Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Iluminismo

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Teatro: Canal
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender que o iluminismo representou um rompimento com o pensamento vigente até meados do século XVIII, influenciando a política, a economia e a sociedade. As idéias iluministas marcaram o início de grandes mudanças na Europa e no mundo, colocando fim ao Antigo Regime e dando início à Idade Moderna.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A sociedade no Antigo Regime.
  • Mercantilismo e suas práticas econômicas.
  • Revolução Científica: a busca da verdade através do empirismo.
  • Renascimento: antropocentrismo e criação artística.
Estratégias e recursos da aula

1º ETAPA:

O professor irá trazer para estas aulas materiais como: tecidos de cores diversas, cola, tesoura, papéis de cores variadas, cartolinas coloridas, tinta, pincéis, cd's de música clássica e produtos para maquiagem.

O objetivo é fazer uma encenação teatral sobre o Iluminismo, na qual os alunos sejam participantes ativos de todo o processo de construção da peça: desde o texto até o cenário.

Para que o objetivo seja alcançado, o primeiro passo é distribuir as funções:

*Atores

*Roteiristas

*Figurinistas

*Maquiadores

*Sonoplastia

*Cenário.

É importante deixá-los participar de acordo com suas aptidões e, principalmente, na função que mais lhes empolgar.

2ª ETAPA:

No caso dos atores, as instruções são básicas: eles precisam estar dispostos a trabalhar os textos, decorando as falas e encenando para a platéia.

1) Roteiro:

Eles vão construir o roteiro a partir dos textos pesquisados nos links abaixo. Para isso, o objetivo é buscar as idéias centrais do pensamento iluminista e, por exemplo, escolher alguns personagens para a formulação da peça.

http://www.mundoeducacao.com.br/iluminismo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo

http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo.htm

2) Figurino:

Com o material trazido pelo professor os alunos vão improvisar os figurinos, de forma simples, podem jogar os tecidos sobre as costas, como se fossem capas.

http://modahistoria.blogspot.com/search/label/S%C3%A9culo%20XVIII

3) Maquiagem:

Nesta parte, lembrar que a maquiagem precisa deixar o rosto muito branco, pois não tomavam sol. Usar muito pó compacto ou base bem clara.

4) Sonoplastia:

O fundo musical pode ser uma música de época, os próprios alunos podem pesquisar e trazer para a aula, mas o professor pode oferecer os cd's para que eles ouçam e decidam entre o grupo responsável.

5) Cenário:

Utilize, se possível, o local de apresentações da escola. Neste local, o grupo do cenário irá trabalhar utilizando o material disponibilizado pelo professor.

Abaixo, alguns dos pensadores iluministas:

David Hume

Voltaire

Rousseau

A peça pode ser apresentada para outras turmas do Ensino Médio.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir aos alunos para caracterizar o iluminismo através da criação de um quadro explicativo sobre as mudanças ocorridas na política, na economia e na sociedade após o desenvolvimento das idéias iluministas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nadira maria xavier alves, colégio professsora Maria Eulice deMenezes Porto , Bahia - disse:
    nadiraalves@hotmail.com

    07/02/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns professsor!. O iluminismo por ser um tema complexo, abstrato nessa abordagem leva os alunos a um conhecimento do assunto de modo chamativo , através do teatro.


  • João Araujo da Silva Filho, CEE RIBAMAR PINHEIRO , Maranhão - disse:
    joaoaraujofilho@hotmail.com

    24/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a aula, principalmente a sugestão da peça teatral o que torna uma aula viva, diferente na qual os alunos (atores) se tornam os protagonistas da aula o que contribui para a assimiliação vivenciada do conteúdo.


  • sergio, Sistema de Organização Modular de Ensino - SEDUC , Pará - disse:
    sergiolnegrao@Hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    nos temos muito do que desejamos no entanto, temos dois (Brasil), onde aplicamos o que sabemos o que somos capazes e, onde somos meros expectadores e fantoches do poder ou como disse o Getúlio das forças ocultas. sempre será assim a igualdade sempre sera um sonho de muitos usado por poucos para a dominação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.