28/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno despertará, de uma forma prazerosa, para a ideia de que os pratos culinários são preparados a partir dos passos para execução de uma receita; entendendo, assim, o uso desse gênero nas práticas sociais.
Será necessário que os alunos já tenham trabalhado, em outras aulas, com o gênero receitas.
MOMENTO 1
O professor irá propor para os alunos um lanche coletivo, a partir de pratos trazidos por eles em um dia previamente estabelecido e combinado, inclusive com os pais, através de bilhete ou reunião.
Esses pratos deverão ser preparados em casa, pelos alunos e seus responsáveis, e levados à escola no dia combinado, juntamente com a receita escrita.
MOMENTO 2
Antes dos alunos saborearem a receita, o professor mostrará, como incentivação inicial, um vídeo para os alunos, o qual diz respeito ao preparo de dois bolos (anexo em recursos complementares)
Dessa maneira, eles terão a oportunidade de visualizar o preparo de um alimento passo a passo, de um forma lúdica, relembrando situações em que já prepararam um prato ou viram alguém preparando, e associando o texto da receita com a prática do preparo.
Em seguida, o professor poderá tecer comentários a respeito do vídeo, deixando que os alunos comentem sobre as receitas de bolo e permitindo que eles relatem experiências de preparo de alimentos. O professor, dessa forma, poderá realizar algumas perguntas, a fim de orientar essa conversa, como por exemplo:
- vocês gostaram de assistir o vídeo? (Opinião pessoal)
- O que vocês acham que é mais interessante: assistir um video de uma receita ou ler uma receita escrita? (Opinião pessoal)
- Tanto o vídeo, quanto um texto escrito de uma receita, cumprem o mesmo objetivo? O de ensinar alguém a preparar um prato? (Sim)
- Então eu posso aprender a preparar um prato assistindo um vídeo ou lendo uma receita. Há outras formas de eu aprender a preparar um alimento? (Sim. Alguém pode ensinar oralmente, pode-se escutar algum Cd gravado com uma receita, há receitas em livros, na internet, etc)
- Vocês já prepararam algum prato ou viram alguém preparando?
Nesse momento, é importante também que, após o vídeo, o professor relembre, junto com os alunos, quais são as partes que compõem uma receita escrita ou falada (como no caso do vídeo) e a importância dessas partes para compreensão da receita e para o sucesso no preparo de algum alimento. Esse lembrete também pode ser feito através de perguntas, tais como:
- Qual seria a primeira parte de uma receita? (O título)
- Por que é importante escrevermos primeiramente o título? (Para sabermos qual será o prato que será preparado)
- Após o título, qual parte apresenta uma receita? (Ingredientes)
- É importante que uma receita contenha os ingredientes? Por quê? (Sim, pois precisamos saber quais produtos iremos precisar para preparar o prato.)
- Em seguida, o que é necessário conter na receita? (O modo de preparo)
-Em que consiste o modo de preparo? (São as instruções para se preparar o alimento, utilizando os ingedientes)
- No final de uma receita, o que é necessário informar as pessoas que querem preparar o prato? (O rendimento)
- Por que o rendimento é um item importante na receita? (Por que as pessoas precisam saber a quantidade que a receita dará para poderem se organizarar)
O professor deverá fazer essas perguntas dirigidas oralmente, deixando os alunos responderem e interferindo, caso necessário, para complementar alguma ideia.
MOMENTO 3
Em seguida, após os comentários sobre o vídeo e a respeito da estrutura do gênero, o professor anunciará que será o momento da turma saborear as receitas trazidas naquele dia, como anteriormente combinado.
Assim, o professor poderá chamar cada aluno para apresentar a receita escrita e o prato que trouxeram. Cada aluno poderá ir a frente da sala fazer essa apresentação (lendo a receita e mostrando o alimento).
Dessa maneira, todos terão seu momento para mostrar o que trouxeram. Essa apresentação poderá ser feita, também, em uma roda no chão e os alimentos poderão ficar no meio da roda, em cima de uma toalha.
Os pratos serão, então, saboreados, numa especie de lanche coletivo ou piquenique. Outra sugestão é realizar essa apresentação, seguida do lanche, em um espaço aberto na escola, para que este seja um momento agradável e de confraternização.
MOMENTO 4
As receitas poderão ser xerocadas, para posteriormente ser confeccionado um livro para cada criança ou um único livro de receitas da turma. O professor poderá fazer a capa do livro (como nos exemplos abaixo), ou deixar que os alunos a confeccionem, desenhando em uma folha colorida, por exemplo. Outra ideia é pedir para os alunos ilustrarem as receitas ou enfeitá-las com margem e desenhos. (Como no exemplo abaixo).
MOMENTO 5
Após o lanche e a leitura das receitas, os alunos deverão escrever um texto contando como foi aquele dia, relatando o que eles aprenderam, o prato de que mais gostaram, etc. (Esse texto poderá ser escrito em uma folha de ofício e o professor o recolherá para correção).
O professor poderá avaliar nessa aula se o aluno:
- interagiu com o gênero proposto demonstrando conhecimento sobre sua estrutura;
- demonstrou interesse e atenção no video apresentado;
- envolveu-se no preparo da receita, demonstrando conhecer o que está sendo oferecido;
- soube se expressar por escrito, organizando com coerência seu texto, a partir do contexto vivenciado nessa aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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02/10/2010
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho!!