Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância dos órgãos dos sentidos: “A união ajuda na percepção”.

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• A importância dos órgãos dos sentidos bem como as relações entre eles;
• A existência dos diferentes tipos de memória associados aos órgãos dos sentidos;
• A associação e interpretação de informações ligadas aos órgãos dos sentidos;
• A orientação dos movimentos corporais com base nas informações transmitidas pelos órgãos dos sentidos.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Identificação dos órgãos dos sentidos e suas funções;
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a visão (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a audição (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o tato (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o olfato (aula publicada no portal);
• Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre o paladar (aula publicada no portal).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – O professor iniciará a aula fazendo um breve retrospecto das aulas onde foram trabalhados especificamente cada órgão dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), ressaltando que em cada aula um sentido era priorizado, porém, os demais também atuaram, cada um com sua parcela de contribuição, nas diferentes atividades.
• Será que tem um órgão dos sentidos mais importante?
• Cada órgão dos sentidos tem uma função específica, porém, todos eles atuam em conjunto para nos ajudar na interação com as coisas. Por isso quando, por algum motivo, um deles nos falta, os outros são aguçados na tentativa de suprir essa falta. (Ex: Quem já não tentou escutar algo bem baixinho, e para tal, fechou os olhos?).
• Como seria a vida se não pudéssemos ver, ouvir, sentir o cheiro, gosto ou tocar nas coisas?

Vamos agora tentar aproveitar o máximo dos nossos sentidos para resolver os enigmas da próxima atividade?

Atividade 1 – “O tesouro perdido”.
• Todos agora são caçadores de relíquias em busca de dois baús com artefatos muito valiosos. Porém nosso tempo é curto e busca tem que ser rápida. Para realizarmos o trabalho mais rápido, dividiremos a turma em dois grupos, cada grupo buscará um baú não devendo interferir na busca do outro grupo.
Observações:
1. O professor poderá dividir a turma em mais grupos se assim desejar, porém, para cada grupo, haverá um baú e pistas diferentes diferenciadas por cores que também serão as cores do grupo. Cada grupo seguirá a pista de sua cor não devendo interferir nas demais pistas.
2. Os baús deverão ser caixas de bombons que serão bem escondidas pelo professor previamente, em locais diferentes e despertará nos alunos no final o sentido do paladar.
3. As pistas serão preparadas e também escondidas previamente pelo professor em locais diferentes, e serão classificadas em grupos que terão o objetivo de enfatizar um sentido específico por vez (o professor poderá elaborar quantas pistas quiser para cada grupo).
• Exemplo de pistas:
• Visão: Pistas ressaltando as formas, cores, estrutura e aparência das coisas:
(Ex. Pista 01 - Sou alta, forte e frondosa. Dou sombra e frutos para os amigos. E estou enraizada bem no centro da escola. Junto a mim vocês encontrarão a próxima pista. Quem sou eu? – árvore);
• Audição: Pistas ressaltando o som produzido pelas coisas e percebido pelos alunos: (uma pista anterior leva o grupo até o professor que com um gravador deverá mostrar um determinado som para os alunos).
(Ex. Pista 03 – Guardo a próxima pista e estou bem próximo de vocês. Quando quero chamar a atenção faço esse barulho. Quem sou? - Apito).
• Tato: Pistas ressaltando as formas, textura, temperatura e consistência das coisas:
(Ex. Pista 04 – Esquento rápido no sol e esfrio rápido de noite, se me pegam escapo fácil entre os dedos e assumo várias formas dependendo da criatividade de quem me manipula. Na praia viro até castelos. Sinta-me na caixa onde as crianças brincam, lá estou armazenada, quem sabe ao me tocar não revelo a próxima pista? – Areia).
OBS. A pista deverá ser escondida sob a areia de forma que os alunos toquem e sintam a mesma para achá-la.
• Olfato: Pistas ressaltando o odor das coisas.
(Ex. Pista 05 – Procure um cheirinho de café próximo ao escorrega. Lá se esconde a próxima pista junto ao cheiroso odor.).
OBS. A pista deverá ser escondida junto a um pouco de pó de café para que as crianças se guiem e percebam o cheiro.
• Paladar: O saborear dos bombons ao final da atividade.

VARIAÇÃO: O professor poderá fazer também uma disputa entre as equipes para ver quem decifra as charadas primeiro.

Momento Final: O professor poderá discutir com a turma sobre todo o conhecimento acumulado na seqüência de aulas sobre órgãos dos sentidos.

Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas acerca:
1. As relações estabelecidas entre as diferentes memórias sensitivas, bem como o conhecimento geral do aluno;
2. O envolvimento dos alunos em vivências corporais associadas à interpretação de diferentes estímulos;
3. O comportamento do aluno em disputas em grupo e cooperação para com os colegas;
4. O entendimento acerca da síntese das aulas anteriores e sua relação com a atividade desenvolvida;
5. O conhecimento acumulado acerca dos órgãos dos sentidos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.