19/10/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Desenvolver a criatividade e permitir uma maior socialização, por meio da integração entre competição e cooperação;
Compreender como vencer ou perder fazem parte do cotidiano.
Não é necessário nenhum conhecimento anterior.
Espaços: salas de aula, pátio e quadras esportivas
Materiais: bexigas, giz e corda
Atividade 1
Debater com os alunos o conceito de cooperação. O que é cooperação para vocês? É possível cooperar num mundo competitivo?
Durante um jogo há atitudes de solidariedade, amizade e respeito?
Todas as formas de jogos são competivivas? Existe cooperação em competições?
Atividade 2
Duas Pessoas e uma Bexiga
Formando pares, cada par com uma bexiga. As crianças devem tentar segurar a bexiga sem auxílio das mãos, e para isso criar formas divertidas e criativas.O professor pode sugerir as partes do corpo onde a bexiga deva estar, como por exemplo: cabeça, barriga, parte lateral, pés, joelhos etc., e também pedir formas diferentes de deslocamentos, como andar de quatro, olhos fechados, dançando ou correndo.
Atividade 3
Cabeça Pega Rabo
Formam-se colunas de mais ou menos dez alunos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
O primeiro aluno tenta pegar o último da coluna, que procura se esquivar. Se conseguir, o primeiro aluno da coluna trocará de lugar com o último.
Atividade 4
Amarelinha Cooperativa
O professor explica que as duplas terão que pular amarelinha, combinando saltos e se ajudando, mutuamente para manter o equilíbrio. Não se pode mudar a direção dos pés depois que se toca o solo.
Cada vez que uma dupla consegue chegar ao final, sem errar, pode escolher um número evitando que as outras duplas pisem nele. Assim, o desafio vai ficando cada vez maior.
Depois de algum tempo, o professor sugere que formem grupos de três, quatro, cinco e até quanto for possível.
Atividade 5
Batendo Palmas
Enquanto dois participantes batem a corda, os demais se colocam dos dois lados da corda.
Dois alunos entram, um de cada lado da corda, e ao se encontrarem , devem bater palmas. Primeiro com a mão direita, depois com as duas mãos. Depois disso, devem sair pelo lado oposto ao que entrarem. A cada saída de uma dupla, outra deve entrar e executar a mesma tarefa.
Atividade 6
Papel-Pedra-Tesoura
É uma brincadeira onde participam dois alunos. Usando os dedos das mãos, as crianças mostram símbolos representando o papel, a pedra e a tesoura. Se um aluno mostrar o papel ele ganha do outro, se este mostrar uma pedra (o papel embrulha a pedra). Porém, se ele mostrar o papel e o outro mostrar a tesoura (o papel é cortado pela tesoura), ele perde. Da mesma maneira, a tesoura perde para a pedra (que quebra a tesoura).
Consultar o livro
Soler, Reinaldo
Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos
/Reinaldo Soler. - Rio de Janeiro: Sprint, 2005
Verificar se os alunos aprenderam a jogar uns com os outros e não uns contra os outros. O objetivo é que todos participem para poder alcançar uma meta comum;
Aprenderam no jogo a compartilhar enxergando o mundo como um ambiente de inclusão, onde há espaço para todos desde que cada um compartilhe o que tem;
Texto abordando a diferença entre cooperação, competição e conflito;
Debater com os alunos o conceito de cooperação; O que é cooperação para vocês? É possível cooperar num mundo competitivo?;
Em qual forma do jogo houve atitudes de solidariedade, amizade e respeito?;
Adaptação dos jogos para que todos possam jogar integrando a competição e a cooperação.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/03/2013
Cinco estrelasSou aluna, e precisei dessa matéria para um trabalho, me ajudou muito" Parabéns