10/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Teatro: Canal |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
O aluno irá aprender que o iluminismo representou um rompimento com o pensamento vigente até meados do século XVIII, influenciando a política, a economia e a sociedade. As idéias iluministas marcaram o início de grandes mudanças na Europa e no mundo, colocando fim ao Antigo Regime e dando início à Idade Moderna.
1º ETAPA:
O professor irá trazer para estas aulas materiais como: tecidos de cores diversas, cola, tesoura, papéis de cores variadas, cartolinas coloridas, tinta, pincéis, cd's de música clássica e produtos para maquiagem.
O objetivo é fazer uma encenação teatral sobre o Iluminismo, na qual os alunos sejam participantes ativos de todo o processo de construção da peça: desde o texto até o cenário.
Para que o objetivo seja alcançado, o primeiro passo é distribuir as funções:
*Atores
*Roteiristas
*Figurinistas
*Maquiadores
*Sonoplastia
*Cenário.
É importante deixá-los participar de acordo com suas aptidões e, principalmente, na função que mais lhes empolgar.
2ª ETAPA:
No caso dos atores, as instruções são básicas: eles precisam estar dispostos a trabalhar os textos, decorando as falas e encenando para a platéia.
1) Roteiro:
Eles vão construir o roteiro a partir dos textos pesquisados nos links abaixo. Para isso, o objetivo é buscar as idéias centrais do pensamento iluminista e, por exemplo, escolher alguns personagens para a formulação da peça.
http://www.mundoeducacao.com.br/iluminismo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo
http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo.htm
2) Figurino:
Com o material trazido pelo professor os alunos vão improvisar os figurinos, de forma simples, podem jogar os tecidos sobre as costas, como se fossem capas.
http://modahistoria.blogspot.com/search/label/S%C3%A9culo%20XVIII
3) Maquiagem:
Nesta parte, lembrar que a maquiagem precisa deixar o rosto muito branco, pois não tomavam sol. Usar muito pó compacto ou base bem clara.
4) Sonoplastia:
O fundo musical pode ser uma música de época, os próprios alunos podem pesquisar e trazer para a aula, mas o professor pode oferecer os cd's para que eles ouçam e decidam entre o grupo responsável.
5) Cenário:
Utilize, se possível, o local de apresentações da escola. Neste local, o grupo do cenário irá trabalhar utilizando o material disponibilizado pelo professor.
Abaixo, alguns dos pensadores iluministas:
David Hume
Voltaire
Rousseau
A peça pode ser apresentada para outras turmas do Ensino Médio.
Pedir aos alunos para caracterizar o iluminismo através da criação de um quadro explicativo sobre as mudanças ocorridas na política, na economia e na sociedade após o desenvolvimento das idéias iluministas.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2011
Quatro estrelasParabéns professsor!. O iluminismo por ser um tema complexo, abstrato nessa abordagem leva os alunos a um conhecimento do assunto de modo chamativo , através do teatro.
24/08/2010
Quatro estrelasMuito interessante a aula, principalmente a sugestão da peça teatral o que torna uma aula viva, diferente na qual os alunos (atores) se tornam os protagonistas da aula o que contribui para a assimiliação vivenciada do conteúdo.
24/03/2010
Três estrelasnos temos muito do que desejamos no entanto, temos dois (Brasil), onde aplicamos o que sabemos o que somos capazes e, onde somos meros expectadores e fantoches do poder ou como disse o Getúlio das forças ocultas. sempre será assim a igualdade sempre sera um sonho de muitos usado por poucos para a dominação.