Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transpondo uma história narrada para o gênero receita

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a produzir, a partir de uma história narrada, uma receita culinária

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha compreendido as sigularidades do gênero Receitas (As partes que a compõe, a função e o conteúdo relacionado a culinária), e que ele esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1
Oficina Literária: Os alunos, sentados em círculo, farão a leitura silenciosa do livro ou texto.

Livro: "O bolo de Belinha" (GÓES, Lúcia Pimentel. O bolo de Belinha.Scipione. 1988) ou entrega da reprodução do texto do livro com a referência.

O bolo de Belinha

Belinha gosta de bala.Gosta de bala e de bolo. Belinha adora brincar de casinha. Ela é sempre a cozinheira.
Belinha tem uma amiga, seu nome é Diva.
Diva gosta de doce. Gosta de doce de abóbora, de doce de batata-doce, de bananada, de goiabada.
Diva vai para a casa de Belinha:
__ Belinha, vamos brincar de dona-de-casa?
__ Oba! Vamos sim. Vamos fazer um bolo gostoso. Um bolo de verdade.
A mãe de Belinha está ocupada. Ela arruma a casa. As crianças desarrumam a cozinha.
Belinha começa o bolo:
__ Diva, me dá a farinha.
Belinha pega uma bacia. Derrama o pacote de farinha. Diva bate um montão de ovos.
Belinha mistura a farinha e os ovos. Junta três copos de leite.
Mamãe sempre fala:
__ Falta a pitada de sal
Belinha bota no bolo duas colheres de sal. Agora o coco ralado. Depois o chocolate para dar gosto.
E tudo bem misturado!
Uma lata de fermento para o bolo crescer. Belinha derrama a massa em duas formas:
__ Agora é só assar!
A massa cresce. Derrama pelas beiradas. Sai pela porta do forno. Derrama pelo chão da cozinha.
O gato Bolinha lambe o mingau do chão.
A mãe de Belinha aparece:
__Deus meu, que bagunça! Belinha, o que você fez?
__ Um bolo mamãe!
__ Ficou tão bom que cresceu demais! Olhe como o bolinha come com gosto. Ele gosta do meu bolo.

Os alunos poderão ler a história, individualmente; em seguida, a professora fará a leitura em voz alta, tecendo comentários sobre a narrativa. Ao final da leitura, a turma poderá discutir porque o bolo não deu certo, relembrar os ingredientes, o modo de preparo e conversar a respeito da importância de seguir os passos de uma receita e de colocar as quantidades certas dos ingredientes, etc.

Momento 2
Escrita coletiva da receita do bolo de Belinha, no caderno, a partir da história (Enfatizar que esta não é uma "receita real", na medida em que, se seguirmos passo a passo não teremos um alimento bom para saborearmos).

Momento 3
Apresentação da receita "Bolo do coração" (xerox), como texto complementar, o qual está estruturado em forma de receita culinária.

Bolo do coração

Ingredientes:
2 xícaras de afeto
1 xícara cheia de compreensão
1 xícara de amor
1 copo grande derramando de paz
1 colher de fermento de respeito
1 pitada de serenidade

Modo de fazer:

Misture o afeto, a compreensão e a paz junto com o amor. Acrescente o respeito e a serenidade. Leve ao fogo brando. Não deixe ferver!
Depois de pronto, sirva com carinho e amizade, coberto com muita felicidade.

(Cláudia Maria Luna)

Com esse texto, os alunos poderão despertar para a compreensão de um texto subjetivo: uma receita "especial", diferente, assim como o bolo de Belinha.
Explicar, então, que esta é uma receita diferente, após a leitura,  propor a atividade:
- Invente um rendimento para o bolo do coração (Esse rendimento também terá que ser diferente, como o resto da receita.

Exemplo: Dá para 6 porções, a serem tomadas po 6 pessoas sem amor

Avaliação

Sugestões de avaliação:

1) O professor poderá pedir que os alunos escrevam uma frase ou um parágrafo, relatando o que aprenderam naquela aula ou o que fizeram na aula. Dessa maneira, o professor poderá avaliar o que marcou os alunos e o que eles fixaram.

Outra sugestão:

2) O aluno preencherá um pequeno relatório sobre a compreensão da aula e o professor recolherá para avaliar. Exemplo de relatório:
- Para que serve cada parte da receita:
* O rendimento serve _______________________
* Os ingredientes são compostos de _____________________________
* O modo de fazer ajuda a compreender__________________________

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.