10/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Essa aula tem por objetivos:
a)Identificar a música e a dança na vida dos alunos;
b)experimentar brincadeiras que tenham no contexto a música e a dança;
c) conhecer outras brincadeiras cantadas e/ ou dançadas.
Espaço: nem restrito, nem amplo, o suficiente para que os alunos consigam brincar.
Materiais: bola e corda
Identificando a música na vida dos alunos
Conversar com os alunos fazendo os seguintes questionamentos:
a) A música e a dança fazem parte da vida de vocês?
b) De que forma? (se a resposta for sim)
Se a resposta for não, cantar para eles alguma brincadeira com música que eles conhecem muito, como, por exemplo, “atirei o pau no gato”, "cai-cai balão”, dentre outras. Assim compreenderão que a música e a dança são integrantes de suas vivências cotidianas. (aprox. 10 min.)
Selecionando brincadeiras
Pedir à turma que liste jogos e brincadeiras com música e/ou dança que eles costumam brincar na rua, na escola, em casa, com os colegas.(aprox. 10 min.)
Vivenciando as brincadeiras
Vivenciar as brincadeiras selecionadas pelos alunos na atividade anterior(se eles não tiverm selecionado nenhuma utilizar os exemplos da atividade 1)
Vivenciando novas brincadeiras
Sugerir mais algumas brincadeiras, envolvendo música, que não tenham sido citadas pela turma.
http://www.youtube.com/watch?v=xX93k7-0HgU
http://www.youtube.com/watch?v= T4cCAA3AYnQ
http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8
http://www.youtube.com/watch?v=R6o42t4VkZ0
http://www.youtube.com/watch?v=My_Yxw0K0Yg
Criando brincadeiras
Dividir a turma em grupos, pedindo-lhes para que criem uma brincadeira com música e/ou dança utilizando materiais, como bola ou corda, ou na forma de pique. (aprox. 20 min.)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!