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Uma leitura do poema Autopsicografia de Fernando Pessoa

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Interpretar o poema Autopsicografia de Fernando Pessoa

2. Desenvolver habilidades de leitura de poesias.

3. Identificar o conceito de poeta e de poesia, a partir da leitura de um poema.
4. Entender o sentido de fingir e de fingidor

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Habilidades básicas de leitura.

Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa

1. Antes de entregar o poema “Autopsicografia” de Fernando Pessoa para os alunos lerem, o professor apresenta as perguntas propostas, abaixo, para uma discussão inicial. È importante o professor ouvir e comentar as respostas dos alunos, com o objetivo de construir, compartilhar e enriquecer conhecimentos.

1.1. O que significaautopsicografia?

1.2. Para você, o que significa o verso “ O poeta é um fingidor”?

1.2. Pode-se dizer que o poeta não diz a verdade?

1.3. O que é a verdade, quando se trata de poesia?

1.4. Fingir é mentir? Como?

1.3. O que o poeta “finge”, quando compõe uma poesia?

1.4. È possível alguém fingir que sente uma dor? Como?

1.5. Em algum momento, você já fingir sentir uma dor? Quando e por quê?

1.4. Se você fosse poeta, o que gostaria de “fingir”? Dê um exemplo.

2ª Etapa

1. Assistir aos vídeos, relacionados ao poema "Autopsicografia". O primeiro vídeo é uma música, o segundo uma declamação e o terceiro uma apresentação do poema.

2. Pedir para que os alunos assistam aos vídeos e façam uma comparação entre os elementos apresentados nos vídeos, considerando, as semelhanças e as diferenças.

3. A comparação deve ser feita oralmente, durante uma conversa. Para isto  o professor poderá destacar algumas  questões relacionadas  ao tema , aos objetivos comunicativos, aos recursos usados, para a produção de sentidos, em cada um dos vídeos. 

4. A conversa com os alunos é um diálogo em que o professor  terá um feedback sobre a forma como os alunos estão construindo sentidos para os textos, isto é , como os alunos estão compreendendo, lendo e atribuindo sentidos. O professor, como mediador, deve identificar pistas e reformular as hipóteses construídas pelos alunos, a partir do texto.

http://www.youtube.com/watch?v=Drx7gs59ROM

http://www.youtube.com/watch?v=WDb4mNUfijQ

http://www.youtube.com/watch?v=U2zJ3XISTs4

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração. (Fernando Pessoa)

O poema está disponível no endereço abaixo:

http://www.insite.com.br/ art/pessoa/cancioneiro/143.html

3. Propor aos alunos a realização de  uma pesquisa sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, em alguns sites da internet ou em livros disponíveis, na biblioteca da escola por exemplo, para construirem conhecimentos prévios que facilitarão a leitura.A título de sugestão, sugiro um endereço para  pesquisa. Se  for conveniente, o professor pode fazer uma cópia do texto e pedir para os alunos destacrem as informações principais e depois comporem um texto com o título “ Um pouco sobre a biografia de Fernando Pessoa”

Endereço para pesquisa (sugestão)

www.astormentas.com/pessoa.htm

3ª Etapa

A  partir da leitura do poema, desenvolver por escrito com os alunos as seguintes questões.

1.      Explique o título do poema.

2.      Na primeira estrofe, o poeta é descrito. Com base em versos do poema, diga quem é o poeta?

3.      Na segunda estrofe, descreve-se o leitor. Para o poeta, quem é leitor?

4.      Explique o verso “ Não as duas que ele teve”.

5.      Na terceira estrofe, quem entretém a razão? Por quê?

6.      Qual é o assunto do poema?

7.      Atribua, com base na leitura do poema, um significado para:

a)     Fingidor (V.1, 1ª estrofe)

b)     Dor lida ( V.2. 2ª estrofe)

c)     Comboio de corda (V.4,3ª estrofe)

8.      Leia o primeiro verso da 3ª estrofe, “ E assim nas calhas de roda” e escreva o sentido do termo destacado, assim.

9.      O objetivo comunicativo principal do autor é contar uma história? Justifique a sua resposta com base na leitura do poema.

10.  Pode-se afirmar que o poeta é aquele que finge a dor que outra pessoa sente? Comprove a sua resposta a partir de versos do texto.

11.  Após a leitura do poema, pode-se dizer que fingir é mentir? Justifique a sua resposta.



Recursos Complementares
Avaliação

Peça aos alunos para, considerando a leitura o poema e as respostas formuladas para os exercícios escritos, escrever o que o poeta pretende dizer ao escrever o poema Autopsicografia.Pedir também que escrevam um comentário sobre o poema, argumentando adequadamente para justificar a opinião emitida.Expor em um mural o texto produzido pelos alunos.

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