06/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Participar do jogo de voleibol utilizando os fundamentos básicos trabalhados: toque, manchete e saque;
Vivenciar o jogo de voleibol entendendo a dinâmica do rodízio de posições;
Assimilar os fundamentos básicos do voleibol (saque, toque e manchete e posicionamento em campo).
Valorar a solidariedade necessária para que se forme uma equipe de voleibol.
Para o desenvolvimento dessas atividades não será necessário o conhecimento prévio, mas, também o professor não poderá ignorar que os alunos trazem no mínimo o conhecimento adquirido pela mídia como espectador.
Prezado professor essa aula busca estabelecer parâmetros para uma avaliação do trabalho até então desenvolvido nas aulas de iniciação ao voleibol e para que isso ocorra recorremos à atividade mais lúdica que é o jogo em si. Primeiramente vamos estabelecer com a turma algumas regras básicas, que serão fundamentais para o desenvolvimento do jogo, tais como: 1 - O início do jogo se dará por saque por baixo ou balanceado; 2 – A recepção será feita de manchete e após a bola ser passada para o colega esse poderá fazer dois movimentos de toque antes de passá-la ao próximo colega de equipe, que também se utilizando de até 2 toques a passará para o campo contrário. Dicas: Por meio da avaliação do grau de desempenho dos alunos o professor poderá criar maiores desafios ao permitir apenas um toque por jogador a qualquer momento, apesar de nesse início objetivando ter mais jogo ainda defenda que deva ser permitido ao aluno agarrar a bola após ter sido passada. Com a continuidade dessa unidade naturalmente haverá a proibição dessa possibilidade.
Ao jogar os alunos desenvolverão o auto conhecimento e trabalharão seus erros e os dos colegas de maneira a cooperar e interagir no grupo.
Dica I : O Professor deve estimular que os alunos debatam a melhor maneira de se posicionar na quadra durante o jogo, bem como a necessidade de que eles orientem e incentivem os colegas com maior nível de dificuldade.
Dica II : Organize equipes mistas(meninos e meninas) e peça que aqueles que estiverem aguardando a sua vez para jogar auxiliem os colegas orientando-os quanto: o posicionamento na quadra e na postura dos movimentos. Essa oportunidade proporcionará um excelente feedback do nível de aprendizado de seus alunos.
Dica III : O desenvolvimento do jogo será uma relevante estratégia para que sejam trabalhados elementos de solidariedade, respeito a si e ao outro e uma valiosa oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe.
Assista ao vídeo do jogo de voleibol na escola:
A análise da atividade do jogo permitirá que o professor possa avaliar até que ponto o desempenho de seus alunos está de acordo com o esperado permitindo, se for o caso, um ajuste de seu planejamento para o restante da unidade, inicialmente prevista para 12 aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!