30/09/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme;
Respeito as regras e combinados durante o jogo simbólico;
Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música;
Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo.
Elementos teatrais como: cenário, figurino e repertório musical.
Atividade 1 – Após a produção do texto coletivo baseado no filme o Corcel indomável, o professor poderá combinar com as crianças uma apresentação, na qual as crianças irão fazer de conta que estão vivenciando as cenas do filme.
1º Momento – O professor poderá propor que eles brinquem de faz-de-conta, que estão andando a cavalo, igual aos personagens do filme. Para tanto, o professor pode questionar: Onde será o local que vamos andar a cavalo? Quem são as pessoas que andam a cavalo? O que vamos fazer enquanto andamos a cavalo? Estas questões irão nortear a dramatização, pois quando as crianças dizem o local onde andarão a cavalo, já estão determinando o cenário, quando dizem quem são as pessoas, determinam os personagens e quando dizem o que vão fazer, estão determinando a cena. Essas falas devem ser registradas para que posteriormente o professor possa retomar com as crianças.
Obs: Sabemos que crianças tão pequenas nem sempre cumprem os acordos estabelecidos no grupo, para tanto está encenação não tem a intenção de se comunicar com o público.
2º Momento – O professor deve perguntar para cada criança que papel elas gostariam de representar na brincadeira. Nesse momento o professor deve anotar a fala/desejo de cada criança, para que cada uma possa ser o personagem que desejar. Posteriormente, o professor deve discutir os elementos necessários para a dramatização : cenário, figurino, maquiagem, música, etc. Após a discussão com as crianças o professor deve levantar os material necessários para a confecção desses elementos, tais como: o cavalo (pau de vassoura, papel de embrulho, lã, botão e EVA), da roupa dos cavaleiros (TNT e tinta guache), painel de fundo (Datashow com cenas do filme, papel de embrulho, tinta guache, papel celofane). A confecção desses elementos deve ser discutida, elaborada e confeccionada com a ajuda das crianças.
Ex: Imagens que registram o momento de produção do cavalo de pau
FOTOS DAS CRIANÇAS CONSTRUINDO CAVALOS
3º Momento - Ao final da produção do cenário, figurino, cavalo, o professor poderá discutir com as crianças pautado nos registros anteriores, qual cena será apresentado por eles. Nesse momento, o professor deve garantir que todas as crianças vivenciem os papéis desejados. Nessa grande brincadeira as crianças terão a possibilidade de expressar seus sentimentos, desejos e conhecimentos a acerca do filme que apreciaram, sem ter a intenção de se comunicar com a platéia.
OBS.: No cenário, o professor poderá utilizar o datashow da escola, reproduzindo o filme "Corcel Indomável"
Bibliografia indicada:
FONSECA, Nayde S. G. linguagem Teatral na Educação Infantil. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Avaliar se as crianças:
Conseguiram compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme;
Respeitaram os combinados durante o jogo simbólico;
Elaboraram e construíram os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música
Participaram ativamente do jogo simbólico.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2011
Cinco estrelasachei muito criativa a ideia dela. Parabens
02/07/2011
Cinco estrelasAdorei a aula! A Educação Infantil é uma momento muito especial na vida do ser humano, onde ele deve ser estimulado dessa forma, sendo o próprio auto de sua aprendizagem, interagindo e construindo de maneira produtiva e significativa. Uma aula desse tipo, torna a sala de aula um ambiente de prazer, o jogo simbólico do faz de conta encanta a criança, despertando um sentimento de desejo e motivadação, onde o conhecimento é construido de forma eficaz. Parabéns a professora idealizadora dessa aula