Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO – RETAS PARALELAS, CONCORRENTES E COINCIDENTES

 

08/10/2009

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá perceber as diferentes posições de uma reta no plano através da utilização do software Risko.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada (100 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de ponto, retas, plano e relação de inclusão.

Estratégias e recursos da aula

- Introdução ao tema

            Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre as diversas possibilidades de posições de uma reta em um plano.

            Explicite os conceitos dessas retas, segundo suas posições e em seguida mostre imagens que exemplifiquem o conteúdo trabalhado.

            Sugestões de imagens:

1 – Aerofotografia do Louvre, em Paris – França: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Louvre_Paris_from_top.jpg

2 – Foto de prédios em Nova Iorque – EUA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:%D0%9CidtownManhattanFromGantryPlaza.JPG

3 – Estação de Anhumas, Campinas – Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Campinas_-_Esta%C3%A7%C3%A3o_de_Anhumas_-_turismo_007.jpg

- Atividade I

            Para realização dessa atividade, o professor precisará de um DataShow e um computador com o aplicativo livre Risko instalado. O software está disponível para download no link http://risko.pcc.usp.br/ver_aplic.htm .

 No link http://www.youtube.com/watch?v=cUEinm_buIA você pode ver um vídeo que ensina como utilizar esse programa.

            Nesse software você tem a possibilidade de fazer construções com os instrumentos de desenho ilustrados na tela e os alunos podem acompanhá-lo enquanto as construções são feitas.

            Abaixo há uma imagens da interface do Risko e retas paralelas sendo traçadas.

- Atividade II

            Proponha a seguinte situação: O aluno vai fazer uma festinha em sua casa e precisa distribuir aos convidados, mapas para facilitar a ida de seus convidados até o local.

            Peça então, que desenhem um mapa do entorno de sua casa com algumas ruas próximas e referenciais. Solicite a utili zação dos instrumentos de desenho para que eles possam se familiarizar com os mesmos e tomar prática com o manuseio.

            Depois de feitos os desenhos, peça para que eles apresentem seus mapas e pergunte quais são as ruas paralelas à sua e quais são as concorrentes.

Avaliação

Utilize os desenhos feitos na Atividade II e a apresentação dos alunos para avaliá-los, verificando se as respostas aos questionamentos feitos durante a mesma foram satisfatórias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.