Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciando o Jogo de Voleibol nas aulas do CAp UFRJ.

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Participar do jogo de voleibol utilizando os fundamentos básicos trabalhados: toque, manchete e saque;
Vivenciar o jogo de voleibol entendendo a dinâmica do rodízio de posições;
Assimilar os fundamentos básicos do voleibol (saque, toque e manchete e posicionamento em campo).
Valorar a solidariedade necessária para que se forme uma equipe de voleibol.

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessas atividades não será necessário o conhecimento prévio, mas, também o professor não poderá ignorar que os alunos trazem no mínimo o conhecimento adquirido pela mídia como espectador.

Estratégias e recursos da aula

Prezado professor essa aula busca estabelecer parâmetros para uma avaliação do trabalho até então desenvolvido nas aulas de iniciação ao voleibol e para que isso ocorra recorremos à atividade mais lúdica que é o jogo em si. Primeiramente vamos estabelecer com a turma algumas regras básicas, que serão fundamentais para o desenvolvimento do jogo, tais como: 1 - O início do jogo se dará por saque por baixo ou balanceado; 2 – A recepção será feita de manchete e após a bola ser passada para o colega esse poderá fazer dois movimentos de toque antes de passá-la ao próximo colega de equipe, que também se utilizando de até 2 toques a passará para o campo contrário. Dicas: Por meio da avaliação do grau de desempenho dos alunos o professor poderá criar maiores desafios ao permitir apenas um toque por jogador a qualquer momento, apesar de nesse início objetivando ter mais jogo ainda defenda que deva ser permitido ao aluno agarrar a bola após ter sido passada. Com a continuidade dessa unidade naturalmente haverá a proibição dessa possibilidade.

Ao jogar os alunos desenvolverão o auto conhecimento e trabalharão seus erros e os dos colegas de maneira a cooperar e interagir no grupo.

Dica I : O Professor deve estimular que os alunos debatam a melhor maneira de se posicionar na quadra durante o jogo, bem como a necessidade de que eles orientem e incentivem os colegas com maior nível de dificuldade. 

Dica II : Organize equipes mistas(meninos e meninas) e peça que aqueles que estiverem aguardando a sua vez para jogar auxiliem os colegas orientando-os quanto: o posicionamento na quadra e na postura dos movimentos. Essa oportunidade proporcionará um excelente feedback do nível de aprendizado de seus alunos.

Dica III : O desenvolvimento do jogo será uma relevante estratégia para que sejam trabalhados elementos de solidariedade, respeito a si e ao outro e uma valiosa oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe. 

Recursos Complementares

Assista ao vídeo do jogo de voleibol na escola:

http://www.youtube.com/watch?v=vhfVW_UfYLI

Avaliação

A análise da atividade do jogo permitirá que o professor possa avaliar até que ponto o desempenho de seus alunos está de acordo com o esperado permitindo, se for o caso, um ajuste de seu planejamento para o restante da unidade, inicialmente prevista para 12 aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.