28/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Identificar a ocorrência de tornados em território nacional.
Relacionar a ocorrência destes fenômenos climáticos com o efeito estufa e aquecimento global.
Refletir sobre possibilidades de prevenção e proteção relacionadas à estes fenômenos.
É desejável que os alunos conheçam algo sobre o aquecimento global e efeito estufa. Esta aula pode ser adaptada para a modalidade EJA, sem necessidade de grandes modificações.
Comece a aula propondo um estudo de caso recente que envolve a ocorrência de tornados no território nacional.
O sítio G1 traz matéria do noticiário de 08 de setembro de 2009, confirmando a ocorrência de um tornado em Santa Catarina. http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1300086-5598,00-INPE+CONFIRMA+TORNADO+EM+SANTA+CATARINA.html (Acessado 13/09/09)
E o sítio da rede Globo traz um vídeo mostrando a ação do tornado no mesmo estado. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1121657-7823-TORNADOS+PROVOCARAM+DESTRUICAO+EM+SANTA+CATARINA+DIZ+INPE,00.html (Acessado dia 13/09/09).
Historicamente não havia ocorrência de tornados e ciclones em território brasileiro, o que acontece para que estes fenômenos estejam presentes no Brasil, castigando cidades como as de Santa Catarina?
Professor! Oriente seus alunos para observarem os fenômenos naturais que vem ocorrendo em sua região, a identificar os tipos de nuvens mais comuns quando chove e quais as consequências desses fenômenos para sua localidade.
Que fatores são importantes para a formação de ciclones, furacões e tornados? Qual a diferença entre estes três fenômenos?
Peça aos alunos que pesquisem sobre estas questões e que adicione à pesquisa uma lista das cidades ao redor do mundo que sofrem com estes fenômenos.
O que estas cidades têm em comum para estas ocorrências? Os fatores causadores de tornados estão presentes nas cidades brasileiras que tiveram tornados?
Leve os alunos ao laboratório de informática, acesse o endereço a seguir e ouça o áudio que fala sobre ciclones, tornados e furacões. Disponível em: http://www.popa.com.br/meteorologia/tornado_SP.htm (Acessado dia 13/09/09).
Agora mostre aos alunos a imagem de um furacão sobre Porto Rico.
ENSINO FUNDAMENTAL – MEIO AMBIENTE – SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18024 |
Roteiro de discussão:
O que faz as nuvens brancas se disporem na maneira que vemos na imagem? Como foi feita esta imagem? De que forma imagens como essas podem ajudar as pessoas?
A Revista Veja traz informações sobre os furacões, como se formam e suas conseqüências para a sociedade. Acesse o endereço: http://veja.abril.com.br/especiais_online/desastres_naturais/furacoes.html (acessado dia 13/09/09).
Que fatores mostrados na animação se aplicam às cidades brasileiras que sofreram com os tornados? De que maneira podemos nos proteger destas ocorrências?
Proponha que os alunos desenvolvam (em duplas ou trios) projetos e idéias que protejam as pessoas, animais e propriedades dos prejuízos que os tornados causam. Incentive a pesquisa e o us o de imagens, vídeos e desenhos. Ao final da atividade os alunos d everão apresentar seus projetos para a turma. Disponibilize o uso de vídeo e projetor multimídia para esta apresentação. Se possível, registre este momento por filmagem ou fotos.
Incentive a turma a contribuíram no site da Wikipédia, editando um verbete com as pesquisas realizadas.
A ocorrência de furacões, tornados e ciclones nos Estados Unidos é maior e tem histórico mais longo que a brasileira. Isto acaba refletindo na produção de filmes sobre o tema, como o “Twister” (1996). Este filme é uma opção que o professor pode explorar junto aos alunos.
Roteiro de discussão do filme Twister:
Por que as equipes estão correndo atrás de grandes furacões?
De que maneira pretendem conseguir mais informações sobre estes fenômenos?
De que forma estas informações poderão auxiliar na prevenção de catástrofes?
Para verificar se o estudante se apropriou das questões abaixo, solicite que produzam um texto expressando seus conhecimentos:
A ocorrência de tornados em território nacional.
As relações da ocorrência destes fenômenos climáticos com o efeito estufa e aquecimento global.
As possibilidades de prevenção e proteção relacionadas à estes fenômenos.
Os alunos já sabem bastante sobre os tornados. Questione-os sobre as ocorrências climáticas das cidades do Sul do Brasil e se há relação disto com o fenômeno de aquecimento global e efeito estufa.
Após as observações dos fenômenos naturais que vem ocorrendo em sua região, foi possível identificar os tipos de nuvens mais comuns quando chove e quais as consequências desses fenômenos para sua localidade? O que sua comunidade está fazendo para minimizar o problema?
De que maneira a sociedade e a ciência podem ajudar a prevenir desastres como os recentemente ocorridos?
Os alunos podem sintetizar o conhecimento adquirido na forma escrita e publicarem na internet, na forma de um documento colaborativo. O intuito deste documento é informar a comunidade sobre este tema.
Caso o professor deseje, sugerimos alguns sítios que tem filmagens de tornados e ciclones, a fim de ilustrar a aula.
You Tube. Disponível em:
Nome | Tipo |
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Furacão em Porto Rico | Imagem |
Revista Escola – Infográfico sobre o aquecimento global - Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/203-aquecimento-global.pdf (Acessado dia 13/09/09).
Brasil Escola - Tornado - Disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/tornado.htm (Acessado dia 13/09/09).
O sítio Nova Escola traz o plano de aula “O Brasil está ficando mais quente” – que aborda a questão dos furacões e tornados. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/brasil-esta-ficando-cada-vez-mais-quente-mostre-432301.shtml (Acessado dia 13/09/09).
A avaliação dos alunos poderá ser feita por meio de rubrica.
Avalie a participação dos alunos durante as aulas como também a produção textual, das pesquisas, apresentações e confecção do documento colaborativo. Lembre-se de elencar os critérios que serão avaliados e passar com antecedência aos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/10/2010
Cinco estrelasmuito bom,adorei tudo,gostaria de saber mais,pois eu adorei essa aula que cada dia eu consigo saber mais sobre esses catastrofes.bjs.