25/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
1.Interpretar o poema Autopsicografia de Fernando Pessoa
2. Desenvolver habilidades de leitura de poesias.
3. Identificar o conceito de poeta e de poesia, a partir da leitura de um poema.
4. Entender o sentido de fingir e de fingidor
1. Habilidades básicas de leitura.
1ª Etapa
1. Antes de entregar o poema “Autopsicografia” de Fernando Pessoa para os alunos lerem, o professor apresenta as perguntas propostas, abaixo, para uma discussão inicial. È importante o professor ouvir e comentar as respostas dos alunos, com o objetivo de construir, compartilhar e enriquecer conhecimentos.
1.1. O que significaautopsicografia?
1.2. Para você, o que significa o verso “ O poeta é um fingidor”?
1.2. Pode-se dizer que o poeta não diz a verdade?
1.3. O que é a verdade, quando se trata de poesia?
1.4. Fingir é mentir? Como?
1.3. O que o poeta “finge”, quando compõe uma poesia?
1.4. È possível alguém fingir que sente uma dor? Como?
1.5. Em algum momento, você já fingir sentir uma dor? Quando e por quê?
1.4. Se você fosse poeta, o que gostaria de “fingir”? Dê um exemplo.
2ª Etapa
1. Assistir aos vídeos, relacionados ao poema "Autopsicografia". O primeiro vídeo é uma música, o segundo uma declamação e o terceiro uma apresentação do poema.
2. Pedir para que os alunos assistam aos vídeos e façam uma comparação entre os elementos apresentados nos vídeos, considerando, as semelhanças e as diferenças.
3. A comparação deve ser feita oralmente, durante uma conversa. Para isto o professor poderá destacar algumas questões relacionadas ao tema , aos objetivos comunicativos, aos recursos usados, para a produção de sentidos, em cada um dos vídeos.
4. A conversa com os alunos é um diálogo em que o professor terá um feedback sobre a forma como os alunos estão construindo sentidos para os textos, isto é , como os alunos estão compreendendo, lendo e atribuindo sentidos. O professor, como mediador, deve identificar pistas e reformular as hipóteses construídas pelos alunos, a partir do texto.
http://www.youtube.com/watch?v=Drx7gs59ROM
http://www.youtube.com/watch?v=WDb4mNUfijQ
http://www.youtube.com/watch?v=U2zJ3XISTs4
Autopsicografia
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração. (Fernando Pessoa)
O poema está disponível no endereço abaixo:
http://www.insite.com.br/ art/pessoa/cancioneiro/143.html
3. Propor aos alunos a realização de uma pesquisa sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, em alguns sites da internet ou em livros disponíveis, na biblioteca da escola por exemplo, para construirem conhecimentos prévios que facilitarão a leitura.A título de sugestão, sugiro um endereço para pesquisa. Se for conveniente, o professor pode fazer uma cópia do texto e pedir para os alunos destacrem as informações principais e depois comporem um texto com o título “ Um pouco sobre a biografia de Fernando Pessoa”
Endereço para pesquisa (sugestão)
www.astormentas.com/pessoa.htm
3ª Etapa
A partir da leitura do poema, desenvolver por escrito com os alunos as seguintes questões.
1. Explique o título do poema.
2. Na primeira estrofe, o poeta é descrito. Com base em versos do poema, diga quem é o poeta?
3. Na segunda estrofe, descreve-se o leitor. Para o poeta, quem é leitor?
4. Explique o verso “ Não as duas que ele teve”.
5. Na terceira estrofe, quem entretém a razão? Por quê?
6. Qual é o assunto do poema?
7. Atribua, com base na leitura do poema, um significado para:
a) Fingidor (V.1, 1ª estrofe)
b) Dor lida ( V.2. 2ª estrofe)
c) Comboio de corda (V.4,3ª estrofe)
8. Leia o primeiro verso da 3ª estrofe, “ E assim nas calhas de roda” e escreva o sentido do termo destacado, assim.
9. O objetivo comunicativo principal do autor é contar uma história? Justifique a sua resposta com base na leitura do poema.
10. Pode-se afirmar que o poeta é aquele que finge a dor que outra pessoa sente? Comprove a sua resposta a partir de versos do texto.
11. Após a leitura do poema, pode-se dizer que fingir é mentir? Justifique a sua resposta.
http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=167&Itemid=159
Peça aos alunos para, considerando a leitura o poema e as respostas formuladas para os exercícios escritos, escrever o que o poeta pretende dizer ao escrever o poema Autopsicografia.Pedir também que escrevam um comentário sobre o poema, argumentando adequadamente para justificar a opinião emitida.Expor em um mural o texto produzido pelos alunos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2014
Cinco estrelasAdorei, perfeito! Esta aula será desenvolvida com meus alunos 12.05.14. Obrigada pala contribuição.
13/08/2011
Cinco estrelasAmei a aula. Parabens !
06/05/2011
Quatro estrelasA aula está adequada ao nível que se quer tratar e muito bem desenvolvida quanto aos objetivos, estratégias e avaliação. Ótima sugestão!
20/09/2010
Cinco estrelasAdorei, vou aplicar aos meus alunos