19/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno desenvolverá a habilidade de escrever uma receita culinária, sendo o autor desse trabalho. Dessa forma, ele ainda terá a oportunidade de articular os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre o gênero com a produção de um texto escrito.
Será necessário que o aluno já tenha sido apresentado ao gênero receita, já tenha compreendido suas singularidades e que esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
O professor entregará a figura das frutas (foto abaixo), incentivando os alunos a comentarem a respeito dos ingredientes que aparecem, bem como do eletro doméstico (liquidificador) presente na figura.
O professor poderá perguntar, por exemplo:
- Quais são as frutas que vocês estão vendo?
- Há algum outro alimento nessa figura? Qual?
- Vocês gostam desses ingredientes? Quais são os seus preferidos?
- O que mais vocês estão vendo nessa figura?
- O que podemos fazer com essas frutas?
- Por que tem um liquidificador junto com as frutas? (Para preparar a vitamina) – explicar que a vitamina é diferente do suco, porque é preparada com outros ingredientes além das frutas como o leite e a aveia, por exemplo.
Conversar com os alunos a respeito do preparo de uma vitamina. Perguntar quais ingredientes que eles poderiam combinar para preparar uma deliciosa vitamina. Explicar que essa vitamina poderia ter diferentes ingredientes, selecionados de acordo com a preferência de cada um.
Em seguida, realizar a elaboração oral da receita da vitamina, destacando as partes necessárias para esse texto (título, ingredientes, modo de preparo e rendimento).
Deixar que alguns alunos também falem sobre a receita, utilizando outros ingredientes e outros rendimentos. (Já que o modo de preparo se restringe a bater todos os ingredientes no liquidificador e servir, ou não, gelado).
Momento 2
Pedir que os alunos colem a figura e escrevam a receita em seu caderno.
Momento 3
Ao final da atividade de escrita da receita, o professor poderá propor o preparo de uma vitamina para ser saboreada pelos alunos. Será necessário combinar o que cada um irá trazer na próxima aula. Dessa forma, o professor terá que se certificar se no dia estabelecido terá liquidificador, copos e os ingredientes necessários para a vitamina.
No dia do preparo, o professor poderá deixar que cada aluno coloque no liquidificador seu ingrediente para que cada um ajude de alguma forma. Dessa maneira, a receita escrita da vitamina estará sendo ilustrada, na medida em que se tornará concreta aquela atividade.
O professor deverá analisar a atividade escrita de cada aluno, observando se eles conseguiram organizar o texto em partes, assimilando a idéia central que é a produção de uma receita.
Além disso, o professor poderá avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita (ortografia, pontuação, etc), bem como o interesse ou a motivação ao produzir um texto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!