16/10/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Maior intimidade com a Arte Contemporânea e seus processos abertos.
Arte Moderna
Aula 01:
Esta aula deverá ter início com a abordagem de um paralelo entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea, abaixo um exemplo sugerido:
ARTE MODERNA
• Obra acabada
• Resulta em objetos de arte
• Propósito
• Investe contra as linguagens
• Projeto
• Distanciamento
• Centralização
• Raiz
• Paranóia
• Tipo/determinado
• Localizada
• Negação do passado
• Paródia
• Transgressão
ARTE CONTEMPORÂNEA
• Work in progress
• Não possui materialidade
• Jogo
• Produz sistemas
• Acaso controlado
• Participação/interação
• Dispersão
• Rizoma/Rede
• Esquizofrenia
• Mutação/Hibridismo
• Ubiquidade
• Releitura
• Pastiche
• Sem Rupturas
Após essa pequena introdução, o professor deverá sugerir um processo de trabalho prático, durante o qual ele desenvolverá discussões sobre a Arte Contemporânea.
O processo poderá ter início ao sugerir que o aluno desenhe com lápis macio, em formato grande, quais os percursos mais frequentemente realizados por ele. Não necessariamente o aluno precisará desenhar o que ele vê durante o trajeto, poderá ser apenas o formato, como um rastro, e poderá ser um percurso interno (dentro de casa) ou externo (na rua).
Aula 02:
Na aula seguinte, o aluno deverá pintar seu percurso com as cores que ele imagina ter cada um dos lugares.
Após a pintura, o aluno terá criado uma maior afinidade com o trabalho, agora então é hora de cortá-la em pedaços. Algumas vezes surgirão resistências por parte dos alunos que deverão ser negociadas.
Tendo sido o trabalho cortado em partes, cada aluno oferecerá para os outros parte de seus caminhos. A porta de casa pode ir para alguém com maior afinidade, uma esquina pode ser oferecida a outra pessoa, pode-se guardar pedaços, geralmente eles guardam o quarto, a porta da geladeira, o banheiro.
Nesse momento serão remontados os caminhos cruzados de uns com os outros, numa superfície grande. Esse processo pode ser individual ou coletivo.
Aula 03:
Essa aula deverá ter início com todos os trabalhos remontados estendidos na entrada da sala de aula, previamente preparada com pó de grafitte na entrada, obrigando os alunos a sujarem os pés no grafitte e depois pisarem seus trabalhos. Suas pegadas ficarão registradas na superfície do papel.
Após esse processo, o professor poderá sugerir aos alunos que vedem algumas partes do trabalho com fita crepe e o enterrem num local com terra seca ou húmida, e somente os retirem na próxima aula. Outra opção, caso não haja um local com terra, é deixar o trabalho exposto ao tempo, num lugar aberto.
Ao recuperarem o trabalho, terão nele também registradas a passagem do tempo pela obra.
Aula 04:
A partir desta aula o professor poderá considerar o processo suficientemente realizado em sala de aula, sempre lembrando que ele estará em aberto na vida. Ou sugerir outras propostas para continuidade até que o processo e discussão se esgotem.
Abaixo, alguns resultados das pegadas e rastros deixados nas obras:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/10/2011
Cinco estrelasExcelente atividade para realizar com alunos pequenos e maiores.
24/03/2010
Quatro estrelasACHEI MUITO IMPORTANTE A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS!!!!!!!!!!