Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os estados afetivos exprimidos pela música/dança

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem por objetivo: identificar a música e a dança como meios de expressão dos estados afetivos e das sensações corporais.
Duração das atividades
1 aula de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A compreensão do conceito de ritmo.

Estratégias e recursos da aula
                               

Espaço: nem restrito, nem amplo, o suficiente para a turma movimentar-se livremente.
Materiais: aparelho de som que toque CD’s e CD’s de variados ritmos musicais.



Atividade 1

"A música e as sensações."
Colocar no aparelho de som CD’s com diversos ritmos de músicas: (COLOCAR 1 MÚSICA ROMÂNTICA, 1 ELETRÔNICA, 1 DE ROCK, 1 DE AXÉ, 1 DE BOLERO) românticas (tranqüilidade), eletrônicas (agitação) , rock (raiva), axé (alegria), bolero (tristeza), dentre outras. Pedir à turma que preste atenção nas sensações que as batidas das músicas trazem para eles. Logo em seguida, em círculo, promover uma discussão com os alunos a respeito do que sentiram ao ouvir cada música, relacionando as sensações com os ritmos musicais. (aprox. 20 min.)

Atividade 2

"O ritmo no corpo."
Perguntar aos alunos: O que é dança? Colocar novamente as músicas e pedir à turma que movimente o corpo de acordo com o que sentiram ao escutar os diversos ritmos. Reunir os alunos e indagá-los se aqueles movimentos que acabaram de fazer seriam de dança e porquê. (aprox. 20 min.)

 

Atividade 3

A dança e os sentimentos

Conversar com os alunos a relação da música, da dança e dos sentimentos. (aprox. 10 min.)

Atividade 4

Vivenciando os sentimentos na dança

Vivenciar os ritmos apresentados acima (românticas, eletrônicas, rock, axé e bolero), relacionando seus movimentos característicos, sistematizando-os, com os sentimentos sugeridos por elas.

Sugestão:

Românticas- movimentos leves, envolventes, geralmente dançadas a dois.

Eletrônicas-movimentos fortes que acompanham as batidas.

Rock-movimentos agressivos.

Axé-grande movimentação dos braços demonstrando alegria.

Bolero-movimentos leves, dançado a dois de forma um pouco arrastada.

(aprox.10 min.)

Avaliação
Dividir os alunos em grupos. Colocar diversos ritmos no aparelho de som e pedir para que cada grupo, um de cada vez, exprima seus sentimentos de acordo com a música tocada.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.