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Shapes, Colors, Body

 

28/10/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Luciana de Oliveira, Jeanne de Almeida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Usar vocabulário relacionado a formas, cores e partes do corpo. 

- Descrever uma obra de arte (pintura ou ilustração), observando as formas geométricas, cores e dando sua opinião.

- Ter acesso a manisfestações culturais e artísticas através da leitura em língua estrangeira. 

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- WH-words (what)

- Vocabulário relacionado à sala de aula (door, desk, board, map, chair, table, wastebasket, etc.)

Estratégias e recursos da aula

Preparação: o material sugerido para essa aula foi criado pelas autoras e está disponível no seguinte endereço: 

http://1742866623240221084-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/SHAPES,COLORS,BODY.pdf?attredirects=0&auth=ANoY7colMkVhtWJw4yFgOx_xlGqI_hUDJwx0cRr-XND9tldb5YRKGmlZH5N5Tz-_yKYIWlZSbGTkl1VTEmDjGGzgFzlTRBITgGXQJTSr2HU4RGnTLlFDGdQMj9K3tEjHj9pfKK-6LnvuhPXnutpuKTAwam-wK38qxfWjD4FQepbMWb9pnAhFXkDKhEH72QkX9qxR5SjDpOJTQ6ZJ9kaJ7e1-D1k9HLs-7tH_U1WgnTVlL60v42Or1nQw3yfZDg-4shDkU6SQA4qChdzpufFlEodZtSiO1H3btw%3D%3D (Acesso em 16/09/09) 

Providencie cópias desse material  para todos os alunos ou duplas de alunos. Caso não seja possível fazer cópias coloridas, leve cartões, pequenos pedaços de papel colorido ou objetos, mostrando as seguintes cores: blue, green, red, brown, orange, grey, black, white e yellow. 

A atividade "Acrobat", na 3a aula, requer a confecção de formas geométricas num tamanho de aproximadamente 15x15 cm, em cores variadas (as cores e formas devem ser as mesmas estudadas em classe). Essas figuras devem ser coladas no chão (use fita adesiva de dupla face) em um espaço de aproximadamente 2x2 metros. A descrição de cada figura deve estar em um cartão (exemplos: yellow square, blue square, black triangle, etc). Esses cartões devem ser colocados em uma sacola não transparente. 

1a aula: 

Warm Up

Atividade 1

1. Distribua as cópias do material para os alunos ou duplas de alunos.

2. Se as cópias forem coloridas, leia e peça que os alunos repitam todas as descrições das formas da atividade. Se as cópias forem em preto e branco: introduza o vocabulário das cores utilizando os cartões, papéis ou objetos coloridos. Fique de pé diante da turma e mostre aos alunos um desses itens. Pergunte: “What color is it?”. Caso os alunos ainda não conheçam todas as cores, aceite as respostas em português e escreva as cores em inglês no quadro. Repita o procedimento com todos os itens. Em seguida, peça para os alunos colorirem as formas da atividade 1 de acordo com as descrições. Leia todas elas em voz alta e pratique a pronúncia pedindo que os alunos repitam várias vezes.

Atividade 2

1. Leia as instruções e os exemplos. Certifique-se de que os alunos entenderam a atividade perguntando: “What’s a gray rectangle on the door?” P rovavelmente eles identificarão o “suporte” da maçaneta, que fica fixo na porta. Motive-os a observar todos os objetos da sala: carteiras, janelas, quadro, cartazes, lâmpadas , etc.

Respostas: Várias, de acordo com a decoração de cada sala de aula.

Você pode, professor, propor um jogo de adivinhações. Uma dupla lê a sua descrição (forma, cor e localização) e os colegas devem identificar o objeto descrito. 

2ª aula

Reading

Atividade 1

1. Leia o enunciado e estabeleça um prazo de aproximadamente 5 minutos para que os alunos reflitam e respondam à pergunta. Em seguida, peça a alguns alunos que leiam suas respostas (em português ou inglês, de acordo com a proficiência / realidade da turma). Discuta com a turma as possíveis e diferentes respostas. Peça também que dêem alguns exemplos.

Respostas Possíveis: Sim. Podemos comparar objetos, pessoas, paisagens em geral a formas geométricas, exemplos: sol – círculo / carro – círculos (pneus), retângulo (lataria), rosto oval, quadrado, etc. O objetivo dessa atividade é incitar a discussão sobre o cubismo. As respostas vão refletir a aceitação de cada indivíduo deste tipo de arte (cubismo).

Atividade 2

1. Peça que os alunos leiam as perguntas para que tenham em mente um objetivo claro para a atividade, ou seja, a localização de informações específicas. É possível que algum aluno tenha ouvido falar sobre algum desses artistas, portanto faça a ativação desse conhecimento prévio. Caso conheçam Picasso, por exemplo, eles podem inferir que Braque também era um artista e que tinha o mesmo estilo. Explique que na letra c, as respostas são variadas e que não existe apenas uma respostas correta.

Respostas: a) A French painter (= Um pintor francês ). Post Impressionism (=Pós-impressionismo) / b) Artists. Cubism. (= Artistas. Cubismo.) / c) resposta pessoal.

Atividade 3

Oriente os alunos a voltar ao texto e tentar inferir o significado das palavras. Uma boa estratégia também é fazer primeiramente a associação daquelas palavras mais fáceis / conhecidas.

(para saber mais sobre a estratégia de inferência, visite http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_inferencia - acesso em 18/09/09)

Resposta: f, h, c, a, e, g, d, b.

Após essa atividade, você pode explorar mais esse texto, pedindo mais detalhes sobre cada artista e/ou estilo.

Going ahead

Atividade 1

Leia o enunciado e peça que os alunos observem as figuras. Peça que, em pares, eles descrevam uma figura, observando as formas e as cores. É importante também que dêem suas opiniões sobre a figura escolhida. Estabeleça um prazo de aproximadamente 10 minutos e em seguida peça a algumas duplas que leiam suas descrições. Como existem três figuras e as duplas descreverão apenas uma delas em sala, peça que individualmente os alunos escrevam a descrição das outras duas figuras como atividade de para casa.

Atividade 2

Se possível, leve os alunos ao laboratório de informática e peça que pesquisem sobre outros artistas cubistas ou que investiguem mais sobre os artistas apresentados na aula. Opcionalmente, essa atividade pode ser feita como para casa.

3ª aula

The body

Atividade 1

Introduza o tópico desenhando no quadro um corpo humano e algumas partes dele com figuras geométricas: uma cabeça redonda ou oval, corpo e braço retangulares, nariz triangular, etc. Faça uma revisão das formas geométricas e pergunte se os alunos sabem dizer aquelas partes / membros do corpo em inglês. Peça então que façam a atividade da p. 4, associando as palavras à ilustração. Faça a correção, leia cada item em voz alta e peça que os alunos repitam.

Caso haja tempo disponível, proponha a brincadeira “Simon says”. Diga : “Simon says touch your nose!” e os alunos devem colocar a mão no nariz. Se você não iniciar o comando com “Simon says” os alunos não devem obedecer.

Atividade 2

Divida a turma em pares e certifique-se de que não se formem sempre as mesmas duplas. Peça que leiam as instruções e o exemplo. Circule pela sala, observe todas as duplas e ajude se necessário.

DICA: uma maneira de proporcionar a formação de duplas diferentes é listar nomes de artistas (nome e sobrenome) ou de outras pessoas famosas. Separe os nomes e entregue aos alunos. Eles terão que procurar seu par unindo os nomes. Por exemplo: um aluno recebe o papelzinho com o nome Michael e outro recebe o papelzinho com o nome Jackson. Assim que eles se descobrirem, formam a dupla. Pense em cantores e artistas que são familiares aos alunos.

Atividade 3

Instruções para o professor:

  1. Faça exemplares de várias formas geométricas num tamanho de aproximadamente 15x15 cm, em cores variadas (as cores e formas devem ser as mesmas estudadas em classe).
  2. Escreva a descrição de cada figura em um cartão (exemplos: yellow square, blue square, black triangle, etc) e coloque em uma sacola não transparente.
  3. As figuras devem ser coladas no chão (use fita adesiva de dupla face) em um espaço de aproximadamente 2x2 metros.
  4. Jogo:
  • Divida a turma em duplas.
  • Pergunte se algum aluno é voluntário para fazer o sorteio (caso haja algum aluno impossibilitado fisicamente de participar do jogo, ele pode se encarregar do sorteio, ou anotar os pontos de cada dupla).
  • A primeira dupla deve se posicionar próxima às figuras coladas no chão.
  • Comece o sorteio. Os participantes devem tocar a figura conforme a cor e forma sorteadas com as mãos ou pés designados. Uma vez que a figura foi tocada, o participante não pode mais retirar a mão ou o pé, sob pena de ser desclassificado.
  • Ordem do sorteio ( durante o sorteio os participantes podem decidir quem vai tocar a figura sorteada):

1º.  Pé direito

2º.  Pé direito

3º.  Pé esquerdo

4º.  Pé esquerdo

5º.  Mão direita

6º.  Mão direita

7º.  Mão esquerda

8º.  Mão esquerda

Exemplo: Dupla: Ana e Bia (Elas formam uma “equipe”). De acordo com as instruções, elas devem seguir a seguinte ordem: pé direito da Ana, depois pé dir. da Bia, pé esq. da Ana, depois pé esq. da Bia (quando sortearem “mão direita” elas podem escolher  quem vai tocar a figura, caso seja + conveniente p/ uma delas, por estar mais perto. Mas uma vez que a participante  tocou a fig., a outra participante tem que “se virar” e tocar a próxima fig. sorteada, não importa onde ela esteja, ou deve sair do jogo, caso não consiga tocá-la). 

  • Não coloque as figuras de volta à sacola até que a dupla termine.
  • Marque 1 ponto para cada figura tocada corretamente.
  • Se um dos participantes se desequilibrar e cair, a dupla deve se retirar, mantendo os pontos que obtivera antes da última figura sorteada.

Atividade 4

Essa atividade deve ser realizada como atividade extra-classe.

Se você optar por pedir aos alunos para desenharem suas próprias obras de arte, essa atividade pode ser realizada em uma quarta aula, quando os alunos criarão e descreverão seus trabalhos artísticos. Uma opção também é trabalhar juntamente com o professor de Artes, de modo que esse orientará a criação artística. Os alunos poderão apresentar e descrever seus trabalhos na aula de inglês bem como fazer uma exposição dos mesmos pela escola. 

Avaliação

Avaliação: Play Picasso

  • Peça aos alunos que coloquem sobre suas mesas lápis, borracha e lápis de cor nas cores que eles aprenderam nas aulas.
  • Distribua uma folha de papel em branco para cada aluno e diga que eles serão “Picasso por 10 minutos”.
  • Peça que escrevam seus nomes no canto direito do papel, na parte de baixo.
  • Você deve ditar as instruções para o desenho que eles farão pausadamente (3x consecutivas cada frase).
  • Eles não devem deixar que colega algum veja o que estão desenhando ou colorindo.
  • Atenha-se aos 10 minutos da atividade – quando o tempo esgotar-se você deve recolher os desenhos. Deixe-os cientes disso antes de iniciar a atividade.
  • Ditado:

    1. This woman has a yellow oval head
    2. with 2 big green eyes
    3. and a grey lozenge nose.
    4. Her mouth is a thick red line.
    5. Her hair is made of 6 blue circles.
    6. Her body is an orange triangle;
    7. her legs are 2 brown rectangles
    8. and her arms are 2 white squares. 
      • Recolha os desenhos e verifique se eles correspondem à descrição do ditado.
      • Devolva os desenhos aos alunos e peça que complementem o espaço que restou em branco em volta da mulher (em sala ou em casa). Eles podem trabalhar com colagens ou outra técnica que escolherem.
      • Sugira que façam um painel na sala ou no corredor da escola, mostrando seus trabalhos.
Avaliação

Para avaliar o progresso e o aprendizado, sugerimos algumas estratégias:

1) Play Picasso (atividade avaliativa proposta ao fim da estrutura da aula)

2) Picture Dictation: Descreva uma figura e peça que os alunos façam desenhos. Opções: a) a yellow circle in the sky (the sun), b) a blue lozenge in the sky (a kyte), c) a green triangle and colored circles in December (a Christmas tree), etc. Você pode também descrever uma "pessoa" diferente, usando as formas geométricas e as cores. 

3) Opcionalmente, para a maior prática das cores e formas geométricas, você pode pedir que os alunos tragam fotos / figuras de bandeiras e as descrevam para a turma. 

4) As atividades Going Ahead (Atividade 2) e Body (Atividade 4) podem ser utilizadas como instrumentos de avaliação. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • SOCORROLOPES, Escola Estadual Odilon de Figueiredo , Paraíba - disse:
    soslopes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima. Trabalhei com mapas de anatomia disponíeis na escola. Após fixar as formas geométricas e as cores, finalizei com as professoras de artes, criando painéis decorativos para a sala de leitura. Foi show!


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