30/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
1. Discutir os seguintes conceitos: poeta, poesia e o processo de criação de texto literário.
2. Estabelecer relação entre realidade e poesia, a ficção.
3. Discutir o sentido de mentir,fingir, inventar e ficção.
1. Habilidades básicas de leitura.
1. Leitura silenciosa e oral do conto “ A Incapacidade de ser verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade
2. Identifica r dificuldades em rela ção ao entendimento de conceitos e/ou expres sões presentes no text o.
3. Atividades Orais
1ª Etapa
1. Após a primeira leitura individual, pedir a alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta. Neste momento, já se inicia um novo momento, pois com ajuda da interpretação oral dos colegas, o leitor pode refazer a sua primeira leitura. Este é um processo que envolve aspectos intersubjetivos e intrasubjetivo.È um momento de construção de sentidos que envolve interação social.
2.Leitura silenciosa do conto “A incapacidade de ser Verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade.O professor deve iniciar a atividade oral a partir da leitura silenciosa do texto. Esta atividade é de extrema importância, pois é neste momento que o aluno pode assumir uma atitude comunicativa como leitor. A primeira interpretação deve ser do aluno, considerando que este é o seu primeiro contato com o texto escrito. A interação entre leitor e escritor se inicia no primeiro contato com o texto.
A Incapacidade de ser verdadeiro
Carlos Drummond de Andrade
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá -lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. E paminondas abanou a cabeça: “Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia”.
Texto extraído de: ANDRADE, Carlos Drummond de. A cor de cada um. Rio de Janeiro, Ed. Record, 1998.
Texto disponível no endereço eletrônico:
http://clatuveratanictu.blogspot.com/2005/05/incapacidade-de-ser-verdadeiro.html
3.Promover uma discussão com a turma a partir da seguinte questão: Paulo é um menino mentiroso?
A discussão deve ser organizada da seguinte forma:
1. Dividir a turma em dois grupos, um para defender que Paulo é mentiroso e outro para defender que Paulo não mentiu.
2. Escolher, por sorteio, um integrante de cada um dos grupos para ser mediador da discussão.O mediador deve anotar e organizar as idéias desenvolvidas pelo grupo para depois apresentá-las para a turma.
3. O professor deve marcar um tempo para os grupos discutirem o tema proposto. Por exemplo, podem ser 20 minutos.
4. Após a discussão feita pelos grupos, o professor pede para o representante de cada grupo apresentar a opinião defendida.
5. Cada grupo deve analisar e avaliar a argumentação construída.
2ª Etapa
Leitura dramatizada do conto “A Incapacidade de ser verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade
1. Dividir a turma em grupos de 04 alunos e pedir que façam a leitura dramatizada do conto. Cada um dos aluno s escolhe e representa um papel: o narrador, o médico, a mãe e Paulo. Dar um tempo para o grupo ensaiar e organizar a apresentação da leitura dramatizada para a turma.
3ª Etapa
1. Pedir a turma para se organizar em grupos formados por 04 alunos e discutir as questões propostas abaixo.Cada aluno deve responder as perguntas em seu caderno.
Obs. O professor deve atender aos grupos, identificando as dificuldades e interagindo com os alunos para orientá-los.
As perguntas são as seguintes:
1. Qual é a história narrada no conto?
2. Apresente, em poucas palavras, os personagens principais do conto.
3. Comente, com base no texto, a seguinte afirmação: “Paulo era muito mentiroso e não adiantava ele ser castigado porque sempre persistiria com esse mau hábito.”
4 A mentira de Paulo ia crescendo, apesar dos castigos impingidos pela mãe.Quais eram as mentiras inventadas por Paulo?
5. Diante das repetidas mentiras de Paulo, quais foram as atitudes da mãe?
6. Por que a mãe decidiu levar o filho ao médico?
7. Como o médico reagiu, diante do problema apresentado pela mãe de Paulo?
8. Como Paulo era visto pela mãe e pelo médico? P or quê?
9. Em poucas linhas, explique a reação da mãe e a reação do médico em relação a Paulo.
10. Em um parágrafo, escreva o desfecho do conto.
11. O poeta é aquele que mente? Justifique a sua resposta.
12. Ilustrar com uma imagem ou um fragmento d o conto que tenha despertado mais emoção ou interesse. Pode ser um desenho ou uma imagem tirada de uma revista.
Professor, pode-se pensar que,neste conto, Drummond discute a questão da verdade e da mentira, a ficção, considerando o processo de construção do texto literário. A invenção, “mentiras de Paulo”, pode estar relacionada à capacidade imaginativa, à ficção como um elemento do processo de construção do universo discursivo no texto literário.Discutir com os alunos o conceito de ficção, invenção, tendo em vista a relação entre inventar/fingire/fingir, a partir de um ponto de vista comum, sem a interferência de uma teoria literária, a visão da mãe, e de um ponto de vista mais autorizado, baseado em conhecimentos, a visão do médico. Este conto pode sugerir uma visão sobre a literatura a partir do domínio de conhecimentos mais específicos como a noção de invenção,imaginação e fingir em oposição aos conhecimentos desvinculados da teoria literária. Fazer com que os alunos leitores percebam e aprendam a lidar com conceitos desta natureza pode ser uma estratégia para ensinar/aprender a lidar com textos literários ler poesias.
9. Após o trabalho em grupo, pedir aos alunos para apresentarem as respostas para a turma. Pedir para um grupo comentar as respostas do outro grupo.
4ª Etapa
1. Organizar a turma em grupos de 04 alunos e pedir para realizarem a seguinte tarefa:
1.1. Considerando as discussões realizadas, no decorrer das aulas, pedir que os alunos elaborem conceitos para " Poeta, poesia e ficção". Para facilitar esse processo pedir para responderem por escrito as seguintes perguntas:
1. Quem é o poeta?
2. O que é poesia?
3. O que significa “Ficção”?
1.2. Organizar um mural em sala de aula ou em outro espaço disponível, na escola em que os alunos possam expor os seguintes trabalhos:
a) O texto do conto “A Incapacidade de ser verdadeiro” de Carlos Drummond
b) Os conceitos sobre poesia, poeta, ficção;
c) A ilustração feita anteriormente sobre uma imagem ou fragmento do conto.
O link abaixo traz informações importantes para o professor,uma possibilidade de interpretação e análise do poema Autopsicografia de Fernando Pessoa.
Professor, pedir aos alunos para lerem o poema Autopsicografia de Fernando Pessoa para identificarem os conceitos apresentados pelo autor sobre poesia, poeta,mentir, emoções, sentimentos, e depois fazerem um comentário, levando em consideração os pontos discutidos na aula. Essa pode ser uma atividade escrita, realizada em grupos separados por gênero. ( seria interessante observar se alunos e alunas partilham de concepções semelhantes ou divergentes sobre poesia, relato de emoções, concepção de sinceridade e de mentira, etc)
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/09/2010
Quatro estrelasGostei muito das sugestões de metodologias. Acredito que o Professor sempre deve planejar bem suas aulas.