Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aperfeiçoando o toque nas aulas de Voleibol do CAp UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar o toque como elemento fundamental para o desnvolvimento do jogo de voleibol;
Compreender o uso do rodízio de posições no jogo de voleibol;
Valorar a solidariedade necessária para que se forme uma equipe de voleibol.

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os adquiridos na aula anterior de iniciação ao toque. Além do conhecimento adquirido na mídia como espectador.

Estratégias e recursos da aula

Prezado professor essa aula busca aprofundar o conhecimento adquirido na aula anterior e terá a preocupação de acompanhar mais de perto o grupo de alunos que ao término da aula anterior apresentou maior grau de dificuldade na execução das atividades. Para facilitar o acompanhamento proposto caberá ao professor formar os grupos de trabalho para essa primeira atividade serão constituídas duplas ou grupos mistos (com grau diferente de desempenho).
Dica: Mais uma vez a composição de duplas ou grupos estará na dependência do material disponível para o trabalho.
Será retomado o trabalho da aula anterior no qual se utiliza a quadra no sentido do comprimento e a dupla ou os grupos se aproximam e se afastam atendendo ao comando do professor. Dica: Importante destacar que esses deslocamentos deverão ser feitos sem que os pés se cruzem à frente do corpo. A participação de alunos com diferentes desempenhos visa estimular a cooperação e possibilitar que os alunos com desempenho mais fraco possam observar os outros e tentem corrigir suas eventuais falhas.
Um novo exercício será introduzido mantendo-se a formação inicial de duplas ou em pequenos grupos. Nessa atividade os alunos ao receberem a bola farão três toques, sendo o primeiro e o segundo para cima e no terceiro passarão a bola de toque para o outro companheiro, que poderá segurar a bola para então executar os seus três toques como explicado anteriormente. Caso o aluno já esteja dominando o toque poderá ser pedido para que ao invés de agarrar a bola ao receber ele já execute o primeiro de seus três toques. Dica: Outra variação que pode ser introduzida pelo professor é pedir que os alunos executem toques com alturas diferentes, ou seja, um primeiro toque baixo, o segundo médio e o terceiro, quando for passar a bola, alto.
Outro exercício dando continuidade à aula será a manutenção dos três toques com diferentes alturas sendo que enquanto um aluno executa os seus toques os demais que estão trabalhando com ele tocarão o chão com as duas mãos e executarão um salto lançando as mãos acima da cabeça. Após fazer o terceiro toque o aluno fará o mesmo que os demais enquanto seu colega executa seus três toques.
Após os exercícios anteriores serão destinados 10 ou 15 minutos para que seja feito novo jogo de cambio, porém nesse caso serão estabelecidas regras mais rígidas tais como: - O aluno pode receber a bola agarrando com as duas mãos, porém para devolvê-la terá que jogá-la para cima e tocá-la para o companheiro ou para o outro lado. Nessa atividade serão feitos os rodízios quando for o caso, seguindo-se o modelo do Voleibol, no qual o rodízio é feito no momento em que a equipe recupera o direito do saque. Dica: Caso o professor constate uma grande diferença de desempenho dos alunos ele deverá formar grupos com desempenho semelhante e assim poderá dedicar uma maior atenção ao grupo mais fraco..
Nos minutos finais da aula o professor, como forma de avaliação, executará os três toques com cada aluno e aproveitará para dar a cada um deles um retorno sobre seu desempenho.

Dica: Professor ao desenvolver a iniciação dos fundamentos de uma modalidade esportiva, no caso o Voleibol, o trabalho deverá ter como objetivo a busca por uma integração dos alunos, quer no grupo de sua turma da escola, quer em demais grupos sócio culturais e esportivos. 

Recursos Complementares

Não necessitaremos de recursos complementares.

Avaliação

Ao trocar passes com cada aluno o professor irá informá-lo da qualidade de sua execução e corrigirá eventuais falhas no processo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.