Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A leitura de poesias na escola (3): leitura de poemas

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Sensibilizar o leitor para a leitura de poesia.

2. Identifcar poesia na imagem e no poema.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa

1. Apresentar a imagem abaixo, usando uma transparência no retroprojetor ou em um slide, em  power point.

undefined

2. Leitura da imagem. Pedir aos alunos para observarem a imagem.Através de um diálogo com os alunos, pedir para eles identificarem:

1.1.O que a imagem apresenta?

1.2. quais são os elementos que compõem a imagem?

1.3. Atribua um sentido para o beija flor e um outro para a flor.

1.4. Que significa a cor vermelha da flor?

1.5. O que você pensa ao ver esta imagem?

1.6. E o que você sente?

1.7.È o beija flor que beija a flor ou é a flor que beija o beija flor? Justifique a sua resposta.

1.8. O que pode ser visto como poesia, nesta imagem?

1.4. Esta imagem faz parte do cotidiano de muitas pessoas.Há beleza, nesta imagem?

 Obs.: Considerar todas as respostas, de acordo com as justificativas. È importante que o professor comente e enriqueça as opiniões dos alunos, sem no entanto assumir um ponto de vista definitivo.

2ª Etapa
1. Apresentação em Power point

Após as discussões acima, apresentar o poema de José Paulo Paes “Mistério de amor” primeiro em power point, observando a imagem em cada um dos slides. Depois fazer a leitura em voz alta de cada um dos versos, escritos no slide.

http://280slides.com/Viewer/?user=28806&name=MIST%C3%89RIO%20DE%20AMOR&fullscreen

2. Qual é o mistério de amor que aparece no poema que você viu/leu,nesta apresentação?

3. Há uma relação amorosa entre o beija flor e a flor? Por quê?

4. Para você, quem é mais importante, a flor ou beija flor? Comente a sua escolha.

3ª Etapa

Organize a turma em grupo de 04 alunos para ler e analisar o poema "Mistério de Amor". O grupo deverá fazer interpretar o poema e depois organizar uma apresentação oral para os seus colegas.Para fazer este trabalho, o grupo poderá se orientar a apartir das questões propostas abaixo.

Poema: “Mistério de amor”, Paulo Paes
É o beija-flor
que beija a flor
ou é a flor
que beija o beija-flor?

1. Discuta com os seus colegas as questões propostas a seguir.
3.1. Qual é o tema do poema?

3.2. Explique o título do poema, “Mistério de Amor”.

3.3.Identifique o objetivo comunicativo principal do autor.

3.4. Há rima e métrica neste poema?

3.5.O que torna este texto uma poesia? Justifique o seu ponto de vista.
3.6. Imagine e depois responda:
a) como o poeta construiu esse poema?
b) O poeta usou elementos do cotidiano ou um conhecimento mais elaborado para fazer este poema?
c) O que é poesia, neste poema? 

d) O que é ser poeta?

d) Quais recursos o poeta usou para construir este poema?

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá pedir aos alunos que escrevam, individualmente, um conceito de poesia. Em seguida, os alunos deverão ler para os seus colegas o que escreveram. O professor poderrá escrever, no quadro, os pontos semelhantes e divergentes. Pedir para os alunos escolherem os conceitos mais adequados e colarem no quadro mural da sala.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.