16/10/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Apreender o que é stop motion
Aprender a executar a ferramenta de animação stop motion
Dominar o uso da ferramenta stop motion em sua própria produção
Conhecimentos gerais sobre:
cinema
vídeo
fotografia
animação
STOP MOTION
AULA 01:
INTRODUÇÃO
O "stop motion" é uma técnica básica, que depende muito mais do olhar e da sensibilidade dos alunos do que do domínio de ferramentas. Isso porque o programa que vamos usar, o Windows Movie Maker, não nos dá muitos recursos. O desafio vai ser driblar essa falta de recursos.
Não entrarei aqui na história do stop motion nem do vídeo/cinema digital. Mas disponibilizo para vocês um link pra quem quiser pesquisar e saber um pouco mais sobre essas transformações geradas pela passagem do analógico para o digital. Suas vantagens e desvantagens.
http://lazer.hsw.uol.com.br/cinema-digital.htm
Stop-motion é basicamente movimento com imagens paradas. Por definição, cinema também seria isso. A diferença aqui é que nós captaremos as imagens uma a uma, com câmera fotográfica, para formar os frames que seriam captados em sequência automaticamente se estivéssemos usando uma câmera de vídeo.
O que acontece com o stop-motion é um fenômeno psicológico no qual o nosso cérebro apaga os vazios entre uma fotografia e outra. Diferentemente do corte feito em vídeo, onde quanto mais diferente é um ângulo de captação para o outro o nosso cérebro não estranha o corte e apaga essa passagem. Aqui o que faz nosso cérebro apagar esses vácuos, é quando as passagens de fotogramas se dão com imagens muito parecidas, ou quando elas são ligadas por elementos parecidos, como formas e cores.
Em alguns momentos vão sim, acontecer cortes completamente diferentes, seguindo a técnica do vídeo, principalmente quando da mudança de cenas.
Existem 3 possibilidades básicas de resultado que poderemos alcançar:
• Vídeoarte
• Vídeoclipe
• Curta metragem.
Vídeoarte não precisa de roteiro, nem de narrativa, nem de passar nenhum sentido lógico. É a arte pela arte, e o vídeo é usado simplesmente como linguagem, ou seja, como plataforma para arte se manifestar, como seria a pintura, gravura, escultura, fotografia.
Vídeoclipe geralmente é feito a partir de uma música. Em alguns casos é a ilustração da letra dessa música. Hoje em dia sabemos que existem milhares de possibilidades, e se torna mais importante passar uma idéia ou conceito da banda/cantor do que simplesmente ilustrar uma letra.
O curta metragem é um vídeo de até 20 min, mais do que isso é média. Sendo que o média é o mais perigoso dos tamanhos. O curta já necessita de roteiro, narrativa, ou pelo menos um argumento (idéia) que o amarre.
Essas são três possibilidades, mas a mistura dos três também é totalmente possível e bem vinda. Depois do advento o digital, podemos fazer qualquer coisa, com ou sem sentido lógico. Ainda podemos veicular tudo o que quisermos no site youtube, seguindo as regras dele, obviamente. O desafio agora é conseguir público para assistir ao que produzimos.
Pequenas coordenadas para produção de um vídeo:
Vocês devem se preocupar com temas que sejam mais universais, mais comuns a todas as pessoas, se quiserem atingir mais delas. Agora, se quiserem passar uma idéia na qual vocês acreditam, não importando se o outro vai gostar, entender ou se identificar, também é válido.
Atentar para os elementos que estruturam a narrativa:
O que?
Quem?
Onde?
Por que?
Como?
Descritivo – coloca o espectador dentro do ambiente. Geralmente são grandes. A que distância cinematográfica vai ser colocado o espectador? A ação ainda é sem importância. É pegar o espectador e mostrar as coisas.
Narrativo – começa a dramatizar, encadear os fatos. A ação começa a ter importância, o que se está fazendo? (correndo, dançando, lutando) A distância cinematográfica é mediana.
Psicológico – mostra os sentimentos do personagem, cria empatia e identificação com vilões ou mocinhos. Essa projeção e identificação no atraem. A partir do momento que aproxima, mais psicológico fica. Não se vê mais braços e pernas e sim a respiração, expressão, o sentimento do sujeito. A distância cinematográfica é pequena.
O segredo é dosar os planos.
Lembrar que visão estética é totalmente ligada à visão de mundo da pessoa.
Dialética em repouso: São os filmes com imagens estáticas, mas que sugerem movimento.
ASSINTINDO AOS VÍDEOS:
http://www.youtube.com/watch?v=tAVn0Urtc7U
http://www.youtube.com/watch?v=yzcXCStI5u4
Aula 02:
Nesta aula os alunos captarão as imagens fotográficas. Lembrar que tem de ser um número bem grande de imagens em sequência.
Aula 03:
Nesta aula os alunos irão fazer a edição das imagens no programa windows movie maker. O programa tem um tutorial com uma linguagem bem simples.
Aula 04:
Nesta aula serão exibidos e debatidos os filmes dos alunos.
CÂMERA FOTOGRÁFICA
COMPUTADOR COM O PROGRAMA WINDOWS MOVIE-MAKER
DATA SHOW ou OUTRO SISTEMA DE EXIBIÇÃO
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2012
Quatro estrelasAula simples, completa e interessante. Parabéns!