Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância dos órgãos dos sentidos: Paladar – Cada coisa tem seu gosto

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• A importância do paladar na descoberta dos sabores, bem como sua interação com os outros sentidos;
• A existência de uma memória gustativa importante na associação e classificação das substâncias;
• A associação e interpretação de informações ligadas ao paladar.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a audição (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o tato (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o olfato (aula publicada no portal).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
• Quando vamos a uma festa de aniversário, uma coisa que sempre está presente é o bolo de aniversário não é mesmo? Por quê?
A maior parte das pessoas gosta de bolo, talvez esse fato encontre explicação em uma das características mais marcantes do bolo (o sabor - doce);
• Vocês sabem me dizer quais são os sabores que podemos sentir através da gustação? (doce, salgado, azedo e amargo)
OBS: Caso o professor queira incrementar a aula, ele poderá levar algumas frutas, previamente preparadas em pequenos pedaços para uma atividade inicial: (tomar cuidado com possibilidades de reações alérgicas das crianças).
• Com os olhos vendados as crianças poderão degustar as frutas, dizendo suas características gustativas e tentando adivinhar a fruta (pode ser feito através de disputa entre duas equipes ou não).

Para entender melhor como são esse sabores basta buscar na memória e encontrar alguns alimentos que representem cada grupo desses: (Deixar que as crianças classifiquem os elementos citados nos grupos – essa classificação feita por todos deverá ser anotada pelo professor para ser utilizar durante a atividade 1)
EX: Doce – Bolo, brigadeiro, pavê etc., Salgado – Pipoca, coxinha, milho verde etc., Azedo – Limão, abacaxi verde, etc., Amargo – Remédio, chocolate amargo, etc.
A partir dessa memória que construímos durante a nossa vida, podemos sem provar naquele momento uma substância conhecida dizer as características do seu gosto só lembrando da última vez que a degustamos, ou ainda, se não a conhecemos, podemos ao degustar associar seu gosto a outro, que temos informações prévias, e assim classifica-lo.
• Vamos ver como anda então nossa memória gustativa?

Atividade 1 – “Pique Paladar”.
• JOGO – Quatro equipes, cada uma diferenciada por uma cor (os alunos poderão associar a cor ao sabor que desejarem). Cada equipe deverá ter a mesma cor, destacada através de coletes ou lenços amarrados no braço, e representará um sabor (doce, salgado, azedo e amargo);
• Depois de divididos cada equipe encontrará um refúgio que deverá ser afastado um do outro;
• O jogo começa com todos reunidos no meio do espaço de aula (todos longe se seus refúgios). A partir daí o professor deverá gritar o nome de um alimento citado pelos alunos no momento da classificação (lista montada junto com os alunos). Se o alimento for, por exemplo, doce, o sabor doce passa a ser dominante e como tal deverá capturar os integrantes dos outros sabores antes que os mesmos cheguem aos seus refúgios (onde estarão a salvo) - (a cada criança capturada a equipe dominante naquele momento marcará um ponto, em contra partida, cada criança capturada faz com que seu grupo perca um ponto).
• A cada rodada uma equipe diferente será a dominante e no final da aula a equipe que tiver mais pontos será a vencedora.
• VARIAÇÂO: O professor poderá ao invés de marcar pontos, colocar as crianças capturadas “presas” nos refúgios das equipes que as capturou. Podendo acontecer durante o jogo troca de elementos capturados por integrantes da equipe. A equipe que tiver todos os seus integrantes capturados será eliminada do jogo, e a equipe que tiver menos integrantes capturados será a vencedora. A variação também pode ser feita como um novo jogo, após o jogo original.

Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas acerca:
1. As relações estabelecidas entre o conhecimento e a memória gustativa, bem como a integração dos diferentes sentidos à mesma;
2. O envolvimento dos alunos em vivências corporais associadas à interpretação e associação de informações diversas;
3. O comportamento do aluno em disputas em grupo e de contato físico (entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, Cooperação com o grupo, etc).

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.