Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciando o Voleibol, Conhecendo o campo de jogo nas aulas do CAp UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as linhas que delimitam a quadra de Voleibol;
Descobrir as posições que indicam a ordem do saque em uma partida de Voleibol;
Valorar a solidariedade necessária para que se forme uma equipe de Voleibol.

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessas atividades não será necessário o conhecimento prévio, mas, o professor não poderá ignorar que os alunos trazem no mínimo o conhecimento adquirido pela mídia como espectador.

Estratégias e recursos da aula

Prezado professor essa aula busca apresentar de forma organizada a estrutura básica da quadra de Voleibol para alunos do 6º ano.
Dica: Certamente, face ao grande interesse despertado pelas recentes conquistas das seleções brasileiras de diversas categorias, os alunos já conhecem um pouco desse desporto. Nosso trabalho na unidade será nivelar esse conhecimento. Partiremos das linhas que delimitam a quadra de jogo, definiremos as posições que caracterizam a ordem de saque. Caracterizaremos o aspecto coletivo do Voleibol, assim trabalharemos a solidariedade necessária para que se alcance um bom desempenho.
Dica: Essa aula pode ser ministrada sem a utilização de material. Caso a escola não possua uma quadra polivalente com marcações, ou as marcações estejam apagadas o professor deverá delimitar a área com cones, cordas, ou simplesmente marcando com giz as linhas que delimitam a quadra.
Inicialmente faremos uso de piques que valorizem a cooperação e a solidariedade, tais como o pique em dupla, no qual os alunos correm livremente pela quadra e para não serem pegos é necessário formar uma dupla. Uma variação que pode ser feita é o pique corrente, no qual no momento que o pegador toca em alguém esse aluno passa a integrar a corrente até o momento em que todos estejam na corrente e se encerre a atividade.
Dica: Ao terminar com o pique corrente o professor terá toda turma reunida.
Após as atividades de pique, se estivermos em uma quadra polivalente (quadra com marcação das linhas dos diferentes desportos) podemos pedir para que os alunos percorram as diversas linhas que delimitam a quadra, não importando de qual esporte se trata. A seguir, sob o comando do professor os alunos serão posicionados na linha de fundo da quadra de Voleibol e após a divisão em quatro grupos ao sinal do professor cada um dos grupos por vez irá tocar nas demais linhas que delimitam a quadra (linha de ataque, linha de meio de campo, linha de ataque do outro lado e linha de fundo contrária) retornando ao ponto de partida.
Dica: Uma variação que tornará essa atividade mais dinâmica é dividir inicialmente a turma em dois grandes grupos posicionando-os em cada uma das linhas de fundo, mas nesse caso os alunos divididos em subgrupos apenas trabalhariam em meia quadra.
Dica: Atenção o professor deverá ter cuidado para não estimular a competição que poderá levar a acidentes.
Concluído o exercício anterior o professor reunirá os alunos e pedirá para que definam o que aconteceu de diferente entre as duas atividades, na primeira utilizamos a quadra toda e na segunda apenas o retângulo que delimita a área do Voleibol, ao ser identificado corretamente a diferença o professor poderá pedir a um aluno que mostre que linhas pertencem à quadra de Voleibol enquanto os demais alunos identificam quais os significados dessas linhas e o que representam no jogo de Voleibol.
Uma vez identificado o campo de jogo trabalharemos a ordem de saque inicialmente perguntaremos ao grupo se sabem identificar como começa uma partida de Voleibol. Muito provavelmente chegarão à conclusão que será no saque, o professor pode perguntar se sempre é o mesmo jogador que executa o saque e logo a seguir querer saber como se troca o sacador, ou seja, existe alguma ordem ou cada jogador saca quando quiser. Dica: Após chegarem à conclusão de que existe um rodízio, será informado o número das posições na quadra, fato que estabelece a ordem de saque que independe do número da camisa, ou da função exercida pelo jogador.

Ao final da atividade o Professor deverá estimular o debate com os alunos de modo a identificar a maneira como eles absorveram o conhecimento apresentado. O Professor deverá solicitar que os alunos iniciem um jogo que tenha o rodízio como elemento fundamental.

Recursos Complementares

Para essa aula não necessitaremos de recursos complementares, mas o professor poderá se utilizar de um vídeo de alguma partida de Voleibol enfatizando os aspectos do saque, das linhas da quadra (a infração cometida pelo atleta que invade a linha de ataque ou de meio da quadra).

Avaliação

Essa aula foi estruturada de modo a fazer com que a avaliação ocorra de forma paralela a aula, sendo assim quando se está trabalhando as linhas que delimitam a quadra se está verificando o conhecimento dos alunos sobre o tema, assim como quando se verifica as posições e a ordem de saque, mas ainda assim o professor pode fazer uma série de perguntas, como por exemplo: Quais são as linhas da quadra de voleibol?
O que identifica a ordem de saque de uma equipe? Um jogador que se encontra na defesa pode saltar na zona de ataque para atacar uma bola? Quantos toques cada equipe pode dar em uma jogada? É possível algum jogador jogar Voleibol sozinho? Essa pergunta busca estabelecer o caráter de solidariedade da equipe fundamental para o desenvolvimento do jogo de Voleibol.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.