Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PERCURSOS CONTEMPORÂNEOS

 

16/10/2009

Autor e Coautor(es)
Paula Velloso Pereira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Maior intimidade com a Arte Contemporânea e seus processos abertos.

Duração das atividades
03 a 08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Arte Moderna

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

Esta aula deverá ter início com a abordagem de um paralelo entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea, abaixo um exemplo sugerido:

ARTE MODERNA

• Obra acabada
• Resulta em objetos de arte
• Propósito
• Investe contra as linguagens
• Projeto
• Distanciamento
• Centralização
• Raiz
• Paranóia
• Tipo/determinado
• Localizada
• Negação do passado
• Paródia
• Transgressão


ARTE CONTEMPORÂNEA

• Work in progress
• Não possui materialidade
• Jogo
• Produz sistemas
• Acaso controlado
• Participação/interação
• Dispersão
• Rizoma/Rede
• Esquizofrenia
• Mutação/Hibridismo
• Ubiquidade
• Releitura
• Pastiche
• Sem Rupturas


Após essa pequena introdução, o professor deverá sugerir um processo de trabalho prático, durante o qual ele desenvolverá discussões sobre a Arte Contemporânea.

O processo poderá ter início ao sugerir que o aluno desenhe com lápis macio, em formato grande, quais os percursos mais frequentemente realizados por ele. Não necessariamente o aluno precisará desenhar o que ele vê durante o trajeto, poderá ser apenas o formato, como um rastro, e poderá ser um percurso interno (dentro de casa) ou externo (na rua).

Aula 02:

Na aula seguinte, o aluno deverá pintar seu percurso com as cores que ele imagina ter cada um dos lugares.


Após a pintura, o aluno terá criado uma maior afinidade com o trabalho, agora então é hora de cortá-la em pedaços. Algumas vezes surgirão resistências por parte dos alunos que deverão ser negociadas.

Tendo sido o trabalho cortado em partes, cada aluno oferecerá para os outros parte de seus caminhos. A porta de casa pode ir para alguém com maior afinidade, uma esquina pode ser oferecida a outra pessoa, pode-se guardar pedaços, geralmente eles guardam o quarto, a porta da geladeira, o banheiro.

Nesse momento serão remontados os caminhos cruzados de uns com os outros, numa superfície grande. Esse processo pode ser individual ou coletivo.

Aula 03:

Essa aula deverá ter início com todos os trabalhos remontados estendidos na entrada da sala de aula, previamente preparada com pó de grafitte na entrada, obrigando os alunos a sujarem os pés no grafitte e depois pisarem seus trabalhos. Suas pegadas ficarão registradas na superfície do papel.


Após esse processo, o professor poderá sugerir aos alunos que vedem algumas partes do trabalho com fita crepe e o enterrem num local com terra seca ou húmida, e somente os retirem na próxima aula. Outra opção, caso não haja um local com terra, é deixar o trabalho exposto ao tempo, num lugar aberto.

Ao recuperarem o trabalho, terão nele também registradas a passagem do tempo pela obra.

Aula 04:

A partir desta aula o professor poderá considerar o processo suficientemente realizado em sala de aula, sempre lembrando que ele estará em aberto na vida. Ou sugerir outras propostas para continuidade até que o processo e discussão se esgotem.

Abaixo, alguns resultados das pegadas e rastros deixados nas obras:

Avaliação
O professor deverá avaliar a participação, interesse e comprometimento do aluno durante a realização das aulas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luciana, E.E. Prof. Jacintho Silva , Rio Grande do Sul - disse:
    llucianabeatriz@yahoo.com.br

    03/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente atividade para realizar com alunos pequenos e maiores.


  • GISLAINE, ESCOLA , Rio Grande do Sul - disse:
    GISASOARES44@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ACHEI MUITO IMPORTANTE A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.