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A leitura de poesias (1)

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos

1. Discutir o conceito de poesias.

2. Desenvolver habilidades de leitura de poesias.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura.

Estratégias e recursos da aula


• Diálogo com os alunos, interação oral

• Atividades escritas.

1ª Etapa

A primeira estratégia é um diálogo entre o professor e os alunos, com o intuito de perceber qual é a relação estabelecida entre o sujeito leitor e a poesia. O diálogo se faz a partir das seguintes  perguntas disparadoras:

1.Você lê poesia? 

2.Você gosta de ler poesias? Por quê?

3.O que é poesia?

4. Qual é o assunto que aparece em poesia?

A partir destas perguntas os alunos podem compartilhar com o professor e com os colegas o que pensam sobre poesia, quais são os seus conhecimentos sobre o conceito de poesia e sua forma de interagir com este tipo de texto.

O professor ouve os alunos e depois pede que escrevam um pequeno parágrafo, comentando se gostam ou não de ler poesias. A justificativa para esta pergunta é de suma importância, pois dá pistas para o professor sobre como os alunos interagem com o texto poético.

2ª Etapa
1. Leitura e interpretação oral do texto I – Leitura de imagem.
a) Apresentar a imagem abaixo em transparência ou data show e pedir aos alunos que a observem.propor as seguintes questões: È uma laranja ou é um sol?


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b) Após a observação da imagem, perguntar aos alunos:

1. Esta imagem é um sol ou uma laranja ? Por quê?

2. Se disser que é uma laranja, seria uma mentira? Por quê?

3.Quais características que são comuns ao sol e à laranja? Por estas características  pode-se confundir o sol e a laranja?

4. È possivel dizer que a laranja contém o sol?

5. O poeta pode fingir que o sol é uma laranja ou esta é uma hipótese inaceitável?

6. No universo de ficção, a imagem pode representar tanto uma laranja quanto um sol, dependo do que sente ou da forma de ver do poeta?

O professor deve ouvir e aceitar todas  as respostas e as justificativas dos alunos e depois considerar que a imagem é de um sol, mas parece uma laranja. A ambigüidade ou dificuldade de definir com precisão poderá gerar muitas discussões. O aluno deverá justificar a sua opinião, mostrando as características da imagem. A forma, a cor, o fato de estar descontextualizada pode facilitar evocações e associações de modo que não haveria uma “verdade” ou uma resposta correta. “Sol ou laranja”, depende do ponto de vista do observador. O Olhar transforma o objeto observado. As emoções também.

3ª Etapa
1. Entregar aos alunos uma cópia do fragmento de texto, extraído de " A revolta das palavras" de  Paulo Paes e pedir que façam uma leitura em silenciosa.

“...Por isso, vou apenas acrescentar que nesse mesmo dia inesquecível a Incompreensão foi fazer uma queixa à Verdade e à Mentira. Reclamou que o Poeta continuava mentindo sem que nada acontecesse a ele.

__Imaginem vocês que ele escreveu “A laranja madura é um sol sobre a mesa”! Onde se viu confundir uma bola pequena como a laranja com uma bola enorme como o sol? E se a laranja fosse tão quente como o sol, a mesa pegava fogo na mesma hora!

Não é bem assim __ explicaram a Verdade e a Mentira. __ A poesia diz as coisas de modo tão original, tão fora do comum, que parece est ar mentindo o tempo to do. Mas pense bem: não é o sol que amadurece as fruta s? E o amarelo brilhante da laranja não é como o amarelo do sol que tivesse descido do céu até a terra?
Ah! Eu quase ia esquecendo de dizer que tudo isso aconteceu num dia 2 de abril.

Isso porque, se o dia 1º de abril é o Dia da Mentira, nada mais justo que o dia seguinte sirva para desmenti-lo e fique marcado no calendário, de hoje em diante, como o dia da Desmentira.”(...)

                                                                                          (Fragmento de texto extraído do livro “A Revolta das Palavras”, Paes, José Paulo,p14-15,Editora Letrinhas)

Após a leitura silenciosa, o professor deve iniciar um diálogo com os alunos, como mediador do processo de construção de sentidos do texto. Para facilitar o processo de interação,o professor pode propor as seguintes perguntas:
1. Quem são os personagens?
2. Por que o autor escolheu a Mentira como personagem?
3. A Incompreensão fez uma queixa à Verdade e à Mentira com que objetivo?
4. A Verdade e a Mentira concordaram com a Incompreensão? Qual foi o argumento usado para responder à queixa feita pela Incompreensão?

5.Para a Incompreensão, quem é o poeta? E o que é a poesia?

6.Pode-se concluir com base no texto que a poesia é uma mentira? Por quê?

7. Qual é o recurso usado pelo poeta para dizer as coisas?

8. O poeta mente ou inventa? Como ele faz isto?

9. Podemos dizer que, neste fragmento de texto, o autor discute o que é poesia, estabelecendo uma relação entre ficção, invenção, fingimento ou mentira.Considerando o que o autor nos diz, construa um conceito de poesia. 

10. Mentir, fingir pode ser sinônimo de ficção. Considernado as discussões feitas a partir da leitura da imagem do sol ou da laranja e a leitura do fragmento de texto, escreva o que você compreende por ficção.

Observação: À medida em que o aluno responde o professor ou um outro aluno pode interferir e buscar outros elementos que contribuam para a construção de interpretações mais apropriadas, considerando a intenção e/ou proposta do autor. È importante lembrar que ler é dialogar com o autor através do texto. O professor é o mediador da leitura e deve, portanto, contribuir para que o aluno possa construir estratégias de leitura.Uma das principais é o diálogo com o autor, através da linguagem, buscando compreender o que está sendo dito no texto.

Avaliação

Atividade escrita
1. O texto I, a imagem, e a história narrada no texto II estão interrelacionados.Considerando a resposta que a Mentira e a Verdade deram para a Incompreensão e também os comentários feitos pelos leitores, alunos e professor,durante as atividades orai, a leitura de imagem e aleitura do fragmento de texto, pedir para os alunos construirem um texto em que apresentem uma resposta para a pergunta seguinte: a imagem é o Sol ou a Laranja? Para formular uma boa resposta é importante fazer um comentário e apresentar uma justificativa. Use para isto, os conhecimentos desenvolvidos sobre poesia e sobre ficção, invenção, a partir das discussões desenvolvidas

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Eny Lopes Fernandes, Escola Estadual de Ensino Médio Prof. M.A. Oliveira , Paraíba - disse:
    professoeny@yahoo.com.br

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula. Vou tentar usá-la para incentivar os meus alunos à leitura de poemas. Obrigada, pela contribuição valorosa.


  • valdenes duarte souza, EM JURGLEIDE ALVES SAMPAIO , Maranhão - disse:
    denedirene@hotmail.com

    09/04/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa aula - e otima. iniciei com os meus alunos leitura de poesias escolhidas por eles, depois faremos um mural permanente.


  • maria do socorro gomes freire silva, COLEGIO NOSSA SENHORA DO ROSARIO , Bahia - disse:
    msgfsilva@hotmail.com

    06/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa! Vou adotar com meus alunos e tenho certeza que será muito proveitoso


Sem classificação.
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