28/10/2009
Luciana de Oliveira, Jeanne de Almeida Gomes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
- Usar vocabulário relacionado a formas, cores e partes do corpo.
- Descrever uma obra de arte (pintura ou ilustração), observando as formas geométricas, cores e dando sua opinião.
- Ter acesso a manisfestações culturais e artísticas através da leitura em língua estrangeira.
- WH-words (what)
- Vocabulário relacionado à sala de aula (door, desk, board, map, chair, table, wastebasket, etc.)
Preparação: o material sugerido para essa aula foi criado pelas autoras e está disponível no seguinte endereço:
Providencie cópias desse material para todos os alunos ou duplas de alunos. Caso não seja possível fazer cópias coloridas, leve cartões, pequenos pedaços de papel colorido ou objetos, mostrando as seguintes cores: blue, green, red, brown, orange, grey, black, white e yellow.
A atividade "Acrobat", na 3a aula, requer a confecção de formas geométricas num tamanho de aproximadamente 15x15 cm, em cores variadas (as cores e formas devem ser as mesmas estudadas em classe). Essas figuras devem ser coladas no chão (use fita adesiva de dupla face) em um espaço de aproximadamente 2x2 metros. A descrição de cada figura deve estar em um cartão (exemplos: yellow square, blue square, black triangle, etc). Esses cartões devem ser colocados em uma sacola não transparente.
1a aula:
Warm Up
Atividade 1
1. Distribua as cópias do material para os alunos ou duplas de alunos.
2. Se as cópias forem coloridas, leia e peça que os alunos repitam todas as descrições das formas da atividade. Se as cópias forem em preto e branco: introduza o vocabulário das cores utilizando os cartões, papéis ou objetos coloridos. Fique de pé diante da turma e mostre aos alunos um desses itens. Pergunte: “What color is it?”. Caso os alunos ainda não conheçam todas as cores, aceite as respostas em português e escreva as cores em inglês no quadro. Repita o procedimento com todos os itens. Em seguida, peça para os alunos colorirem as formas da atividade 1 de acordo com as descrições. Leia todas elas em voz alta e pratique a pronúncia pedindo que os alunos repitam várias vezes.
Atividade 2
1. Leia as instruções e os exemplos. Certifique-se de que os alunos entenderam a atividade perguntando: “What’s a gray rectangle on the door?” P rovavelmente eles identificarão o “suporte” da maçaneta, que fica fixo na porta. Motive-os a observar todos os objetos da sala: carteiras, janelas, quadro, cartazes, lâmpadas , etc.
Respostas: Várias, de acordo com a decoração de cada sala de aula.
Você pode, professor, propor um jogo de adivinhações. Uma dupla lê a sua descrição (forma, cor e localização) e os colegas devem identificar o objeto descrito.
2ª aula
Reading
Atividade 1
1. Leia o enunciado e estabeleça um prazo de aproximadamente 5 minutos para que os alunos reflitam e respondam à pergunta. Em seguida, peça a alguns alunos que leiam suas respostas (em português ou inglês, de acordo com a proficiência / realidade da turma). Discuta com a turma as possíveis e diferentes respostas. Peça também que dêem alguns exemplos.
Respostas Possíveis: Sim. Podemos comparar objetos, pessoas, paisagens em geral a formas geométricas, exemplos: sol – círculo / carro – círculos (pneus), retângulo (lataria), rosto oval, quadrado, etc. O objetivo dessa atividade é incitar a discussão sobre o cubismo. As respostas vão refletir a aceitação de cada indivíduo deste tipo de arte (cubismo).
Atividade 2
1. Peça que os alunos leiam as perguntas para que tenham em mente um objetivo claro para a atividade, ou seja, a localização de informações específicas. É possível que algum aluno tenha ouvido falar sobre algum desses artistas, portanto faça a ativação desse conhecimento prévio. Caso conheçam Picasso, por exemplo, eles podem inferir que Braque também era um artista e que tinha o mesmo estilo. Explique que na letra c, as respostas são variadas e que não existe apenas uma respostas correta.
Respostas: a) A French painter (= Um pintor francês ). Post Impressionism (=Pós-impressionismo) / b) Artists. Cubism. (= Artistas. Cubismo.) / c) resposta pessoal.
Atividade 3
Oriente os alunos a voltar ao texto e tentar inferir o significado das palavras. Uma boa estratégia também é fazer primeiramente a associação daquelas palavras mais fáceis / conhecidas.
(para saber mais sobre a estratégia de inferência, visite http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_inferencia - acesso em 18/09/09)
Resposta: f, h, c, a, e, g, d, b.
Após essa atividade, você pode explorar mais esse texto, pedindo mais detalhes sobre cada artista e/ou estilo.
Going ahead
Atividade 1
Leia o enunciado e peça que os alunos observem as figuras. Peça que, em pares, eles descrevam uma figura, observando as formas e as cores. É importante também que dêem suas opiniões sobre a figura escolhida. Estabeleça um prazo de aproximadamente 10 minutos e em seguida peça a algumas duplas que leiam suas descrições. Como existem três figuras e as duplas descreverão apenas uma delas em sala, peça que individualmente os alunos escrevam a descrição das outras duas figuras como atividade de para casa.
Atividade 2
Se possível, leve os alunos ao laboratório de informática e peça que pesquisem sobre outros artistas cubistas ou que investiguem mais sobre os artistas apresentados na aula. Opcionalmente, essa atividade pode ser feita como para casa.
3ª aula
The body
Atividade 1
Introduza o tópico desenhando no quadro um corpo humano e algumas partes dele com figuras geométricas: uma cabeça redonda ou oval, corpo e braço retangulares, nariz triangular, etc. Faça uma revisão das formas geométricas e pergunte se os alunos sabem dizer aquelas partes / membros do corpo em inglês. Peça então que façam a atividade da p. 4, associando as palavras à ilustração. Faça a correção, leia cada item em voz alta e peça que os alunos repitam.
Caso haja tempo disponível, proponha a brincadeira “Simon says”. Diga : “Simon says touch your nose!” e os alunos devem colocar a mão no nariz. Se você não iniciar o comando com “Simon says” os alunos não devem obedecer.
Atividade 2
Divida a turma em pares e certifique-se de que não se formem sempre as mesmas duplas. Peça que leiam as instruções e o exemplo. Circule pela sala, observe todas as duplas e ajude se necessário.
DICA: uma maneira de proporcionar a formação de duplas diferentes é listar nomes de artistas (nome e sobrenome) ou de outras pessoas famosas. Separe os nomes e entregue aos alunos. Eles terão que procurar seu par unindo os nomes. Por exemplo: um aluno recebe o papelzinho com o nome Michael e outro recebe o papelzinho com o nome Jackson. Assim que eles se descobrirem, formam a dupla. Pense em cantores e artistas que são familiares aos alunos.
Atividade 3
Instruções para o professor:
1º. Pé direito
2º. Pé direito
3º. Pé esquerdo
4º. Pé esquerdo
5º. Mão direita
6º. Mão direita
7º. Mão esquerda
8º. Mão esquerda
Exemplo: Dupla: Ana e Bia (Elas formam uma “equipe”). De acordo com as instruções, elas devem seguir a seguinte ordem: pé direito da Ana, depois pé dir. da Bia, pé esq. da Ana, depois pé esq. da Bia (quando sortearem “mão direita” elas podem escolher quem vai tocar a figura, caso seja + conveniente p/ uma delas, por estar mais perto. Mas uma vez que a participante tocou a fig., a outra participante tem que “se virar” e tocar a próxima fig. sorteada, não importa onde ela esteja, ou deve sair do jogo, caso não consiga tocá-la).
Atividade 4
Essa atividade deve ser realizada como atividade extra-classe.
Se você optar por pedir aos alunos para desenharem suas próprias obras de arte, essa atividade pode ser realizada em uma quarta aula, quando os alunos criarão e descreverão seus trabalhos artísticos. Uma opção também é trabalhar juntamente com o professor de Artes, de modo que esse orientará a criação artística. Os alunos poderão apresentar e descrever seus trabalhos na aula de inglês bem como fazer uma exposição dos mesmos pela escola.
Avaliação
Avaliação: Play Picasso
Ditado:
Para avaliar o progresso e o aprendizado, sugerimos algumas estratégias:
1) Play Picasso (atividade avaliativa proposta ao fim da estrutura da aula)
2) Picture Dictation: Descreva uma figura e peça que os alunos façam desenhos. Opções: a) a yellow circle in the sky (the sun), b) a blue lozenge in the sky (a kyte), c) a green triangle and colored circles in December (a Christmas tree), etc. Você pode também descrever uma "pessoa" diferente, usando as formas geométricas e as cores.
3) Opcionalmente, para a maior prática das cores e formas geométricas, você pode pedir que os alunos tragam fotos / figuras de bandeiras e as descrevam para a turma.
4) As atividades Going Ahead (Atividade 2) e Body (Atividade 4) podem ser utilizadas como instrumentos de avaliação.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasótima. Trabalhei com mapas de anatomia disponíeis na escola. Após fixar as formas geométricas e as cores, finalizei com as professoras de artes, criando painéis decorativos para a sala de leitura. Foi show!