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A Linguagem do Jogo de Tabuleiro: um convite para conhecer a sua cidade

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Conhecer e utilizar com autonomia as estratégias de textualização do discurso injuntivo, na compreensão e na produção de textos.

.Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em um texto ou seqüência injuntiva.

.Retextualizar discursos injuntivos orais em discursos injuntivos escritos, ou vice-versa.

.Recriar textos injuntivos lidos ou ouvidos em textos do mesmo gênero ou de gênero diferente..

.Usar, na produção de textos ou seqüências injuntivas orais ou escritas, recursos de textualização adequados ao discurso, ao gênero, ao suporte, ao destinatário e ao objetivo da interação.

.Identificar e empregar corretamente os tempos verbais básicos na organização de um texto injuntivo-instrucional.

.Desenvolver a interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.

.Refletir sobre a forma textual utilizada em instruções de jogos e guias turísticos.

.Produzir textos descritivos a partir de estruturas já conhecidas.

.Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.

Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: mapas, fotos de satélite, textos injuntivos-instrucionais e descrições.

.Produzir um jogo de tabuleiro, inspirado nos moldes do “Banco Imobiliário” com os pontos turísticos de uma determinada cidade.

Duração das atividades
8 aulas ou encontros
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

.Domínio razoável das habilidades de leitura e de escrita.

.Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.

.Domínio do registro lingüístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

.Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.

.Identificação, nos suportes, de fontes de informação.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1: duas aulas de 50 minutos


Professor,

Inicie suas aulas conversando com os alunos sobre os jogos de tabuleiro que eles conhecem. Liste-os no quadro de giz.
Se nenhum aluno citar o jogo “Banco Imobiliário”, fale sobre ele. Pergunte se alguém já ouviu falar, se conhecem as regras ou se jogaram.
Esse jogo foi um dos mais populares da década de 80. Se você tiver, leve-o ou pergunte se algum aluno ou algum de seus familialiares possui esse jogo. Caso tenha, mostre para a turma. Jogue na hora do recreio com os alunos ou deixe que joguem.

Apresente o texto injuntivo-instrucional que vem junto com o jogo.

COMPONENTES

32 CASAS PLÁSTICAS
12 HOTÉIS PLÁSTICOS
28 TÍTULOS DE PROPRIEDADES
30 CARTÕES SORTE/REVÉS
6 PIÕES
2 DADOS
380 NOTAS
1 TABULEIRO

OBJETIVO:

Tornar-se o mais rico jogador, através de compra, aluguel ou venda de propriedades.
JOGADORES: Podem jogar de 2 a 6 pessoas, as quais escolhem a cor de seus piões, colocando-os no ponto de partida. Em seguida embaralham-se as cartas de Sorte e Revés, que são colocadas de cabeça para baixo no locai indicado, no centro do tabuleiro.

Cada jogador deve receber: 8 notas de $1, 10 de $5, 10 de $10, 10 de $50, 8 de $100 e 2 notas de $500.

Todo dinheiro restante irá para o banco, juntamente com os títulos de propriedade, é aconselhável que uma
pessoa jogue somente como banqueiro, porém se também quiser participar do jogo, deve tomar cuidado para
não misturar suas notas e propriedades com as do Banco.

COMEÇO DO JOGO:

O primeiro jogador lança os dados e, conforme o número de pontos que tirar, avança
o seu pião pela esquerda para o espaço atingido. Num só espaço podem parar vários piões ao mesmo tempo.
Se cair num terreno ou empresa poderá comprá-las ao banqueiro, pagando o preço indicado no tabuleiro.
De acordo com as indicações constantes dos lugares alcançados, pagam-se impostos, recebem-se lucros, tira-se um cartão de SORTE ou REVÊS e executa-se a ordem respectiva, devolvendo o cartão, colocando-o por
baixo do baralho do qual foi tirado.
Tirando uma dupla (2 e 2, 3 e 3, etc.) o jogador tem direito a novo lançamento; uma segunda dupla dá direito
igual, mas se tirar uma terceira dupla vai para a prisão.
PRISÃO: Se o jogador cair no campo "VA PARA A PRISÃO" ou se tirar 3 duplas seguidas, irá com o seu
pião para a prisão. Se porém alcançar a prisão em lances regulares será considerado visitante e poderá continuar normalmente o jogo quando chegar a sua vez.
Da prisão o jogador poderá sair se conseguir numa das suas 3 próximas jogadas tirar uma dupla. Se não conseguir na 4$ jogada pagará $50 ao banqueiro e andará o número de pontos conseguidos nos dados. Também
poderá sair da prisão se possuir o cartão "SAIDA LIVRE DA PRISÃO".
HONORARIOS: Cada vez que o jogador alcançar o PONTO DE PARTIDA ou por ele passar receberá do
banqueiro $200 como HONORÁRIOS.
TERRENO OU EMPRESA COM DONO: Se o jogador alcançar um terreno ou empresa que já tenha sido
adquirido, pagará aluguel ou taxa correspondente, ao respectivo proprietário, conforme os dados constantes do titulo.
O dono do terreno ou propriedade, deverá cobrar antes que o jogador seguinte lance os dados, caso contrário
não terá mais direito.

CONSTRUÇÕES: Logo que o jogador possua todo um grupo de propriedades da mesma cor, ele poderá
construir casas pagando ao Banqueiro os preços indicados nos títulos.
Em cada terreno pode-se construir 4 casas e tendo construído 4 casas, no mesm o terreno, pode-se c onstruir
nele um hotel.
O jogador não pode colocar 3 casas e m uma propriedade e nenhuma noutra, do m esmo grupo de cor. E le de-
ve colocar uma em cada proprie dade do mesmo grupo de cor, antes de col ocar a segunda e assim sucessiva-
mente até a compra do hotel.

TROCAS E VENDAS ENTRE JOGADORES: É permitido aos jogadores vender ou trocar terrenos ou empresa entre si, quando acharem conveniente por preços a combinar.
No caso de terrenos que possuam casas ou hotel, o dono deverá vendê-las ao Banco pela metade do preço,
para depois vender o terreno.
Se algum jogador comprar uma propriedade ou terreno hipotecado, ao resgatar o titulo de posse, ele deverá
pagar além do valor da hipoteca mais 20% do valor da mesma a "título de juros.

HIPOTECAS: Terrenos sem construção {caso haja casas ou hotel é necessário antes vendê-las ao Banco
pela metade do preço) e empresas podem ser hipotecadas pelos valores determinados nos títulos por qualquer
período de tempo.

PAGAMENTOS: Os pagamentos devem ser efetuados sempre em dinheiro. Se o jogador não tiver dinheiro
para pagar ao Banco ou a um jogador, ele deve obedecer esta ordem de negociações: — Vendas de casas e
hotéis pela metade do preço pago.
— Hipotecar ou vender suas propriedades. No caso de vendas ele poderá colocar em leilão as propriedades
visando um lucro maior. Caso ninguém queira comprá-la o Banco pagará seu valor nominal.

FALÊNCIA: Se mesmo após vender suas casas e hotéis, hipotecar ou vender suas propriedades o jogador
não conseguir pagar suas dívidas ele irá à falência, e se retirará do jogo.
O dinheiro conseguido será entregue ao jogador credor. Caso haja propriedades hipotecadas o Banco deverá
resgatá-las e o dinheiro conseguido irá para o credor. As propriedades devem ser colocadas em leilão.
OBS.: Durante um jogo nenhum jogador poderá dar ou emprestar dinheiro a outro.

TÉRMINO DO JOGO: O jogo termina quando ficar somente um jogador (os outros foram à falência). So-
mam-se os valores possuídos através das notas, terrenos, propriedades, casas e hotéis.
Se algum jogador possuir terreno ou propriedades hipotecadas, ele deverá computar metade do valor pago

Professor,

Além do texto acima, informe aos seus alunos que o jogo era composto por “terrenos” situados em ruas ou avenidas de uma ou mais cidades.
Pergunte aos alunos se não tivessem o jogo por perto, se entenderiam todas as regras e saberiam jogar sem dificuldade.
Ouça a exposição oral dos alunos. Liste as sugestões dos pontos que deveriam constar nesse tipo de texto e peça a eles que marquem os itens que não foram bem esclarecidos.
Enumere com os alunos o que deveria constar nesse tipo de texto. Observe o tipo de linguagem mais adequada ao interlocutor que deve ser indicado nesse tipo textual.
Peça aos alunos que registrem essas observações para serem colocadas em exposição na sala de aula.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos

Professor, se for de seu interesse publicar na página de internet da escola ou apresentar os trabalhos realizados, lembre-se de fotografar cada etapa realizada, registrando o processo de produção dos trabalhos que aqui serão propostos.

Proponha aos seus alunos que façam o próprio jogo. Já que no original privilegiava os lugares conhecidos de cidades brasileiras, por que não usar os pontos turísticos da própria cidade que os alunos vivem?

Obs: Professor, os mapas, fotos e informações utilizados são referentes à cidade de Belo Horizonte. Você pode fazer os ajustes necessários às demandas de sua turma.

Apresentar o mapa da orla da Lagoa da Pampulha, marco arquitetônico, referência em turismo da capital mineira.

http://maps. google.com.br/maps?gbv=2&hl=pt-BR&q=Mapa%20da%20Lagoa%20da%20pampulha&ndsp=20&ie=UTF-8&sa=N&tab=il&start=0

Faça a leitura do mapa com os alunos. Veja as rotas que podem ser feitas, a distância, alguns pontos turísticos, a localização em relação aos demais bairros do entorno ou não, dos endereços dos alu nos ou da escola.

Depois, apresente u ma foto da orla tirad a por satélite.

Faça um comparação entre os dois mapas.      

Pergunte aos alunos se eles conhecem a Lagoa da Pampulha, se já foram até lá e se conhecem algum ponto turístico.

Pergunte aos alunos se eles conhecem a história da construção da Pampulha, quem a projetou, como a sua criação mudou o perfil turístico da capital mineira.

Apresente o texto referente a essa história.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

HistóricoO conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer (1907) entre 1942 e 1944, surge de uma encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (1902 - 1976), para a construção de uma série de edifícios em torno do largo artificial da Pampulha. A obra prevê cinco edifícios: um cassino, um clube de elite, um salão de danças popular, uma igreja e um hotel, que não foi realizado. Ao final do projeto, o prefeito acrescenta uma residência de veraneio de fim de semana para ele e sua família. A obra faz parte de um plano de modernização da cidade - que nos anos de 1940 e 1950 conhece ampla expansão física e populacional - traduzido na criação de novos bairros como, por exemplo, a Pampulha e Cidade Jardim, zonas residenciais de elite. Datam também desse período a criação de uma cidade universitária (1944 - 1951) e de um distrito industrial, batizado de Cidade Industrial. Na Pampulha, especialmente, a administração municipal visa criar um local luxuoso de lazer - com cassino e lago para a realização de esportes náuticos para atrair investimentos. Para a execução da obra, Niemeyer conta com a colaboração do engenheiro de estruturas, e também poeta, Joaquim Cardoso (1897 - 1978) e do paisagista Burle Marx (1909 - 1994).
A obra é projetada por Niemeyer como um conjunto, mas onde cada elemento é visto como uma forma independente e autônoma. Além disso, os edifícios são pensados em estreita relação com o entorno, que fornece a moldura natural e a inspiração para os desenhos e plantas. O centro do projeto, de acordo com a encomenda, deveria ser o cassino. Não é por acaso que ele é o primeiro edifício a ser construído. Do alto de uma península, o prédio do cassino é concebido a partir da alternância de volumes planos e curvos, de jogos de luz e sombra. O bloco posterior em semicírculo estabelece um contraponto em relação à ortogonalidade do salão de jogos. O rigor das retas é quebrado pela parede curva do térreo e pela marquise irregular. O sentido vertical em que estão dispostos os caixilhos, por sua vez, opõe se à horizontalidade da construção. As superfícies envidraçadas e as finas colunas que sustentam a marquise são outros elementos que dotam de leveza o conjunto. O uso do vidro - também na escadaria envidraçada que liga o restaurante ao terraço - é mobilizado em função da luz e da comunicação entre interior e exterior.
No Iate Clube e na Casa Kubitschek, Niemeyer volta a jogar com os volumes, de modo que eles pareçam, ao mesmo tempo, fundidos e individualizados. Também se nota a continuidade exterior/interior como elemento fundamental dos edifícios. A fachada em forma de proa do Iate remete às imagens náuticas popularizadas por Le Corbusier (1887 - 1966) em diversas de suas obras. A cobertura de águas invertidas, por sua vez, é vista como referência direta ao projeto do arquiteto suíço para a residência Erazuriz, no Chile, 1930. Se no Cassino e no Ia te Clube a curva é uti lizada como contraponto às linhas retas, na Casa de Bailes, localizada numa pequena ilha próxima à margem, a curva impera. A marquise sinuosa de concreto, cujas linhas se inspiram diretamente no contorno da ilha, torna-se a partir desse momento, um motivo central da arquitetura de Niemeyer.
A Ig reja de São Francisc o é considerada a obra -prima do conjunto. N essa obra o arquiteto l ança mão de nova solução construtiva: não mais a estrutura independente, com lajes de concreto apoiadas em pilares, de acordo com o léxico arquitetônico racionalista, mas uma abóbada parabólica de concreto armado, estrutura até então utilizada em obras de engenharia como o hangar de aviões do aeroporto de Orly, em Paris, de autoria de Eugène Freyssinet (1879 - 1962). Niemeyer se apropria, de uma forma cara, das construções utilitárias, ao explorar os seus rendimentos plásticos e estéticos. O uso da abóbada parabólica permite que um único elemento seja suficiente para a construção do teto e das paredes. Mas, de qualquer modo, para concentrar a atenção no mural de São Francisco, realizado por Candido Portinari (1903 - 1962), que ocupa toda a parede do fundo, ele encurta a abóbada, estreitando-a na direção do altar. O jogo de luz entre o coro iluminado e a madeira escura da nave é mais um elemento que destaca o mural. É ainda Portinari o autor da composição branca e azul de azulejos que cobre a fachada posterior da capela. O emprego das curvas e linhas oblíquas em toda a Igreja - na fachada e no interior - confere a ela um caráter assimétrico e flexível que atesta a liberdade criativa do arquiteto, envolvido com a exploração máxima das possibilidades plásticas e com as potencialidades escultóricas do concreto armado.
O conjunto da Pampulha torna-se um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo. Diversas críticas foram feitas ao projeto, sobretudo à falta de um plano urbanístico para o novo bairro no qual as obras têm lugar e à falta de função social da obra, ponto sublinhado por Max Bill (1908 - 1994) em entrevista à revista Habitat, n. 12, 1953. Tal crítica é rebatida por Joaquim Cardoso, na mesma revista, em 1953: "... o Conjunto da Pampulha é, no Brasil, o primeiro e, em certo sentido, talvez o único de um grupo de edifícios visando a uma finalidade coletiva e social; o próprio cassino construído com o objetivo imediato de servir à exploração do jogo de azar não está, pela disposição dos seus elementos, imperativamente destinado a esse fim: é, na verdade, um cassino, mas organicamente mais adaptado a uma colônia de férias para estudantes ou funcionários públicos, do que mesmo para jogadores profissionais". Discordâncias à parte, o fato é que uma série de dificuldades ronda o projeto e o redefine: a proibição do jogo faz com que o cassino se transforme em Museu de Belas Artes; a Casa de Bailes nunca chega a funcionar; a interdição do lago, devido à contaminação por parasitas, impede a prática de esportes náuticos e reduz as atividade do Iate Clube; finalmente, a capela, nada convencional em sua concepção, custa a ser aceita pela Igreja e permanece durante muitos anos sem uso.


http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=4268&cd_item=10&cd_idioma=28555

Professor,
Depois da leitura do texto, faça os seguintes questionamentos:
. Que pontos turísticos são apontados no texto?
. Que outros pontos turísticos não foram citados pelo texto?
. Caso os alunos não saibam, liste outros que ou estão na orla ou bem próximos à Lagoa da Pampulha: Mineirão, Mineirinho, Parque Ecológico, Toca da Raposa, Aeroporto da Pampulha, Parque Guanabara, Bar do Redondo, Barragem da Pampulha, Zoológico.
Obs: Tanto o mapa, a foto de satélite, text o e lista de pontos tur ísticos, coloque-os em exposição na sala de aula.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos

Professor,

Essas aulas serão para a seleção dos pontos turísticos que estarão no tabuleiro do jogo dos alunos. Se eles decidirem por todos, peça que façam uma pesquisa sobre cada um, incluindo a descriç ão do lugar, a localiza ção, o uso social e a imagem. Essa pesquisa po de ser feita pel a web, enciclopédias, guias turísticos, folhetos turísticos da cidade. Seria interessante se os alunos tivessem acesso a todos estes suportes textuais.

http://www.belohorizonte.mg.gov.br/por/a_passeio.php?roteiro=pampulha


Aeroporto da Pampulha

O Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – MG – Carlos Drummond de Andrade é importante elo da aviação nacional, voltado para os segmentos da aviação geral e regional, com vôos ligando a Capital às vários destinos no interior mineiro e de estados vizinhos.

Atualmente, destaca-se também como grande centro de manutenção de aeronaves executivas e comerciais de pequeno e médio porte, de asas fixas e rotativas (helicópteros).

Construído na década de 30, o Aeroporto de Belo Horizonte tem a pista de pousos com capacidade para até 34 operações pouso/decolagens por hora. Com o crescimento da cidade, se transformou em aeroporto central, inserido no contexto urbano de Belo Horizonte.

O Aeroporto de Belo Horizonte está instalado em uma área de dois milhões de metros quadrados, na região da Pampulha, distante oito quilômetros do centro da cidade.

Ao longo dos 4,5 mil metros quadrados do terminal de passageiros está distribuído restaurante, lanchonete, banca de jornal, locadoras de veículos e serviços bancários.

Uma linha de ônibus executivo liga o aeroporto ao centro e também ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, além de um estacionamento com capacidade para 230 veículos.

http://www.infraero.gov.br/aero_prev_home.php?ai=62

Barragem da Pampulha

Com sua inauguração em 1938, a Barragem da Pampulha sinalizou o começo de projeto urbanístico bem maior. Além de solucionar o problema de abastecimento naquela época, viabilizou a drenagem de uma planície que se estendia por cerca de 3000 m para o leste, parte da lagoa, para dar lugar ao que, somente em 1940, passou a ser denominado “Aeroporto da Pampulha”. Tal projeto teve continuidade na administração do prefeito Juscelino Kubitschek, jovem médico de 38 anos de idade que, em 1940, tomava posse como prefeito da capital mineira. Considerado um homem urbano e de visão empreendedora, JK, como passou a ser chamado popularmente, afirmava ser a Pampulha a principal meta do seu governo.

 
http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=regionalpampulha&tax=8538&lang=pt_BR&pg=5484&taxp=0&

Casa do Baile

A casa do Baile foi na década de 40 o lugar onde a alta sociedade se encontrava para grandes bailes e festas. Freqüentar a Casa do Baile era antes de mais nada um símbolo de status e posição social, entretanto ela não resistiu ao fechamento do Cassino em 1946 e durou apenas mais dois anos, ficando fechada até os anos 70 quando foi reaberta . Nesta nova fase a Casa de Baile, foi um misto de Salão Dançante e Casa de Espetáculos, mas sua vida foi muito curta, o seu modelo não estava em sintonia com os anos 70, resistindo apenas 8 meses. Em 1986 é reaberta como anexo do Museu de Arte da Pampulha permanecendo assim até 1995 quando foi transformada em r estaurante dançante. Hoje está fech ada ao público.

http://w ww.mixbh.com.br/baile.htm

A Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Faz parte de um complexo com outras atrações turísticas e foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_da_Pampulha

Iate Tênis Clube

Ano de 1943: a Pampulha não passava de uma região distante e desabitada, sem grandes atrativos para os habitantes da Capital. Mas a visão de homens, como a do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, mudou toda a sua paisagem. Durante a sua gestão, em 1943, o Iate foi construído, fazendo parte de um projeto grandioso: a composição do conjunto arquitetônico da Pampulha.

A história do Iate sempre esteve ligada a gente de renome internacional, inclusive à magia do paisagista Burle Max, que foi responsável pelos projetos de jardinagem. Nessa época, o clube se chamava Iate Golf Club.

Em 1960, o Iate foi a leilão, sendo arrematado por uma empresa que, no ano seguinte, vendeu as suas cotas, provocando uma concorrência acirrada entre os interessados em se associar ao Clube.

http://www.iatebh.com.br/institucional.htm#historia

Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada nas margens da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte-MG, foi concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907- ).

O projeto, com suas linhas arrojadas, é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira - se tendo tornado um importante símbolo da capital do Estado.

A construção, terminada em 1945, começou a ser restaurada nos primeiros meses de 2005 visando recuperar, principalmente, rachaduras e infiltrações na cobertura (telhado) - abóbadas parabólicas cobertas por milhares de pastilhas cerâmicas.

Decorando o exterior da Igreja há na fachada um Painel de Azulejos, em tons azuis, de autoria de Cândido Portinari (1903-1962), evocativo à São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais.
No interior - confessionário, batistério, coro, púlpito e nas bancadas laterais - existem outros Painéis de Azulejos criados por Portinari
Observamos que nas laterais da Igreja, fazendo parte do telhado, há Painéis de Pastilhas, abstratos, do artista Paulo Werneck (1907-1987), autor de inúmeros outros trabalhos semelhantes, principalmente na cidade do Rio de Janeiro-RJ. (Há foto no final).

Os jardins que circundam a Igreja foram projetados por Burle Marx (1909-1994).

Uma ocorrência inusitada aconteceu após o término da construção. As autoridades eclesiásticas não permitiram, durante muitos anos, a consagração da Igreja, porque chocadas pela forma nada ortodoxa da construção, bem como contrariadas pelos desenhos, com temas religiosos, do pintor modernista Portinari.

http://www.ceramicanorio.com/paineis/portinariigrejapampulha/portinariigrejapampulha.html

Jardins de Burle Marx

Roberto Burle Marx é um artista polivalente. Pi ntor, designer, arquiteto, paisagista, artista plástico, tapeceiro. Nas horas vaga s canta música lírica para os amigos. Sua obra como artista plástico é amplamente reconhecida e premiada em mostras e salões internacionais. Pouco a pouco, o nome de Burle Marx paisagista ultrapassa as fronteiras do Brasil. Sua assinatura brilha em milhares de projetos espalhados pelos cinco continentes.

Do trabalho conjunto com Oscar Niemayer e Lúcio Costa nascem o Parque da Pampulha, Minas Gerais, e os famosos jardins de Brasília.
Entre suas obras mais expressivas estão os jardins do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/nacionais/burlemarx.htm

Mineirinho

Inaugurado em 1980, o Mineirinho, Estádio Jornalista Felipe Drummond, é um ginásio poliesportivo coberto, com capacidade para 25 mil pessoas, destinado ao incremento do esporte especializado, servindo, também, como palco para grandes shows e eventos.

Endereco:
Av. Antônio Abrahão Caram, 1001
Pampulha

Telefone:
(31) 3499-1100

Possui:
Estacionamento

http://www.guiabh.com.br/turismo/detalhe.asp?estab=16


Mineirão

Inaugurado em 1965, o Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto, segundo maior estádio coberto do mundo, com capacidade para 90 mil pessoas, ajudou a levar o futebol mineiro para lugar de destaque e dotou o público de um espaço adequado para assistir a grandes espetáculos do futebol profissional.

Endereco:
Av. Antônio Abrahão Caram, 1001
Pampulha

Telefone:
(31)3499-1100

Possui:
Estacionamento

http://www.guiabh.com.br/turismo/detalhenovo.asp?estab=15

Mirante da Pampulha

Os quatro mirantes da orla da Pampulha estão recebendo reparos e pintura e ganharam nomes de pássaros da região como garça, biguá, sabiá e bem-te-vi. Os espaços têm sido na região os melhores locais de parada para moradores, visitantes e esportistas. O mirante mais completo é o Bem-te-vi, que já conta com um bebedouro e a presença de um guarda municipal que garante a segurança do patrimônio local.

Ao dar uma volta pela orla, o caminhante se depara com diversos cenários. Vê garças brancas e biguás pretos. Pode ser visto, também, o pica-pau pequeno, além de bem-te-vis, sanhaços, periquitinhos, alma de gato e saíras. Um dos mais interessantes é o pica-pau grande, conhecido por cabeça vermelha.

http://belohorizontebh.com/?p=546

Museu de Arte da Pampulha

O Museu de Arte da Pampulha, antigo Cassino da Pampulha, integrante do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, enfoca tendências artísticas variadas em mostras, pesquisa e conceituação. No seu acervo, obras da arte contemporânea brasil eira.
É um dos prédios construidos por Oscar Niemeyer ao redor da lagoa da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck, no início da década de quarenta. Foi o primeiro prédio do conjunto a ser construído.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Muse u_de_Arte_da_Pampulha

Parque Ecológico

Situado em local de ecossistema privilegiado, no parque é possível encontrar mamíferos soltos, como gambá, capivara, furão e mico-estrela. Além deles, aves como a garça-branca-grande, o martim-pescador-grande e o biguá. Há ainda répteis e anfíbios. Como exemplo, podemos citar a iguana, o camaleãozinho, o jacaré-do-papo-amarelo, sapos e rãs.

A flora é composta por espécies pioneiras e colonizadoras, como a jetirana, a leucênia, a mamona e vários tipos de capins (a exemplo do colonião e braquiárias), além das 3 mil mudas plantadas no bosque, representando diversos biomas brasileiros.

Endereco:
Av. Otacílio Negrão de Lima, 7.111
Pampulha

Telefone:
(31) 3277-7286

Atrações:
Áreas de ginástica, caminhada ecológica, brinquedos para crianças, lanchonete.

Observações:
Funcionamento:
Aberto de terça a quinta-feira para grupos agendados. Para o público em geral, de sexta a domingo, das 8h30 às 17h.
Entrada franca

http://www.guiabh.com.br/turismo/detalhe.asp?estab=254

Parque Guanabara

O Parque Guanabara fica em frente à igreja São Francisco de Assis, na orla da Lagoa da Pampulha. Tem mais de 50 anos de história, em uma área de 8 mil metros quadrados. São mais de 18 atrações fantásticas, entre elas: Auto-Pista Infantil (Tromba-Tromba), Trem Fantasma, Bumper Boat, Autorama, Pistinha, Lagarta, Palácio do Riso e muitos outros brinquedos eletrônicos. O Parque é uma das melhores áreas de lazer da Capital para toda a família. A atração gastronômica fica por conta do restaurante principal, da churrascaria-pizzaria, além de várias lanchonetes e sorveterias. O Parque Guanabara é um cartão de visitas da cidade e sinônimo de muita diversão, entretenimento, conforto e segurança. Ele é o parque da família.

http://www.portalpampulha.com/parque%20guanabara.html

Jardim Zoológico

O jardim zoológico está localizado na região da Pampulha em Belo Horizonte, representa um dos mais importante s pontos turísticos de Belo Horizonte. Sua inauguração deu-se em janeiro de 1959. Atualmente a responsabilidade da administração do jardim zoológico é da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, cujo 80% dos custos financeiros são repassados pela Prefeitura de Belo Horizonte e o restante da renda por via dos ingresos de entrada e venda de mudas de plantas. O jardim zoológico conta com mais de mil animais que foram obtidos por permuta com outras instituições, doações supervisionadas pelo IBAMA, nascimento dentro do Zoológico, dentre outros. A Fundação Zoo-Botânica conta com um quadro de funcionário especializados no cuidado com animais os quais praticam o manegio sempre pensando no bem-estar dos bichos. Duas atrações a mais que existem no zoológico é o borboletário o qual possui mais de duas mil espécies de insetos e existe hoje programação noturna para visita. E recentemente foi inaugurado o jardim japonês em comemoração ao centenário da imigração japonesa, espaço este que conta com um ambiente totalmente trabalhado na cultura oriental.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Zool%C3%B3gico_de_Belo_Horizonte

Casa JK

A casa onde v iveu o ex-presidente Juscelino Kubitsch ek quando era prefeito de Belo Horizonte (MG) será transformada em museu. A residência de 1943, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, integra o complexo arquitetônico e paisagís tico da Pampulha, tombado pelo patrimônio federal.

Situada em um terreno de 2.800 m² na orla da lagoa da Pampulha, a casa modernista de 680m², dois andares e três quartos conserva móveis que foram de JK, como uma mesa de bilhar francês, uma espreguiçadeira de madeira, uma cama de casal e uma geladeira européia que ainda funciona.

JK (1902-1976) vendeu o local em 1956 para seu amigo e colega de seminário Joubert Guerra, que também foi político e morreu em 1977. Com a morte da mulher de Guerra, em outubro de 2004, começaram as negociações para a venda do imóvel.

JK viveu na casa da Pampulha do final de 1943 até 1945. Continuou a freqüentar o local quando presidente, de 1956 a 1960.

Os jardins da casa, com palmeiras imperiais e um lago de carpas na forma da lagoa da Pampulha, são projeto de Burle Marx (1909-1994). Nela há t ambém quadros de Alfredo Volpi (1896-1988) e Paulo Werneck (1907-1987).

O publicitário Marcos Guerra, 42, neto dos proprietários, afirma que a beira da piscina era o local da casa preferido por JK para fazer, por telefone, contatos políticos. O banheiro com porta extra para o quintal, diz, foi apontado pelos inimigos de JK como "saída de emergência" para suas supostas amantes.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u118317.shtml

Aula 4: duas aulas de 50 minutos

Professor,
Depois de selecionar os pontos turísticos a serem colocados no tabuleiro do jogo, peça aos alunos que descrevam o lugar. Tal descrição estará impressa nas cartas de sorte/revés dispostas sobre o tabuleiro. Estas serão lidas à medida que os peões para rem sobre as respectiv as “casas” escritas SORTE/REVÉS.
In dividualmente, se necessário, faça a revisão textual dessas descrições.
Não se esqueça de orientá-los quanto à produção desse tipo textual. Deve predominar as características físicas do lugar, uma curiosidade, caso tenha. O autor da descrição deve usar a objetividade ao se expressar. Nada de julgamentos pessoai s, subjetivos.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos

Professor,

Eis o momento de escrever as regras do jogo. Faça um texto coletivo nesse momento. Retome a primeira discussão s obre os itens que deveriam constar nesse tipo de texto e a forma de expressa r os comandos.
Pe ça que os alunos pensem em quem vai utilizar o jogo. Qual a faixa etária? Que tipo de linguagem a ser usada?
Aproveitarão algum item do texto original do jogo “Banco Imobiliário”? Se sim, qual(quais)? Atente-se para evitar a cópia.

Interessante discutir com os alunos o que é um PLÁGIO e as implicações legais dessa ação. Enfatizar o respeito aos direitos autorais e a importância de uma escrita autoral, autônoma, principalmente se se deseja publicar o "material produzido".

Registrar todos os apontamentos, o texto no quadro de giz. Simultaneamente a essa atividade, promova a revisão nos diversos âmbitos: coesão, coerência, aspectos gramaticais.
Esse texto será digitado e impresso para todos os alunos colocarem em seus respectivos jogos.

Aula 6: duas aulas de 50 minutos

Professor,

Essas aulas serão para a escolha do nome do jogo. Será uma escolha coletiva ou individual? Seja democrático. Ouça as opiniões de seus alunos.
Feit a a escolha, é hora de confeccionar o tabuleiro. Você pode sugerir, caso tenha em sua escola, uma aula interdisciplinar com o colega da área Belas Artes e da Matemática. Faça também as outras peças. De que serão feito os peões? Terão casas? E as cédulas? E a caixa onde será guardado?
O desenho gráfico do tabuleiro pode variar desde o desenho da orla da Pampulha ao modelo convencional do jogo dos anos 80.

É preciso respeitar a idéia e a criatividade dos alunos. Nesse momento, registre com fotos e/ou filmagem para uma futura exposição na escola.

Aula 7: duas aulas de 50 minutos

Professor,

Nessas aulas, divida a turma em grupos e estes devem visitar as demais salas para jogarem. Peça que os alunos não façam nenhuma interferência oral com os jogadores. É importante garantir isso, para verificar se o texto co letivo das regras será compreendido pelos outros alunos.
Caso alguma regra não seja bem entendida, o aluno deverá trazer a questão para a sala e discutir uma possível adequação de comando para aquela solicitação específica. Depois disso, é preciso fazer a alteração necessária no texto coletivo.

Aula 8: duas aulas de 50 minutos

Assim, já testado e aprovado, os novos jogos podem ser entregues finalmente para os alunos. Se preferir, promova um período de jogos em sala, com convidados da comunidade escolar. Aproveite esse momento e faça a exposição na sala de todo o processo desse projeto. Que tal doar os jogos para a escola? Por que não promover uma sessão solene de lançamento e de doação das produções? Convide familiares,  os professores e seus alunos, a direção, o jornal da cidade... Faça com que essa finalização seja uma atividade de socialização importante para os seus alunos e para todos os envolvidos direta e indiretamente com a escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor,

Compare as relações feitas pelos alunos entre as regras do jogo original e a produção escrita do novo jogo. Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem. Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto. Analise se o texto final apresentou as características de um texto injuntivo instrucional.Discuta, com os grupos, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida. Individualmente, peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles?
Verifique a objetividade e a clareza dos textos descritivos dos pontos turísticos escolhidos. Analise se o texto final apresentou as características desse tipo textual. Faça a discussão individualmente do que poderia ser alterado, para que o texto atendesse à proposta originalmente sugerida.

Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos. Partir da organização lógica das ideias, coesão e coerência do gênero textual produzido por eles, os textos coletivo e individual. Por fim, verificar os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.

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