03/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o saque por baixo e o balanceado;
Desenvolver o fundamento da manchete como elemento de defesa no voleibol;
Identificar as figuras geométricas existentes na quadra de voleibol;
Utilizar os fundamentos das técnicas de manchete e toque para dar continuidade ao jogo de voleibol;
Valorar a solidariedade necessária para que se forme uma equipe de Voleibol.
Para o desenvolvimento dessas atividades não será necessário o conhecimento prévio, mas, também o professor não poderá ignorar que os alunos trazem no mínimo o conhecimento adquirido pela mídia como espectador.
Caro Professor, as atividades a seguir devem ser realizadas na quadra de voleibol, caso sua escola não possua uma quadra demarcada, delimite-a com giz nas medidas estabelecidas na figura que se segue, ou redefina as medidas,porém, mantendo as suas proporções.
Atividade I - Identificando as figuras geométricas da quadra de voleibol: Divida a turma em grupos de 4 alunos e apresente uma reprodução da imagem de uma quadra de voleibol, peça que cada grupo identifique quais e quantas figuras geométricas estão contidas na quadra de voleibol sem que se acrescente nenhuma outra linha,.
Dica I: os alunos deverão encontrar, ao menos: qradra inteira= 1 retângulo; 2 metades da quadra(9m x 9 m)=2 quadrados; zona de fundo da quadra = 2 retângulos; zona de ataque = 2 retãngulos;
Dica II:Caro Professor, estimule os seus alunos a buscarem outras figuras geométricas possíveis na quadra de voleibol.
Atividade II - Combinação dos fundamentos do toque e manchete com a aprendizagem do saque elemento que dá início ao jogo de voleibol ou permite a continuação das partidas após os pontos. Inicialmente vamos trabalhar a introdução do novo elemento, ou seja, o saque e para isso vamos estabelecer uma progressão bem natural da atividade no que consiste o grau de dificuldade do movimento e até mesmo o aumento progressivo da distancia em que se realizará o saque, a fim de permitir a adaptação dos alunos ao movimento e ao espaço.
Num primeiro momento o professor colocará os alunos, divididos em grupos, a uma distância de cerca de 3 metros da rede ou do elemento que a represente e solicitará que de forma livre passem a bola por cima da rede. Após os primeiros lançamentos o professor irá direcionar o movimento dos alunos solicitando que seja utilizada uma das mãos e que a perna contrária ao braço que executará o movimento esteja à frente do corpo, sendo a bola golpeada por baixo. Progressivamente o professor deve aumentar a distância da rede até chegar à linha de saque. Também, de forma gradativa o professor poderá ir variando o tipo de saque passando do saque por baixo para o balanceado.
Dica III: Um bom parâmetro para aumentar a distância é a observação do professor do percentual de acertos, sempre que ele for maior do que 50% o professor lançará como desafio o aumento da distância. Nessa fase inicial certamente alguns alunos influenciados pela mídia manifestarão o interesse de executar o chamado saque “viagem”, o professor pode dizer que após as execuções dos tipos determinados por ele deixará cada aluno realizar dois saques como quiser.
Próximo aos 10 ou 15 minutos finais da aula o professor proporá um jogo de cambio que se iniciará com o saque por baixo ou balanceado, que será recepcionado com uma manchete, a segunda e terceira bolas poderão ser seguras e passadas por toque. Dica:Quando na recepção do saque será permitido que o aluno execute até no máximo três manchetes, antes de passá-la ao companheiro de equipe.
Dica III: Professor essas atividades estimulam o desnvolvimento da coordenação oculo manual e das noções espaço temporais.
Assista o vídeo sobre o jogo de câmbio:
Essa aula foi estruturada de modo a fazer com que a avaliação ocorra de forma paralela a seu desenvolvimento. O professor deverá solicitar aos alunos que desenhem uma quadra de voleibol e identifiquem as figuras geométricas encontradas nesta aula. Esta tarefa deverá ser entregue na aula seguinte.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2011
Quatro estrelaseu adorei tomara q eu tire uma boa nota no trabalho