em que os alunos refletirão sobre as questões suscitadas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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24/03/2010
Cinco estrelasQue deliciosa essa aula. Trabalhar com gêneros discursivos em sala de aula é muito bom para que os alunos percebam o uso social da língua. Parabéns à autora.
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilhosa e prática, gostei muito e vou trabalhar com meus alunos.