08/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
1ª ETAPA:
Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro
O Rappa
Composição: Marcelo Yuka
Tudo começou quando a gente conversava
Naquela esquina alí
De frente àquela praça
Veio os homens
E nos pararam
Documento por favor
Então a gente apresentou
Mas eles não paravam
Qual é negão? qual é negão?
O que que tá pegando?
Qual é negão? qual é negão?
É mole de ver
Que em qualquer dura
O tempo passa mais lento pro negão
Quem segurava com força a chibata
Agora usa farda
Engatilha a macaca
Escolhe sempre o primeiro
Negro pra passar na revista
Pra passar na revista
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
É mole de ver
Que para o negro
Mesmo a aids possui hierarquia
Na África a doença corre solta
E a imprensa mundial
Dispensa poucas linhas
Comparado, comparado
Ao que faz com qualquer
Figurinha do cinema
Comparado, comparado
Ao que faz com qualquer
Figurinha do cinema
Ou das colunas sociais
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro
http://www.youtube.com/watch?v=_X15cHSlU2g&feature=player_embedded
Leve aparelho de som e coloque a música para os alunos, distribua a letra para todos. Se possível exiba o vídeo disponível no link acima.
Após esse primeiro momento, divida-os em grupos e peça para que eles interpretem a letra de acordo com os conhecimentos gerais que possuem.
Num segundo momento, eles irão expressar suas opiniões a respeito do que pensam da letra, tirar suas próprias conclusões.
2ª ETAPA:
Após trabalhar a música, utilize as imagens para que eles possam ter uma idéia de como era feito o transporte de negros para as colônias, onde eles ficavam, como se alimentavam, etc. Deixe que eles busquem mais informações sobre como era a estrutura dos navios negreiros nos links a seguir:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_negreiro
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escravidao-no-brasil/trafico-eos-navios-negreiros-1.php
http://www.portalventrelivre.com/?tag=navio-negreiro
Faça um elo das imagens com a música.
Navio Negreiro, Rugendas.
3ª ETAPA:
Falar sobre o modo de vida dos escravos em terras brasileiras e, ainda, da influência da cultura negra no Brasil. Para tratar do cotidiano do escravo uma boa opção é o vídeo "Dos grilhões ao quilombo". O vídeo pode ser utilizado como uma ferramenta interessante para discutir como o negro era visto pela sociedade brasileira; para manter sua cultura ocorreu um processo entremeado por lutas, por conflitos, que até hoje refletem na configuração social brasileira.
http://portaldoprofessor.mec. gov.br/fichaTecnica.html?id=1464
CONCLUSÃO
A partir do que foi colocado pelo professor e do debate com os alunos, é interessante dizer que a escravidão é uma forma de trabalho que, embora pareça fazer parte do passado, ainda está presente e m nossa sociedade. Apontar as diversas regiões do país onde existe trabalho escravo e destacar suas diferentes características, como por exemplo, a exploração da mão-de-obra infantil.
Nome | Tipo |
---|---|
Dos grilhões ao quilombo | Vídeo |
http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm
Peça aos alunos para pesquisar nos sites acima sobre as formas de escravidão existentes no Brasil, atualmente.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2012
Cinco estrelaseu adooooooooooorei
10/02/2012
Cinco estrelasÉ muito interessante poder compartilhar, tirar nossas duvidas e apreender... GOSTEI MUITHOOO...
26/06/2011
Cinco estrelasGostei da maneira em que o professor planejou a aula. Também gostei do tipo da avaliação. Parabéns...
27/02/2011
Quatro estrelasMuito bom o material!
10/11/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula, especialmente o recurso da música, pois é uma letra que o jovem ouve e gosta, e que pode-se utilizá-la para instigar o debate sobre a situação do negro no Brasil.
18/09/2010
Quatro estrelasGostei do uso da música, ca contextualização e do uso do computador. Maravilha!!
17/06/2010
Cinco estrelasÓtima . É muito importante o aluno aprender através de imagens, vivenciar um pouco mais essa triste paisagem por onde foi construida grande parte da riqueza do nosso país e muito não reconhem isso. A cultura negra não pode ser esquecida.
30/04/2010
Quatro estrelasA ideia é muito boa, porém gostaria só de acrescentar uma pequena sugestão à temática: utilizar imagens da obra de Rugendas - " Navio Negreiro" - comparando-a com um trecho do filme "Amistad" de Steven Spielberg,em que é mostrado o interior dentro de um navio negreiro. Embora o contexto seja o de escravos negros em navios espanhóis e ingleses, a temática é a mesma e serve para comparar a forma como os escravos eram transportados .
19/04/2010
Cinco estrelasexelente
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é muito boa! Gostei, principlamente no que diz respeito em levar o aluno a tirar suas próprias conclusões sobre o tema. É importantíssimo que cada aluno "vivencie" essa triste realidade da nossa história, que persiste até mesmo em nossos dias.