Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos cooperativos

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a criatividade e permitir uma maior socialização, por meio da integração entre competição e cooperação;

Compreender como vencer ou perder fazem parte do cotidiano.

Duração das atividades
1 aula de 50 min./total: 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento anterior.

Estratégias e recursos da aula
  

Espaços: salas de aula, pátio e quadras esportivas
Materiais: bexigas, giz e corda


Atividade 1

Debater com os alunos o conceito de cooperação. O que é cooperação para vocês? É possível cooperar num mundo competitivo?
Durante um jogo há atitudes de solidariedade, amizade e respeito?

Todas as formas de jogos são competivivas? Existe cooperação em competições?

Atividade 2

Duas Pessoas e uma Bexiga

Formando pares, cada par com uma bexiga. As crianças devem tentar segurar a bexiga sem auxílio das mãos, e para isso criar formas divertidas e criativas.O professor pode sugerir as partes do corpo onde a bexiga deva estar, como por exemplo: cabeça, barriga, parte lateral, pés, joelhos etc., e também pedir formas diferentes de deslocamentos, como andar de quatro, olhos fechados, dançando ou correndo.

Atividade 3
Cabeça Pega Rabo

Formam-se colunas de mais ou menos dez alunos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
O primeiro aluno tenta pegar o último da coluna, que procura se esquivar. Se conseguir, o primeiro aluno da coluna trocará de lugar com o último.


Atividade 4
Amarelinha Cooperativa

O professor explica que as duplas terão que pular amarelinha, combinando saltos e se ajudando, mutuamente para manter o equilíbrio. Não se pode mudar a direção dos pés depois que se toca o solo.
Cada vez que uma dupla consegue chegar ao final, sem errar, pode escolher um número evitando que as outras duplas pisem nele. Assim, o desafio vai ficando cada vez maior.
Depois de algum tempo, o professor sugere que formem grupos de três, quatro, cinco e até quanto for possível.

undefined
Atividade 5
Batendo Palmas

Enquanto dois participantes batem a corda, os demais se colocam dos dois lados da corda.
Dois alunos entram, um de cada lado da corda, e ao se encontrarem , devem bater palmas. Primeiro com a mão direita, depois com as duas mãos. Depois disso, devem sair pelo lado oposto ao que entrarem. A cada saída de uma dupla, outra deve entrar e executar a mesma tarefa.

Atividade 6
Papel-Pedra-Tesoura

É uma brincadeira onde participam dois alunos. Usando os dedos das mãos, as crianças mostram símbolos representando o papel, a pedra e a tesoura. Se um aluno mostrar o papel ele ganha do outro, se este mostrar uma pedra (o papel embrulha a pedra). Porém, se ele mostrar o papel e o outro mostrar a tesoura (o papel é cortado pela tesoura), ele perde. Da mesma maneira, a tesoura perde para a pedra (que quebra a tesoura).

undefined

Recursos Complementares

Consultar o livro

Soler, Reinaldo

       Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos

       /Reinaldo Soler. - Rio de Janeiro: Sprint, 2005

Avaliação

Verificar se os alunos aprenderam a jogar uns com os outros e não uns contra os outros. O objetivo é que todos participem para poder alcançar uma meta comum;
Aprenderam no jogo a compartilhar enxergando o mundo como um ambiente de inclusão, onde há espaço para todos desde que cada um compartilhe o que tem;

Texto abordando a diferença entre cooperação, competição e conflito;
Debater com os alunos o conceito de cooperação; O que é cooperação para vocês? É possível cooperar num mundo competitivo?;
Em qual forma do jogo houve atitudes de solidariedade, amizade e respeito?;
Adaptação dos jogos para que todos possam jogar integrando a competição e a cooperação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luiza Stasun, Barão do Rio Branco , Paraná - disse:
    luizastasun@gmail.com

    30/03/2013

    Cinco estrelas

    Sou aluna, e precisei dessa matéria para um trabalho, me ajudou muito" Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.