Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais da Fauna Brasileira em processo de Extinção

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cláudio Ernesto Sebata

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as principais características da Fauna Brasileira;
• Compreender o conceito de extinção e relacionar com os principais animais ameaçados de extinção;
Duração das atividades
1 aula de cinco horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Classificação dos seres vivos.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Animais em extinção

Recursos educacionais:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/717/imagens/Set_4_f1.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/717/imagens/Set_4_f2.jpg

 

Preparando a aula:

Aula 1 – antes do recreio (3h)


Professor(a), esta aula deve ser desenvolvida na sala de informática. Antes de a aula começar acesse o site http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm, explore-o e crie um atalho de forma que fique disponível no desktop de cada computador. Neste site há informações sobre o tema, ou seja, a definição de preservação e a sua importância, também consta uma lista dos principais animais da fauna brasileira ameaçadas de extinção e ao clicar no nome do animal, abre-se outra janela onde há a sua foto.
Também, acesse o site
http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm explore-o e crie um atalho de forma que fique disponível no desktop de cada computador. Esta é site possui um jogo que aborda o tema animais em extinção desenvolvido pelo IBGE e será utilizado na aula 1, após o horário de recreio/intervalo.
Introduzindo a aula:

Na sala de aula, pergunte a turma se todos conhecem a fauna brasileira. Provavelmente os alunos irão citar exemplos dos animais e direcione a seguinte pergunta: O que é Fauna? O que é extinção? Discuta o assunto com os alunos.
Lembrando que para esta aula o conceito de Fauna e Flora não deve ser muito complexo e o suficiente para que o aluno a compreenda, pode-se conceituar Fauna como o conjunto de espécies animais de um determinado país ou região. A Legislação Ambiental divide a Fauna em dois tipos: a Fauna Silvestre e a Fauna Nativa. E a Extinção é o desaparecimento de todos os indivíduos de uma determinada espécie.

Desenvolvendo a aula:

Após definir esses dois termos com os alunos (por meio de uma troca de informações) comunique que a aula será no laboratório de informática (ambiente informatizado) e que o trabalho será desenvolvido em duplas – você, professor(a) pode permitir que os alunos as montem ou você pode montá-las. (explique como uma dupla deve trabalhar em conjunto, ou seja, que cada um é importante e que deve haver um respeito mútuo entre eles e que as tarefas deverão ser feitas em conjunto).
No laboratório de informática, separe faça que cada grupo explore o atalho do site http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm (já devidamente criado). Oriente a dupla quanto à exploração do site.
Em seguida peça que a dupla selecione cinco animais da fauna brasileira (que possuem o nome sublinhado) e solicite que o grupo clique nesses nomes. Em seguida irá abrir uma outra página onde encontrarão: nome científico do animal (entre parênteses a classificação de acordo com o pesquisador e em que ano foi realizado), a família a que pertence, o nome popular e a sua fotografia.
Peça que os alunos, após terem selecionado os cinco animais, que os desenhem utilizando um programa de edição de desenhos (por exemplo o Paint no sistema Windows e o Painttux no sistema Linux) e que insira o nome do grupo e o nome do animal (científico e popular).
Neste momento você pode explorar conteúdos da Educação Artística como as cores a serem utilizadas, os tipos de traço, tipo de pintura utilizada (spray, pincel, lápis, etc) e o tipo de desenho (natureza morta). Imprima esses desenhos e os guarde para a aula seguinte.

Aula 2 - após o recreio (3h)


Na sala de aula, debata com a turma a razão de se preservar a fauna brasileira. Entregue os desenhos feitos na aula anterior (aula 1 – antes do recreio) para o grupo. Inicie o debate com questões como: Por que há a necessidade de preservarmos a fauna brasileira? Que animais estão em processo de extinção? O que podemos fazer para evitar que esses animais sejam extintos? O que é preservação? Faça que cada grupo fale sobre o assunto e apresente os anima is q ue desenharam. Anote algumas respostas no quadro e após esse debate comunique aos alunos que eles retornaram ao laboratório de informática (ambiente informatizado) e que eles irão explorar o site http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm
Este site contém um jogo lúdico sobre o tema (Fauna em extinção) e pode ser utilizado para a finalização da mesma. A dupla pode joga-la em conjunto um desafiando o outro (cada um com direito a uma jogada). Nesse jogo há vários níveis e que somente serão alcançados após a finalização do anterior. Você, professor(a) pode avaliar pelo menos a capacidade mnemônica do grupo neste jogo, além de solicitar que os alunos identifiquem cada um dos animais em processo de extinção.
.

Atividades complementares:

  1. Você pode discutir o que o Governo Brasileiro, o seu governo estadual/municipal/distrital e o que nós estamos fazendo para evitar a extinção de alguns animais da fauna brasileira;
  2. Propor que os alunos façam uma campanha para evitar a extinção da fauna brasileira da sua região/município/cidade;
  3. Expor todo o material produzido na feira de ciências;
  4. Desenvolver um jogo conforme artigo JOGO DIDÁTICO-ECOLÓGICO APLICADO A ALUNOS DO QUINTO CICLO: CONHECENDO A NOSSA FAUNA - Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu – MG.
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita das seguintes maneiras:
1. Discussão sobre o assunto;
2. Campanha para a preservação da fauna brasileira (complementar)
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.