Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Elaborando uma receita culinária

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá a habilidade de escrever uma receita culinária, sendo o autor desse trabalho. Dessa forma, ele ainda terá a oportunidade de articular os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre o gênero com a produção de um texto escrito.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha sido apresentado ao gênero receita, já tenha compreendido suas singularidades e que esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor entregará a figura das frutas (foto abaixo), incentivando os alunos a comentarem a respeito dos ingredientes que aparecem, bem como do eletro doméstico (liquidificador) presente na figura.

O professor poderá perguntar, por exemplo:

- Quais são as frutas que vocês estão vendo?
- Há algum outro alimento nessa figura? Qual?
- Vocês gostam desses ingredientes? Quais são os seus preferidos?
- O que mais vocês estão vendo nessa figura?
- O que podemos fazer com essas frutas?
- Por que tem um liquidificador junto com as frutas? (Para preparar a vitamina) – explicar que a vitamina é diferente do suco, porque é preparada com outros ingredientes além das frutas como o leite e a aveia, por exemplo.

Conversar com os alunos a respeito do preparo de uma vitamina. Perguntar quais ingredientes que eles poderiam combinar para preparar uma deliciosa vitamina. Explicar que essa vitamina poderia ter diferentes ingredientes, selecionados de acordo com a preferência de cada um.

Em seguida, realizar a elaboração oral da receita da vitamina, destacando as partes necessárias para esse texto (título, ingredientes, modo de preparo e rendimento).

Deixar que alguns alunos também falem sobre a receita, utilizando outros ingredientes e outros rendimentos. (Já que o modo de preparo se restringe a bater todos os ingredientes no liquidificador e servir, ou não, gelado).

Momento 2

Pedir que os alunos colem a figura e escrevam a receita em seu caderno.

Momento 3

Ao final da atividade de escrita da receita, o professor poderá propor o preparo de uma vitamina para ser saboreada pelos alunos. Será necessário combinar o que cada um irá trazer na próxima aula. Dessa forma, o professor terá que se certificar se no dia estabelecido terá liquidificador, copos e os ingredientes necessários para a vitamina.

No dia do preparo, o professor poderá deixar que cada aluno coloque no liquidificador seu ingrediente para  que cada um ajude de alguma forma. Dessa maneira, a receita escrita da vitamina estará sendo ilustrada, na medida em que se tornará concreta aquela atividade.

Avaliação

O professor deverá analisar a atividade escrita de cada aluno, observando se eles conseguiram organizar o texto em partes, assimilando a idéia central que é a produção de uma receita.

Além disso, o professor poderá avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita (ortografia, pontuação, etc), bem como o interesse ou a motivação ao produzir um texto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.