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STOP MOTION DIGITAL

 

16/10/2009

Autor e Coautor(es)
Paula Velloso Pereira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreender o que é stop motion

Aprender a executar a ferramenta de animação stop motion

Dominar o uso da ferramenta stop motion em sua própria produção

Duração das atividades
03 a 04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos gerais sobre:

cinema

vídeo

fotografia

animação

Estratégias e recursos da aula

STOP MOTION

AULA 01:

INTRODUÇÃO

O "stop motion" é uma técnica básica, que depende muito mais do olhar e da sensibilidade dos alunos do que do domínio de ferramentas. Isso porque o programa que vamos usar, o Windows Movie Maker, não nos dá muitos recursos. O desafio vai ser driblar essa falta de recursos.

Não entrarei aqui na história do stop motion nem do vídeo/cinema digital. Mas disponibilizo para vocês um link pra quem quiser pesquisar e saber um pouco mais sobre essas transformações geradas pela passagem do analógico para o digital. Suas vantagens e desvantagens.

http://lazer.hsw.uol.com.br/cinema-digital.htm

Stop-motion é basicamente movimento com imagens paradas. Por definição, cinema também seria isso. A diferença aqui é que nós captaremos as imagens uma a uma, com câmera fotográfica, para formar os frames que seriam captados em sequência automaticamente se estivéssemos usando uma câmera de vídeo.

O que acontece com o stop-motion é um fenômeno psicológico no qual o nosso cérebro apaga os vazios entre uma fotografia e outra. Diferentemente do corte feito em vídeo, onde quanto mais diferente é um ângulo de captação para o outro o nosso cérebro não estranha o corte e apaga essa passagem. Aqui o que faz nosso cérebro apagar esses vácuos, é quando as passagens de fotogramas se dão com imagens muito parecidas, ou quando elas são ligadas por elementos parecidos, como formas e cores.

Em alguns momentos vão sim, acontecer cortes completamente diferentes, seguindo a técnica do vídeo, principalmente quando da mudança de cenas.


Existem 3 possibilidades básicas de resultado que poderemos alcançar:

• Vídeoarte
• Vídeoclipe
• Curta metragem.


Vídeoarte não precisa de roteiro, nem de narrativa, nem de passar nenhum sentido lógico. É a arte pela arte, e o vídeo é usado simplesmente como linguagem, ou seja, como plataforma para arte se manifestar, como seria a pintura, gravura, escultura, fotografia.


Vídeoclipe geralmente é feito a partir de uma música. Em alguns casos é a ilustração da letra dessa música. Hoje em dia sabemos que existem milhares de possibilidades, e se torna mais importante passar uma idéia ou conceito da banda/cantor do que simplesmente ilustrar uma letra.


O curta metragem é um vídeo de até 20 min, mais do que isso é média. Sendo que o média é o mais perigoso dos tamanhos. O curta já necessita de roteiro, narrativa, ou pelo menos um argumento (idéia) que o amarre.

Essas são três possibilidades, mas a mistura dos três também é totalmente possível e bem vinda. Depois do advento o digital, podemos fazer qualquer coisa, com ou sem sentido lógico. Ainda podemos veicular tudo o que quisermos no site youtube, seguindo as regras dele, obviamente. O desafio agora é conseguir público para assistir ao que produzimos.

Pequenas coordenadas para produção de um vídeo: 

  • Escolha do Tema:

Vocês devem se preocupar com temas que sejam mais universais, mais comuns a todas as pessoas, se quiserem atingir mais delas. Agora, se quiserem passar uma idéia na qual vocês acreditam, não importando se o outro vai gostar, entender ou se identificar, também é válido.

  •  Corte:
    Um plano é feito de dois cortes. Toda história é uma seleção de elementos que interessam ao cineasta ou ao público.
  • Roteiro:Define a narrativa. Toda história é uma fatia. As emoções são fixadores de memória. Coisas que dizem do humano emocionam, pois todos se identificam.
  • Narrativa:
    É a dramatização, são os fatos encadeados, o desdobramento da história. Ao narrar um fato, c ada narrador reconstrói e ordena o mundo à sua imagem e conveniência. Geralmente o seu discurso é sobre algo próximo a você. Mostra muito de sua ideologia, sua forma de ver o mundo.

Atentar para os elementos que estruturam a narrativa:

O que?
Quem?
Onde?
Por que?
Como?

  • Plano:
    São três dimensões de planos que dominam uma história:


Descritivo – coloca o espectador dentro do ambiente. Geralmente são grandes. A que distância cinematográfica vai ser colocado o espectador? A ação ainda é sem importância. É pegar o espectador e mostrar as coisas.

Narrativo – começa a dramatizar, encadear os fatos. A ação começa a ter importância, o que se está fazendo? (correndo, dançando, lutando) A distância cinematográfica é mediana.

Psicológico – mostra os sentimentos do personagem, cria empatia e identificação com vilões ou mocinhos. Essa projeção e identificação no atraem. A partir do momento que aproxima, mais psicológico fica. Não se vê mais braços e pernas e sim a respiração, expressão, o sentimento do sujeito. A distância cinematográfica é pequena.


O segredo é dosar os planos.
Lembrar que visão estética é totalmente ligada à visão de mundo da pessoa.


Dialética em repouso: São os filmes com imagens estáticas, mas que sugerem movimento.

ASSINTINDO AOS VÍDEOS:

http://www.youtube.com/watch?v=uuGaqLT-gO4&eurl=http%3A%2F%2Fsobrearte%2Eblog%2Ecom%2Fv%C3%83%C2%ADdeo%2F&feature=player_embedded#t=446

http://www.youtube.com/watch?v=tAVn0Urtc7U

http://www.youtube.com/watch?v=yzcXCStI5u4

Aula 02:

Nesta aula os alunos captarão as imagens fotográficas. Lembrar que tem de ser um número bem grande de imagens em sequência.

Aula 03:

Nesta aula os alunos irão fazer a edição das imagens no programa windows movie maker. O programa tem um tutorial com uma linguagem bem simples.

Aula 04:

Nesta aula serão exibidos e debatidos os filmes dos alunos.

Recursos Complementares

CÂMERA FOTOGRÁFICA

COMPUTADOR COM O PROGRAMA WINDOWS MOVIE-MAKER

DATA SHOW ou OUTRO SISTEMA DE EXIBIÇÃO

Avaliação
O professor deverá avaliar a participação, entendimento e comprometimento do aluno durante as aulas.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • silwany, Nucleo de Ensino , Acre - disse:
    sil-faino@hotmail.com

    12/09/2012

    Quatro estrelas

    Aula simples, completa e interessante. Parabéns!


Sem classificação.
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