08/10/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno deverá ter noções de ponto, retas, plano e relação de inclusão.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre as diversas possibilidades de posições de uma reta em um plano.
Explicite os conceitos dessas retas, segundo suas posições e em seguida mostre imagens que exemplifiquem o conteúdo trabalhado.
Sugestões de imagens:
1 – Aerofotografia do Louvre, em Paris – França: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Louvre_Paris_from_top.jpg
2 – Foto de prédios em Nova Iorque – EUA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:%D0%9CidtownManhattanFromGantryPlaza.JPG
3 – Estação de Anhumas, Campinas – Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Campinas_-_Esta%C3%A7%C3%A3o_de_Anhumas_-_turismo_007.jpg
- Atividade I
Para realização dessa atividade, o professor precisará de um DataShow e um computador com o aplicativo livre Risko instalado. O software está disponível para download no link http://risko.pcc.usp.br/ver_aplic.htm .
No link http://www.youtube.com/watch?v=cUEinm_buIA você pode ver um vídeo que ensina como utilizar esse programa.
Nesse software você tem a possibilidade de fazer construções com os instrumentos de desenho ilustrados na tela e os alunos podem acompanhá-lo enquanto as construções são feitas.
Abaixo há uma imagens da interface do Risko e retas paralelas sendo traçadas.
- Atividade II
Proponha a seguinte situação: O aluno vai fazer uma festinha em sua casa e precisa distribuir aos convidados, mapas para facilitar a ida de seus convidados até o local.
Peça então, que desenhem um mapa do entorno de sua casa com algumas ruas próximas e referenciais. Solicite a utili zação dos instrumentos de desenho para que eles possam se familiarizar com os mesmos e tomar prática com o manuseio.
Depois de feitos os desenhos, peça para que eles apresentem seus mapas e pergunte quais são as ruas paralelas à sua e quais são as concorrentes.
Utilize os desenhos feitos na Atividade II e a apresentação dos alunos para avaliá-los, verificando se as respostas aos questionamentos feitos durante a mesma foram satisfatórias.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/02/2012
Cinco estrelasexcelente
05/11/2010
Cinco estrelasessa aula ajudou muito! obrigada! bjossssssss!