01/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
A compreensão do conceito de ritmo.
Espaço: nem restrito, nem amplo, o suficiente para a turma movimentar-se livremente.
Materiais: aparelho de som que toque CD’s e CD’s de variados ritmos musicais.
"A música e as sensações."
Colocar no aparelho de som CD’s com diversos ritmos de músicas: (COLOCAR 1 MÚSICA ROMÂNTICA, 1 ELETRÔNICA, 1 DE ROCK, 1 DE AXÉ, 1 DE BOLERO) românticas (tranqüilidade), eletrônicas (agitação) , rock (raiva), axé (alegria), bolero (tristeza), dentre outras. Pedir à turma que preste atenção nas sensações que as batidas das músicas trazem para eles. Logo em seguida, em círculo, promover uma discussão com os alunos a respeito do que sentiram ao ouvir cada música, relacionando as sensações com os ritmos musicais. (aprox. 20 min.)
"O ritmo no corpo."
Perguntar aos alunos: O que é dança? Colocar novamente as músicas e pedir à turma que movimente o corpo de acordo com o que sentiram ao escutar os diversos ritmos. Reunir os alunos e indagá-los se aqueles movimentos que acabaram de fazer seriam de dança e porquê. (aprox. 20 min.)
A dança e os sentimentos
Conversar com os alunos a relação da música, da dança e dos sentimentos. (aprox. 10 min.)
Vivenciando os sentimentos na dança
Vivenciar os ritmos apresentados acima (românticas, eletrônicas, rock, axé e bolero), relacionando seus movimentos característicos, sistematizando-os, com os sentimentos sugeridos por elas.
Sugestão:
Românticas- movimentos leves, envolventes, geralmente dançadas a dois.
Eletrônicas-movimentos fortes que acompanham as batidas.
Rock-movimentos agressivos.
Axé-grande movimentação dos braços demonstrando alegria.
Bolero-movimentos leves, dançado a dois de forma um pouco arrastada.
(aprox.10 min.)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!