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O verdadeiro vilão da dengue

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cláudio Ernesto Sebata;

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aedes egypti – histórico, transmissor, ciclo de vida;
• Identificar os principais sintomas da dengue;
• Identificar as principais formas de prevenção e tratamento da dengue
Duração das atividades
Uma aula de 3 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Doenças no ser humano.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  •  Aedes egypti – histórico, transmissor, ciclo de vida - dengue: sintomas, prevenção, tratamento.

Recurso educacional:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/716/imagens/Set_3_f1.jpgDengue

 

Este site funciona como banco de informações que podem ser utilizados para pesquisa.

http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=346&sid=32

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/716/imagens/Set_3_f2.jpg

 

Preparando a aula:


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de a aula começar acesse o recurso http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf
Aparecerá a seguinte janela (Programa baixado) em cada computador:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/716/imagens/Set_3_f1.jpg


Neste programa há os seguintes tópicos a serem explorados:

  1. Dengue: histórico, mosquito, doença.
  2. Combate: como combater a doença e preventivo;
  3. Tratamento: os sintomas e orientações para o tratamento;
  4. Teste: avaliação do grupo

Desenvolvendo a aula:

Feito isso, inicie a aula.
Na sala de aula, pergunte a turma se todos conhecem a dengue e como podemos evitá-la? Haverá inúmeras respostas, e após ouvi-las, faça então um desafio – solicite que eles pesquisem os seguintes tópicos:

  1. Dengue: histórico, mosquito, doença.
  2. Combate: como combater a doença e preventivo;
  3. Tratamento: os sintomas e orientações para o tratamento;

Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas – você, professor(a) pode permitir que os alunos as montem ou você pode montá-las. (explique como uma dupla deve trabalhar em conjunto, ou seja, que cada um é importante e que deve haver um respeito mútuo entre eles e que as tarefas deverão ser feitas em conjunto).
No laboratório de informática, faça que cada grupo explore o atalho do programa sobre dengue (já devidamente criado) ou se preferir, faça que os alunos acessem a página do RIVED e eles mesmos baixem o programa sobre dengue (conforme orientações acima citadas). Oriente a dupla quanto a exploração do site. Peça que eles não acessem o item Teste e explique que eles terão cerca de 30 minutos para acessar todo o programa. Caso seja necessário, oriente os alunos quanto a compreensão dos conceitos apresentados no programa. Após o término desse prazo peça que os grupos acessem o item teste para faze-lo (lembre os alunos a raciocinarem ao escolherem a resposta – falso ou verdadeiro – e que não devem chutar a resposta). Fale para o grupo que eles devem fazer esse teste somente uma vez e aguardar você, professor(a), anotar o resultado.
Em seguida, peça para a turma fazer um círculo e discuta novamente o assunto (brevemente), reiterando as perguntas feitas no início da aula. Solicite a participação de todos e incentive-os a responder tais questões. Essa discussão deve durar, no máximo, 30 minutos.
Para a finalização do assunto, peça que cada grupo elabore um folder, cartilha e/ou cartaz sobre o assunto. Para um maior aprofundamento do mesmo, você pode sugerir que eles façam uma pesquisa na internet sobre o assunto (veja recursos complementares – sites) digitando “dengue” (fique atento sobre a fidedignidade/validade das informações obtidas nos sites, dê preferência a sites de universidades e/ou entidades que entendam do assunto) ou acessar o site
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=346&sid=32 (já com atalho no desktop) para obter maiores informações sobre a dengue.
Você, professor(a), ao solicitar que o grupo elabore um folder sobre o assunto pode introduzir, neste momento, o conceito de frases, parágrafos, etc., ou seja, conceitos ligados à Língua Portuguesa. Além disso, faz-se necessário especificar assuntos para a montagem do folder, ou seja, você, professor(a) deve criar/elaborar a estrutura do folder, por exemplo:


MODELO DE FOLDER
Capa: título, figura, nome dos alunos, série, turma, nome do(a) professor(a), nome da instituição de ensino, data e local.

  • Conteúdo:
  • Dengue: histórico
  • Doença: tipos e seus sintomas;
  • Mosquito: Aedes egypti como principal transmissor da dengue, seu histórico e seu ciclo de vida;
  • Combate: como combater a doença e preventivo;
  • Tratamento: os sintomas e orientações para o tratamento;
  • Agradecimentos e colaboradores

Além disso, você, professor(a), pode introduzir conceitos ligados à manipulação correta do programa de editor de textos. Grave o produto do grupo e o imprima.

Atividades complementares:

  1. Você pode discutir o que o Governo Brasileiro, o seu governo estadual/municipal/distrital e o que você estão fazendo para evitar proliferação da dengue na sua cidade;
  2. Propor que os alunos façam uma campanha para evitar a dengue na sua cidade/município/cidade (por meio de uma campanha na comunidade escolar e/ou, na reunião de pais, cada turma irá conscientizar os pais da turma ao lado sobre esta questão e/ou outra atividade social);
  3. Expor todo o material produzido na feira de ciências.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita das seguintes maneiras:
1. Discussão sobre o assunto na turma;
2. O grupo pode realizar o teste proposto no programa (possui dez questões)
3. Elaboração de um cartaz/folder no computador sobre o assunto pelos alunos (utilizando programas de edição de texto nos sistemas Windows e Linux);
4. Elaboração de uma Campanha para combater a dengue na comunidade escolar.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • sanny, particular , São Paulo - disse:
    sannyfbg@hotmail.com

    09/09/2013

    Cinco estrelas

    meu filho apresentará o tema dengue na sua feira de ciencias. A aula foi muito elucidativa. Obrigada


  • Debora dos Santos, Colégio Estadual Marcilio Dias , Rio de Janeiro - disse:
    britodebor@pop.com.br

    29/03/2010

    Cinco estrelas

    O artigo e excelente e meajudou muito pois vou fazer um projeto sobre dengue e estava meio perdida.


  • deriamaria, geraldo napoleao , Goiás - disse:
    deriamaria@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei essa sugestao de aula sobre a dengue.


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