Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CAVALO – A magia do faz-de-conta

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme;

Respeito as regras e combinados durante o jogo simbólico;
Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música; 
Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos teatrais como: cenário, figurino e repertório musical.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Após a produção do texto coletivo baseado no filme o Corcel indomável, o professor poderá combinar com as crianças uma apresentação, na qual as crianças irão fazer de conta que estão vivenciando as cenas do filme.

1º Momento – O professor poderá propor que eles brinquem de faz-de-conta, que estão andando a cavalo, igual aos personagens do filme. Para tanto, o professor pode questionar: Onde será o local que vamos andar a cavalo? Quem são as pessoas que andam a cavalo? O que vamos fazer enquanto andamos a cavalo? Estas questões irão nortear a dramatização, pois quando as crianças dizem o local onde andarão a cavalo, já estão determinando o cenário, quando dizem quem são as pessoas, determinam os personagens e quando dizem o que vão fazer, estão determinando a cena. Essas falas devem ser registradas para que posteriormente o professor possa retomar com as crianças.

Obs: Sabemos que crianças tão pequenas nem sempre cumprem os acordos estabelecidos no grupo, para tanto está encenação não tem a intenção de se comunicar com o público.

2º Momento – O professor deve perguntar para cada criança que papel elas gostariam de representar na brincadeira. Nesse momento o professor deve anotar a fala/desejo de cada criança, para que cada uma possa ser o personagem que desejar. Posteriormente, o professor deve discutir os elementos necessários para a dramatização : cenário, figurino, maquiagem, música, etc. Após a discussão com as crianças o professor deve levantar os material necessários para a confecção desses elementos, tais como: o cavalo (pau de vassoura, papel de embrulho, lã, botão e EVA), da roupa dos cavaleiros (TNT e tinta guache), painel de fundo (Datashow com cenas do filme, papel de embrulho, tinta guache, papel celofane). A confecção desses elementos deve ser discutida, elaborada e confeccionada com a ajuda das crianças.

Ex: Imagens que registram o momento de produção do cavalo de pau

cavalo de pau 1

cavalo de pau 2

cavalo de pau

FOTOS DAS CRIANÇAS CONSTRUINDO CAVALOS

3º Momento - Ao final da produção do cenário, figurino, cavalo, o professor poderá discutir com as crianças pautado nos registros anteriores, qual cena será apresentado por eles. Nesse momento, o professor deve garantir que todas as crianças vivenciem os papéis desejados. Nessa grande brincadeira as crianças terão a possibilidade de expressar seus sentimentos, desejos e conhecimentos a acerca do filme que apreciaram, sem ter a intenção de se comunicar com a platéia.

OBS.: No cenário, o professor poderá utilizar o datashow da escola, reproduzindo o filme "Corcel Indomável"

cavalo apresentacao

cavalo apresentacao 1

cavalo apresentacao 2

cavalo apresentacao 3

Recursos Complementares

Bibliografia indicada:

FONSECA, Nayde S. G. linguagem Teatral na Educação Infantil. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

Conseguiram compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme;

Respeitaram os combinados durante o jogo simbólico;
Elaboraram e construíram os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música 
Participaram ativamente do jogo simbólico.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nikolly, E.E.B Artur da Costa e Silva , Santa Catarina - disse:
    Nikolly_ph@hotmail.com

    18/11/2011

    Cinco estrelas

    achei muito criativa a ideia dela. Parabens


  • Joana Trajano, Creche Edinólia Melo , Rio Grande do Norte - disse:
    joanadmedeiros@gmail.com

    02/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! A Educação Infantil é uma momento muito especial na vida do ser humano, onde ele deve ser estimulado dessa forma, sendo o próprio auto de sua aprendizagem, interagindo e construindo de maneira produtiva e significativa. Uma aula desse tipo, torna a sala de aula um ambiente de prazer, o jogo simbólico do faz de conta encanta a criança, despertando um sentimento de desejo e motivadação, onde o conhecimento é construido de forma eficaz. Parabéns a professora idealizadora dessa aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.