29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar as alterações sofridas pelo voleibol após a introdução da manchete como fundamento de recepção e passe;
Utilizar a manchete como recurso de defesa e passe no jogo de voleibol;
Valorar a solidariedade necessária para que se forme uma equipe de voleibol;
Cooperar com os colegas nas atividades propostas.
Para o desenvolvimento dessas atividades não será necessário o conhecimento prévio, mas, o professor não deve ignorar que os alunos trazem no mínimo o conhecimento adquirido na mídia como espectador.
Prezado professor essa aula busca trabalhar o fundamento da manchete como recurso de defesa e passe durante o jogo de voleibol para alunos do 6º ano. A exemplo do toque a manchete é um movimento construído e como tal deve ser aprendido pelos alunos. Poderíamos começar com os conceitos de antebraços juntos e posicionamento das mãos e do cotovelo, mas podemos atingir todos esses requintes partindo de atividades lúdicas que motivem os alunos, como por exemplo: distribuir os alunos em grupos dispostos em círculos no interior desses círculos colocamos algumas garrafas pet vazias e ao sinal do professor os alunos devem com os braços esticados e as pernas semi flexionadas pegar a garrafa e jogar para o outro colega até que o professor volte a apitar e se verifique onde está a maioria das garrafinhas. Como variação desse exercício o professor poderá solicitar que seja incluída a movimentação das pernas alternadas ora a direita a frente, ora a esquerda. Dica: Nesse exercício deverá ser trabalhada a necessidade dos antebraços unidos e da posição semi flexionada das pernas.
Em prosseguimento a esta atividade as garrafinhas serão substituídas por bolas e o movimento será feito com a bola sendo segura com as duas mãos e jogada para o colega, que a pegará e devolverá.
Após essas atividades iniciais o grupo escolherá um dos alunos para jogar a bola para o colega que estará na frente da coluna, com os braços e pernas na posição de manchete, ao receber a bola o aluno a devolverá, de manchete, em direção ao colega que passou, esse por sua vez, passará para outro aluno do grupo até que todos tenham executado o movimento e o primeiro ocupe o lugar do passador e lance a bola. O aluno que estava passando vai se posicionar no último lugar da coluna. Como complementação desse exercício e levando-se em conta trabalhar o contato com a bola de vôlei o professor poderá solicitar que no momento em que receber a bola o aluno execute uma manchete baixa e com uma segunda, ou se necessário uma terceira manchete ele faça o passe. Dica: Essa alternância de altura busca dar aos alunos maior controle do movimento, ao mesmo tempo em que oferece uma tranqüilidade maior, pois eles não terão a responsabilidade de devolver logo a bola. O professor deverá estimular os alunos para a execução correta do movimento pedindo para que eles observem a qualidade do passe quando executam a manchete corretamente.
Ainda trabalhando com a alternância de um aluno no lançamento para os colegas serão colocados dois obstáculos um a esquerda e o outro a direita da coluna e o primeiro aluno de cada coluna, ao sinal do professor se deslocará lateralmente para a direita ou esquerda para devolver de manchete a bola que lhe será passada. Dica: Por se tratar de uma primeira aula ainda será permitido aos alunos devolverem a bola executando no máximo três manchetes. Na medida do possível o professor deve ir procurando fazer com que a devolução seja feita com uma única manchete.
No final da aula o professor pode utilizar uma atividade chamada “limpa a casa”, na qual a turma é dividida em dois grupos e uma corda esticada no meio da quadra servirá de rede, ao sinal do professor, os alunos executando a manchete jogarão as bolas para a quadra contrária, quando o professor apitar ao final de 2 ou 3 minutos a equipe que tiver o menor número de bolas em seu campo será a vencedora.
Dica: Uma variação a ser aplicada nesse jogo é que para passar a bola o aluno deverá recebê-la de um aluno de sua equipe executando o movimento da manchete para passá-la ao outro campo.
Professor a fim de que os alunos identifiquem as diferenças entre os dois momentos do voleibol em uma primeira etapa não poderá ser utilizada a manchete como recurso de jogo, em um segundo momento o jogo será desenvolvido nos moldes atuais. Após o jogo o professor deverá promover um debate, no qual sejam relatadas as dificuldades encontradas.
Para essa aula não necessitaremos de recursos complementares, mas o professor poderá se utilizar de um vídeo de alguma partida de Voleibol enfatizando os diversos usos da manchete como elemento de defesa, de preparação de jogadas e até mesmo como recurso para não ficar com a bola em seu campo (manchete alta e no fundo da quadra quando se está no último toque permitido e a bola está baixa).
Ao final da aula o professor reunirá os alunos e pedirá para que descrevam o movimento da manchete desde a posição de expectativa, passando pelo posicionamento do corpo, dos braços e antebraços. Perguntará também sobre a utilização da manchete como recurso de jogo. Penguntará, também, sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos no jogo sem a utilização da manchete.
Cinco estrelas 2 classificações
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02/04/2011
Cinco estrelasmuito legal
01/12/2010
Cinco estrelaseu adorei essa pagina no google