Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com interpretação de texto e receitas culinárias

 

02/10/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver suas habilidades de leitura, escrita e interpretação, articulando esses saberes com seus conhecimentos adquiridos a respeito do gênero receitas.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter tido contato com o gênero receitas, reconhecendo suas especificidades.
Será necessário, ainda, que o aluno tenha a noção de paragráfo, travessão para falas e já possua familiaridade com o código escrito.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1
Leitura do texto "Sopa de pedra" individualmente.
Um dia, Pedro estava com fome e bateu à porta de uma velha rica. Mas a velha pão-dura exclamou:
__ Já jantei e não sobrou comida!
Pedro respondeu:
__ Não faz mal! Se a senhora me emprestar uma panela com água e o fogo, faço uma sopa de pedra.
A velha ficou curiosa:
___ Sopa de pedra? Nunca ouvi falar nisso.
A velha acendeu o fogo, encheu uma panela com água.
Pedro jogou uma pedra dentro da panela e colocou-a no fogo.
Depois Pedro disse:
__ A sopa vai ficar boa, mas ficaria uma delícia com cebola e sal.
A velha deu a cebola e o sal para pedro.
Pedro provou a sopa e falou:
__Puxa! Se tivesse um pedaço de carne, tomate, umas batatas e repolho, ficaria melhor ainda!
__ A velha foi dando tudo o que Pedro pedia.
Pronta a sopa, Pedro tirou a pedra e começou a tomá-la.
Pedro serviu um prato cheio e deu-o para a velha. Ela exclamou:
__ Ora, vejam só! Pois não é que a tal sopa de pedra é boa mesmo?!...
(Adaptação - O pulo do gato)

Momento 2

Atividades relacionadas ao texto.
O professor proporá as seguintes atividades (em uma folha a parte para ser recolhida):

1) Numere os parágrafos do texto. São quantos parágrafos? ______
2) Invente um outro título para a história. ___________________
3) Copie as falas dos personagens:
Pedro: __________________
Velha___________________

4) Vamos organizar a receita que Pedro fez?

Título: _________________________

Ingredientes:
_________________________ ________________________ _______________________
_________________________ _______________________ _______________________
_________________________ ________________________

5) Invente um rendimento para a sopa:


6) Dê respostas bem completas:
a) Por que a velha não gostava de dar comida para os convidados?
b) No final da história, Pedro continuou com fome? Por quê?
c)O que aconteceu com a pedra no final da história?
d) A velha era pobre ou rica?

7) Complete com Pedro ou velha:
* Acendeu o fogo: ___________
* Colocou a panela no fogo: _______
* Quem era curioso? _________

8) Marque V ou F:
() A velha não gostou da sopa depois de pronta.
() Pedro era muito esperto.
() Pedro fez a sopa no caldeirão.
() A velha gostava de dar comida para os outros.

Avaliação


Os alunos deverão realizar as atividades individualmente, com o auxílio da professora que deverá orientá-los a todo momento, explicando cada passo da atividade.
As atividades propostas serão recolhidas para que o professor possa observar as respostas dos alunos, suas dificuldades, inclusive àquelas em relação a escrita. Nesse momento, o professor poderá elencar quais as dificuldades ortográficas mais apresentadas para um trabalho posterior com as mesmas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 7/9 - 77.78%
  • Quatro estrelas 2/9 - 22.22%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tânia Maria Santos Bento, IETAP=Instituto Estadual Tórax Ary Parreiras , Rio de Janeiro - disse:
    taniamiloca@yahoo.com.br

    07/08/2014

    Cinco estrelas

    Depois de pesquisar outras interpretações,escolhi essa! gostei muito dos exercícios formulados para os alunos, sou Alfabetizadora de jovens,adultos e idosos de baixa renda,pacientes de um hospital! encontrei um excelente trabalho nessa página. Parabéns!!! Tânia.


  • Ana Lúcia de Medeiros, EscolaEstadual Pe Edmund Kagerer , Rio Grande do Norte - disse:
    analm2660@yahoo.com.br

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito deste texto como também da atividade


  • India Clara, Escola Municipal Vereador José ramos , Bahia - disse:
    indceu@gmail.com

    19/07/2012

    Quatro estrelas

    Lívia, Vou utilizar sua proposta com os meus alunos da EJA. Já tinha utilizado esse texto no ano passado, porém as suas atividades são mais interessantes.


  • simone, particular , Rio de Janeiro - disse:
    si.ss11@hotmail.com

    08/09/2010

    Quatro estrelas

    Me foi de grande ajuda,ótimo exercício de interpretação!


  • ANA CELITA, COLÉGIO INTERATIVO COEDUC , Bahia - disse:
    PEREIRAAMARAL@YAHOO.COM.BR

    07/09/2010

    Cinco estrelas

    FOI UMA ÓTIMA AULA


  • jone charles leite de souza, ESC PROFª. SAFIRA BATISTA , Amazonas - disse:
    js79582@gmail.com

    28/05/2010

    Cinco estrelas

    esta aula e ótima por que da subcidio para o professor trabalhar algo diferente.


  • Elaine, EME FPAULISTA , Espírito Santo - disse:
    elainep.lima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa atividade é super legal o que eu estava procurando!


  • CLEZE GARLENE, APADA , Sergipe - disse:
    CLEZE72@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    PARABENS,ADOREI ESSA ATIVIDADE!


  • Maria Marcia Batista Vilas Boas, Escola Municipal Getúlio Vargas , Bahia - disse:
    alicia.daniela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom, pois sugere a prática das receitas culinárias, sendo também uma outra interpretação do texto que já conheço.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.